Renault Espace F1: o carro de F1 disfarçado de minivan – com um V10 de 820 cv e Alain Prost ao volante!

Dalmo Hernandes 26 setembro, 2014 144
Renault Espace F1: o carro de F1 disfarçado de minivan – com um V10 de 820 cv e Alain Prost ao volante!

Você sabe, minivans não foram feitas exatamente para entusiastas. Elas miram nos caras que já constituíram família e precisam de espaço para compras, bagagem e o time de futebol dos filhos e não se importam muito com o prazer de dirigir. Nos EUA, minivans são vistas como o símbolo da morte de um gearhead e o nascimento de um novo homem — um cara mais maduro, que tem outras prioridades muito maiores do que dirigir carros bacanas.

A Renault Espace sempre foi uma típica minivan. Seu projeto começou a ser desenvolvido na década de 1970 pelo designer britânico Fergus Pollock, que na época trabalhava para a Chrysler. A partir daí, várias outras empresas se envolveram com o projeto antes do lançamento do modelo de produção, em 1984.

espace-1-2 (1) espace-1-2 (2)

Renault Espace de primeira  e segunda gerações (1984 e 1991, respectivamente)

Primeiro foi a Matra (afiliada da Simca, que por sua vez era subsidiária da Chrysler na França), cujo designer grego Antonis Volanis ajudou a aperfeiçoar o projeto. Em 1978 a Chrysler e a Simca foram compradas pelo grupo PSA, das marcas Peugeot e Citroën, e o projeto foi para as mãos da Matra. Como a PSA achou que o carro não faria sucesso, a Matra voltou-se em 1982 à Renault, que decidiu arriscar lançando a Renault Espace dois anos depois.

O resultado: a Espace se tornou uma das primeiras minivans modernas bem sucedidas do mercado — e gerou até mesmo um “clone” nacional, a Grancar Futura, projetada por Toni Bianco e feita sobre a mecânica do Ford Del Rey (que tinha motor 1.8 de origen Volkswagen).

Contudo, a Espace de que vamos falar hoje é bem diferente daquela lançada em 1984. Na verdade, ela foi criada exatamente dez anos depois, em 1994, e foi feita justamente para comemorar os dez anos da Espace original. Mas não foi só isso…

fw15

Naquele 1994 a Williams conquistou seu terceiro título no campeonato de construtores da Fórmula 1 desde que passou a usar motores V10 Renault, em 1989. Eles eram o complemento perfeito para os avançadíssimos FW14 e FW15 projetados por Adrian Newey, e que competiram de 1991 a 1993, e para o FW16, que já não era tão avançado porque a FIA baniu várias tecnologias empregadas por seus antecessores, como suspensão ativa, controle de tração e freios ABS, mas ainda foi capaz de garantir o título de construtores em 1994. Você pode ler mais sobre esta história neste post.

Era a oportunidade perfeita para juntar as duas coisas — e assim nasceu a Renault Espace F1, que da minivan só tinha o nome e as formas básicas, pois tinha muito mais em comum com um monoposto de Fórmula 1 — mais precisamente, o motor do FW15C, chamado Renault RS5.

f1fanatic

Trata-se de um V10 de 3,5 litros (3.493 cm³) e 67° entre as bancadas de cilindros, com aspiração natural, comando duplo nos cabeçotes e 40 válvulas. Sua potência variava entre 700 e 780 cv durante as corridas de Fórmula 1 mas, para a Espace F1, a Renault decidiu adotar a calibragem usada nos treinos de classificação — o que garantiu uma potência de absurdos 820 cv e torque de 71 mkgf.

O motor era acoplado à caixa semiautomática sequencial de seis velocidades, também idêntica à do carro de F1. O resultado era uma minivan capaz de chegar aos 100 km/h em 2,8 segundos, aos 200 km/h em 6,9 segundos, e atingir os 312 km/h de velocidade máxima.

renault_espace_f1_concept_1

Mas, como dissemos, esta minivan tem muito mais a ver com um carro de Fórmula 1 do que com a Espace de segunda geração original. Sua carroceria, projetada por Thierry Metroz e Axel Breun, mantinha alguns componentes de fibra de vidro do carro original (a Espace de segunda geração, lançada em 1991), como teto, capô e tampa do porta-malas, além dos vidros. Contudo, boa parte dos painéis deu lugar a componentes de fibra de carbono, mais rígidos e leves — além de terem suas formas retrabalhadas para melhorar a aerodinâmica.

renault-espace-f1 (1)

Contudo, esta carroceria era praticamente uma bolha — a é drasticamente diferente: enquanto a Espace de rua tinha motor dianteiro, tração dianteira ou integral e até sete lugares, a F1 usava um chassi de fibra de carbono com o motor V10 em posição central-traseira, servindo de componente estrutural. É quase como pegar um carro de F1 e colocar uma carroceria de minivan por cima dele.

