A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Automobilismo

Rally dos Sertões 2015: o guia completo para acompanhar a maior prova fora-de-estrada do Brasil

Quando o arquiteto Chico Morais realizou o Rally do São Francisco, em 1991, ele provavelmente não imaginou que estava plantando a semente daquilo que se tornaria a maior e mais tradicional prova off-road do Brasil — e a maior do mundo realizada dentro de um único país. O nome oficial da parada só veio em 1993, e é conhecido hoje até por quem não tem a menor intimidade com lama, poeira ou velocidade: o Rally dos Sertões.

O “Sertões” é realizado anualmente e sempre com um percurso diferente e longo o suficiente para impor grandes desafios aos seus participantes. A edição deste ano terá sete dias de duração, começando no dia 2, em Goiânia/GO, e terminando no dia 8 em Foz do Iguaçu/PR, um trajeto de 2.876 km. Se você curte o evento, aproveite para saber tudo que gostaria sobre ele neste guia especial do FlatOut!

roteiro_sertoes

 

De 1993 até aqui

Quando ganhou seu nome oficial, o Rally dos Sertões era dedicado somente às motos. Foram 34 competidores, que partiram de Campos do Jordão/SP, e rumaram até Natal/RN em um percurso de 3.500 km.

Os primeiros carros só começariam a competir em 1995, mesmo ano em que o rali passou a fazer parte do calendário da FIM (Federação Internacional de Motociclismo). Em 1999, começaram os caminhões. E ele sempre atraía mais competidores e atenção.

Em 2005, ele entrou para o calendário do Campeonato Mundial de Motociclismo. Três anos depois, para o calendário de rali cross country da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), mas saiu já em 2006 para a categoria de automóveis, deixando a de motos e a de quadriciclos em 2011.

Um ano depois, a prova ganhou a presença dos UTVs e reuniu 141 equipes de todas as categorias. Calcula-se que o Rally dos Sertões movimente cerca de R$ 50 milhões por edição. Este ano foram 117 inscritos: 39 carros, 39 motos, 6 quadriciclos, 30 UTVs e três competidores sem identificação de veículo, no site oficial. Destes, apareceram 12 carros, 38 motos, 7 quadriciclos e 25 UTVs.

 

Sertões 2015

A edição deste ano, como dissemos mais acima, começou no último domingo, dia 2 de agosto em Goiânia, com direito a um prólogo realizado no autódromo recém-reformado da capital goiana. Nele, os carros disputaram uma prova de velocidade no traçado de asfalto. O vídeo abaixo mostra uma bateria do prólogo, vencida por Guiga Spinelli com seu Mitsubishi ASX em uma ultrapassagem na última curva.

Entre os carros, quem está se dando melhor, até agora, é a dupla formada pelo piloto Reinaldo Varela e pelo navegador Gustavo Gugelmin, da Divino Fogão Rally Team, com a Toyota Hilux 308.

308-Reinaldo-Varela-Gustavo-Gugelmin

Eles já venceram duas especiais e são seguidos de perto por Guiga Spinelli e Youssef Haddad, com o Mitsubishi 301 da equipe Mitsubishi Petrobras (foto abaixo), e por Marcos Baumgart e Kleber Cincea, com a Ford Ranger 303 da equipe X Rally Team / NWM.

FlatOut 2015-08-04 às 16.58.33

Nas motos, Jean Azevedo lidera com a Honda CFR 450 X número 1, da equipe Honda Mobil. Logo atrás dele estão Ramon Sacilotti, com a Kawasaki KLX 450 da equipe Sacilotti Rally, número 2, e Adrien Metge, da mesma equipe de Azevedo, mas com a CFR 450 X número 9.

Bruno Sperancini

Foto: André Chaco/Webventure

Bruno Sperancini e Lourival Roldan são a dupla que lidera os UTVs, com o Can-Am Maverick 1000 número 210 da Prominas Racing. Atrás deles estão Denísio Casarini e Eduardo Shiga, da equipe Casarini Team, com um Can-Am Maverick Turbo, número 215, e Rodrigo Varela e João Arena, com o Can-Am Maverick Turbo 207 da equipe Divino Fogão Rally Team.

Marcelo Medeiros

Foto: André Chaco/Webventure

Entre os quadriciclos, quem lidera é Marcelo Medeiros, da Taguatur Racing, com o Prototipo 700 de número 100. Depois dele vêm Pedro Costa, da equipe QuaTrilha do Cerrado, com o Polaris Scrambler 850 número 103, e Roberto Lício, da Jianming Racing, com o Yamaha YFM 700 R número 105.

 

Como acompanhar?

FlatOut 2015-08-04 às 17.10.41

Quem quiser ficar por dentro de tudo que anda acontecendo na competição tem duas opções: o site oficial da prova — www.webventure.com.br/sertoes2015 — que traz o ranking atualizado, vídeos fotos e resultados ao vivo…

…e os canais da Equipe Mitsubishi Brasil, que está atualizando diariamente sua fanpage no Facebook e um hotsite com vídeos, fotos e o desempenho das duplas Guiga Spinelli/Yousef Haddad e João Franciosi/Rafael Capoani, respectivamente pilotando o ASX Racing e a L200 SR.

Matérias relacionadas

Adelaide Street Circuit: a história de um dos palcos mais marcantes da Fórmula 1

Dalmo Hernandes

Dome RC83: o protótipo japonês com efeito solo que quase disputou as 24 Horas de Le Mans

Dalmo Hernandes

Fumaça azul e giro alto: os esportivos e carros de corrida com motor dois-tempos

Leonardo Contesini