FlatOut!
Image default
Zero a 300

Radares desativados em rodovias federais, a nova geração do Hyundai Veloster, a nova pilota de The Grand Tour e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Rodovias federais administradas pelo DNIT estão sem radares em todo o país

20140513_radar_taubate_flavio_pereira_1

Uma disputa judicial travada entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e as empresas que operam os radares fixos em algumas rodovias federais resultou na desativação de parte dos equipamentos em todo o país.

Segundo o Jornal Hoje da Rede Globo, a disputa se deve a um questionamento sobre a licitação que contratou as empresas operadoras dos radares, o que suspendeu a operação dos equipamentos até que uma nova licitação seja realizada para selecionar novos operadores.

Ainda de acordo com a apuração do Jornal Hoje, as rodovias são a BR-116 no Ceará, a BR-101 no Rio Grande do Norte, a BR-153 em Tocantins, a BR-381 em Minas Gerais, outras nove rodovias federais de Santa Catarina, a BR-393 e a BR-101 no Rio de Janeiro.

A ausência dos radares não significa que as rodovias ficarão sem fiscalização; por ora ela será feita por 31 radares móveis e 201 lombadas eletrônicas que continuam operando normalmente.

 

Novo Hyundai Veloster aparece sem disfarces em gravação

VelosterEfurioster2

Depois de dar as caras camuflado coloridamente em fotos oficiais da Hyundai, a nova geração do Veloster agora foi flagrado pelo fotógrafo-espião Chris Doane e também revelado pelo perfil Dave’s Car Pix no Instagram.

25006454_1901134486582330_6870624445715709952_n

O hatch de três portas manteve sua silhueta e suas proporções gerais, bem como a porta traseira somente no lado direito do carro, mas todo o restante foi redesenhado de acordo com a atual linguagem de design da fabricante. Por isso, ele está mais parecido com o i30 na dianteira, com sua grade hexagonal, faróis incisivos e tomas de ar verticais nas extremidades do para-choques dianteiro. A traseira reteve o vigia diminuto, com as lanternas elevadas, o teto em queda e o para-choques elevado, com as saídas de escape centralizadas.

VelosterEfurioster1

Sob o capô ele deverá usar um 1.4 turbo para substituir o antigo 1.6 GDi aspirado de 140 cv, e manter o 1.6 turbo GDi de 210 cv como intermediário, abrindo espaço para o 2.0 turbo na versão N, que poderá ter 250 cv ou 275 cv como o i30 N. O câmbio poderá ser automatizado de sete marchas e embreagem dupla ou manual de seis marchas.

VelosterEfurioster3

Tudo isso, contudo, é o que especula a imprensa americana. Só teremos certeza dos detalhes em janeiro, depois que ele for apresentado no Salão de Detroit.

 

Toyota confirma permanência na LMP1 do WEC

toyota-lmp1-06

Apesar da saída da Audi e Porsche da LMP1 nos últimos anos (e da Nissan e da Peugeot antes disso), a Toyota anunciou que irá permanecer na categoria — ao menos nesta próxima temporada do WEC.

O anúncio foi feito por meio de um comunicado oficial publicado pela Toyota Motorsport GmbH nesta terça-feira (19). A equipe estava esperando a publicação das regras para 2018/2019, que foram assinadas pela FIA no início deste mês. Em sua nota, a fabricante disse: “Toyota Gazoo Racing irá disputar a temporada 2018/19 do WEC depois de reafirmar seu comprometimento com o desenvolvimento de tecnologias híbridas de powertrain por meio do automobilismo. Após a publicação do regulamento da LMP1, no qual a Toyota teve participação ativa nas definições, a equipe está comprometida a inscrever seus carros TS050 Hybrid pela temporada de 2018/19”.

A Toyota ingressou no WEC em 2012 e faturou o título da temporada de 2014. Apesar da conquista, a fabricante japonesa ainda não conseguiu a vitória nas 24 Horas de Le Mans. Com equipes mais fracas disputando a LMP1, as chances dos japoneses são consideravelmente maiores, mas… como dizem em Mans: para chegar em primeiro, primeiro você tem que chegar.

 

O novo piloto de The Grand Tour é… uma garota!

Nem Mark Webber, nem um dublê de cinema. O novo piloto de The Grand Tour é.. uma garota de 25 anos chamada Abbie Eaton. Abbie estreou no segundo episódio desta nova temporada pilotando o Mercedes AMG GT R no Eboladrome, que continua sendo o circuito de testes do programa.

Apesar da pouca idade, a moça já tem oito anos de carreira, sendo um nome de destaque no automobilismo britânico nos últimos anos, com dois títulos de categorias nacionais — o Production Touring Car Championship e a Mazda MX-5 Supercup. Em 2017 ela disputou uma prova da Blancpain GT em Monza, e se tornou a primeira pilota a conquistar uma vitória no campeonato.

 

Friends Track Day Cascavel

unnamed-1

Já estão abertas as inscrições para o Friends TrackDay de Cascavel, agendado para os dias 11 e 12 de fevereiro de 2018. O evento reune participantes e carros de quase todas as partes do Brasil, além de participantes argentinos e paraguaios, que aproveitam a proximidade geográfica para curtir seus carros por aqui. O evento se estende por dois dias, e neste ano foi programado para coincidir com o feriado de Carnaval.

O Track Day não terá baterias, e terá a pista aberta na maior parte do tempo. Só haverá duas restrições de pista durante os dois dias: 15 minutos de pista reservada aos 20 primeiros pagantes no início do evento, e 20 minutos destinados aos 15 carros mais rápidos no final do evento. No restante do tempo a pista é livre.

A inscrição básica custa R$ 500 por piloto/carro e dá direito a dois acompanhantes ao longo dos dois dias. Para participar de apenas um dia, o preço é R$ 270. Os valores são promocionais para pagamento via depósito até dia 28/12. Ainda há a possibilidade em parcelar em até 12x nos principais cartões de créditos, porém, nesse caso, as taxas são passadas para o participante. Para ver mais detalhes, acesse o site oficial do evento ou o grupo do Facebook. O evento é apoiado pelo Automóvel Clube de Cascavel e auditado pela FPrA/CBA.