O próprio Frank Williams apoiou e ajudou a financiar o projeto, além de fornecer a expertise de sua equipe de mecânicos. Depois de dar algumas voltas como passageiro — antes mesmo de a super minivan ficar pronta —, ele disse que apreciava ainda mais a habilidade e a disposição exigidas por um carro de Fórmula 1.

renault-espace-f1 (4)

O mais legal é que não há qualquer tipo de isolamento entre o motor e os ocupantes do carro — dois na frente e dois atrás, um de cada lado do motor. Imagine como era infernal e maravilhoso o ronco furioso dos dez cilindros, a quase 14 mil rpm, a centímetros do seu ouvido. Os freios de carbono-cerâmica garantiam que, em menos de 600 metros, o carro conseguisse ir de zero a 270 km/h e parar completamente.

O vídeo abaixo é um dos mais famosos a estrelar a Renault Espace F1, trazendo uma volta rápida com ninguém menos que “O Professor” Alain Prost. Dizem até que ele se divertia fazendo hot laps furiosas para judiar dos jornalistas que não iam muito com a sua cara. A ação de verdade começa aos 1:30:

Enquanto isso, a gente precisava se contentar com a Espace F1 em Gran Turismo 2…

A Espace F1 é, sem dúvida, mais uma prova de que são loucos esses gauleses — e que isto está longe de ser algo ruim.

renault-espace-f1 (2)

  • Doge

    600m pra frear ? É trem ?

    • Paulo

      Leia novamente: menos de 600 metros para ir de 0 a 270km/h e parar completamente, ou seja, 0-270-0.

    • André Dal Molin

      “em menos de 600 metros, o carro conseguisse ir de zero a 270 km/h e parar completamente”. Não está difícil de entender. 0-270-0 km/h em 600 metros.

  • ovelho306

    W A N T !

  • Eduardo Mateus Klein

    Braulio vai catar sua Spin

    • Dieki

      A Spin tem mais potencia e espaço que a baguette aí.

      • ovelho306

        tem nada…

  • Kenji555

    FlatOut tá com o espírito saudosista do GT2 hoje… 😀

  • Leister Carneiro

    Lembro que o Lemir Martins(na época da Quatro Rodas) andou com o Prost em hotlap bem legal. Era muito loco este carro!

  • Rayner Soares Siqueira

    foi só eu que vi o Alain Prost usando o macacão com o S do Senna? será que era algum tipo de homenagem?

    • Leonardo Mendes

      Também vi, só atentei devido a um comentário no vídeo.

      Acima da rivalidade, havia muito respeito da parte dele para com o Senna – e acho que o contrário também é válido.

      • Alex Dos Santos

        Com certeza, eu vi uma entrevista do Prost contando que o Senna chegou a ligar pra ele algumas vezes depois que parou, pq um acabava “Puxando o outro” e tal, pedindo que o Prost voltasse a correr. Que havia mta rivalidade, mas no fim os caras se respeitavam mto.

        Acho que se o Senna estivesse vivo, ambos estariam bebendo chopp e rindo daquele época.

        • Leonardo Mendes

          Certamente, e tenho certeza que o Senna diria:
          Sapo, olha só… queria aproveitar esse chopp pra te pedir um caminhão de desculpas por Suzuka 1990.”

          Sempre fui da opinião que muitos aspectos dessa rivalidade foram exacerbados, tanto pela imprensa quanto pela idolatria ao Senna.

          • Alex Dos Santos

            Ah com certeza, e com certeza se o Presidente da FIA fosse brasileiro na época, o Senna iria usar ele a seu favor, cada um usava o que tinha, e o Senna tinha a mídia a seu favor, o próprio Prost fica chateado com isso, diz que distorcem muita coisa dele, e com concordo com isso.

            Outra coisa que me perturba, é mesmo o Schumi levando 7 canecos, ser considerado “Vigarista” aqui no Brasil, se ele fosse brasileiro ia ser considerado um Deus vivo.

          • Leonardo Mendes

            Ah, essa do Scuhmacher é pra trincar o saco de raiva.

            O cara fez das suas na pista?
            Fez.
            A Ferrari era um PUTA carro naquela época?
            Era.

            Mas carros não se guiam sozinhos e nisso o Alemão era bom como poucos… uma baita besteira desmerecer os feitos do cara com um simples “queria ver se o Senna fosse vivo, o Schumacher corria sozinho.”

            Falando nisso como será que ele está agora?

          • Alex Dos Santos

            Espero que esteja bem, a mulher dele praticamente fez um hospital anexado a casa, para a recuperação dele, é mto triste ver um cara que tinha saúde e estaria envolvido com a F-1 ainda numa situação dessas. Praticamente vegetando.

            E é mta ironia um cara que viveu no fio da navalha ser “salvo” por um hospital que tinha recebido investimentos dele no tratamento de lesões cerebrais, a cada dia acho mais que nosso destino já está escrito.

            Se ele voltar a pelo menos conseguir se comunicar e saber o que está acontecendo ao redor dele, já será um feito, mas acho difícil, o corpo dele já deve estar totalmente desconfigurado. Uma pena.

          • Yelssek

            Eu não vi o Senna pilotar, mas vi Schumacher, o cara era um MONSTRO no volante, pilotava DEMAIS!!!!

          • DJUNIOR

            O problema do Schumacher era em não ter um rival no mesmo nível dele… E imaginem o quanto seria interessante vê-lo se matando na pista contra o Barrichello na pista como o Hamilton e o Rosberg andam fazendo, mas isso nunca aconteceu pelo o desempenho do BR ter sido capado ferozmente no rádio, e na ECU daquelas Ferraris que ele pilotou…

          • Bruno

            Ele era chamado vigarista até o exterior. Acompanhei a F1 de perto só no final da carreira dele 2005-2006, quando a Renault dava de cacete, mas mesmo assim ele era um gênio

          • DJUNIOR

            O Alonso só conseguiu emparelhar com ele nessa época, pois depois dessa só pega carro ruim, fora que o Dick Vigarista já levou cacete até do Juan Pablo Montoya(pela Williams, com powertrain BMW), onde o último anda aloprando na Indy até hoje…

          • Alex Dos Santos

            Cara, podiam até falar, mas era um ou outro e provável que era a imprensa espanhola! hehe

            Mas aqui no Brasil, tratavam ele como se ganhasse tudo na falcatrua…

            Mas acho que é aquilo que o Piquet falou.

            “O Rubinho era extremamente rápido em algumas voltas, o Schumacher era extremamente rápido a corrida inteira!”

            Ele andava demais, acho que o único problema com ele, quando estava naquele domínio da Ferrari, é que não tinha ng a altura, deitou e rolou! hehe

  • (OFF) Ola,crianças pra quem esta esperando o Forza Horizon 2 já tem gente jogando,ate mostrou a lista de carros e seus preços.

    https://www.youtube.com/watch?v=9YBwhPOw87I&list=UUuneWYkXOatJ4JH5QBXccBQ&index=1

    https://www.youtube.com/watch?v=FbYO7K1Cv_g&index=2&list=UUuneWYkXOatJ4JH5QBXccBQ

    OBS : Único carro que vai te chamar muita atenção é a Honda Civic por CR 9,000.

    • Yelssek

      Tô esperando chegar…kkkkkk

      • So falta 5 dias pra nos jogar,qual console tu tem ?

        • Yelssek

          Eu ainda estou no xbox 360…

          • E nos mano kkkkkkkkkkkkkkk

  • Para mim a minivan mais louca de todos os tempos, se eu perdoaria até a Spin se tivesse motor do Cruze, imagina essa minivan com motor V10 de Formula 1….

  • Leonardo Mendes

    Escape F1.
    Clio V6.
    Afinal de contas, qual a graça em ser normal?

    Esse carro foi um dos grandes frissons dos anos 90… bem que a Chrysler podia se inspirar e lançar uma Grand Caravan Hellcat.

    • ovelho306

      seguindo a minha linha eu vou de 806!
      – 2.0 turbo e
      – cabe todomundo!

    • Yuri Franzoni

      Queria que tivesse 10% dessa loucura na Renault brasileira, pra falar a verdade…

    • MadSubaru

      Lembrando os grandes veículo da Dodge dos anos 70 que crusavam o 1/4 de milha olhando pro céu!!

  • Daniel Yoiti Hidaka Urata

    Esse texto parafraseou Obelix.

  • Francis Rosário

    Gente que exagera na hora de brincar de swap.

    • Lamborghinista

      ri muito do seu comentário, kkkkkk muito bom!

  • Rodrigo Padula

    Não entendo como uma hotlap seja um castigo.

    • Clayton Nemezio

      Vamos ver… Motor V10, girando a quase 14 mil rpm, (QUATORZE MIL!!!), bancos ao lado do motor sem nenhum isolamento acústico… Analisando assim, era uma treta braba suportar uma hotlap dentro da Espace…

      • Rodrigo Padula

        Continuo não vendo problema hahaha

        • Bruno

          Atacando as zebras com toda a intensidade do mundo, mantendo o giro do motor o mais alto possível e dando sopapos com a aceleração… para nós é bom, mas para um jornalista engomadinho não é uma boa não…

      • Fabio Pereira

        Aposentadoria por motivo de saúde (surdez…) :o)

  • Alberto Cury

    Não tinha como fazer um cambio um pouco menos enjambrado !! Aqueles botões amarelos no volante ninguém merece !!

    • lightness RS

      sério que até com isso vão birrar? USHUASHUSHSA

      não creio

  • F A

    Esse torque está errado.

    • F A

      No regime de potência máxima daria 43,57. Impossível ser tão maior no momento de torque máximo.

  • Victor Braga E Bravo
  • Marcos Sakata

    Eu vi num outro lugar hoje que essa Espace F1 era xuning, kkkkk

    • ovelho306

      xuning de BOM GOSTO…

    • Murilo Sambulski

      Um estagiário da Toda Teen estava infiltrado na redação do R7 e postou isso, também, tragicamente, vi a matéria… triste. Constavam também, um Civic, um Camaro e mais algum outro muscle car que não lembro qual era, todos de arrancada.

    • S30Zenzow

      Aqui: http://noticias.r7.com/carros/fotos/top-100-tunings-que-deram-muito-mas-muito-errado-26092014#!/foto/1

      Ia comentar isso agora mesmo. A lista tem carros horríveis, mas também tem muita coisa que tá errada aí, como chamar um RX7 e um Hakosuka (lindos, por sinal) de alemães, xingar o S15 de time attack que fez Tsukuba em 52 segundos, confundir os throttle bodies com o símbolo da Audi (!) e achar que carro de arrancada é xuning.

      • Marcos Sakata

        Tiraram da lista o Jetta branco do filme “Velozes e Furiosos”, pelo menos isso…

        • S30Zenzow

          Pois é, fui ver de novo e arrumaram o “carros alemães” pra ícones japoneses, mas ainda assim, não é xuning. Ao menos tiraram também um Escort MK1 de rally que tinha ali, assim como o S15 de time attack e o Lada com ITB. Os carros de arrancada continuam ali, infelizmente.

      • Alvaretts

        Vindo do R7 e sobre carros, não dava pra esperar muita coisa né…

      • Lucas dos Santos

        Os responsáveis por esses portais não estão nem aí para a qualidade das matérias veiculadas em seus sites. Para eles, só uma coisa importa: gerar “pageviews” (e parece que conseguiram!).

        Não sei do R7, mas, geralmente, nesse tipo de site, os redatores precisam cumprir uma meta de “x” artigos por dia, independentemente da qualidade. Se o redator (vulgo, “estagiário”) “perder tempo” com artigos de qualidade, ele não consegue cumprir a meta e aí sobra para ele.

        É por isso que os portais de conteúdo estão infestados de artigos mal escritos e com informações que não correspondem à realidade. O importante (para o dono do portal) é que esses artigos contenham as palavras-chave corretas para ficarem bem-posicionados no Google, atraírem a atenção dos internautas e, dessa forma, aumentar o número de visualizações ($$$) da página. Enquanto permanecer assim, continuaremos encontrando aberrações como essa nos “erressetes” da vida…

      • Fui agora conferir a lista… seja lá quem compilou essa lista, é um descompensado. Incluir essa Space F1 ali é no mínimo uma falta de noção das grandes. A lista é na maioria bizarrices, mas tem alguns carros que nunca deveriam estar ali.

      • Raphael Medeiros

        Esse “jornalista” da R7 é muito bom, hein? #sqn

  • Alex Dos Santos

    Eu devo ter a Quatro Rodas que mostrava esse carro na época!!

    Eu era pequeno e já achava animal e continuo achando!

    • Junior Gaboardi

      eu tambem tinha essa revista…

      • Alex Dos Santos

        Eu ainda tenho, mas tenho que procurar no acervo! hehe

        • CarvalhoRosolen

          acervo AKA baderna… meu pai tem umas QR, diz que ta organizado mas ta uma zona aquela coleção.. hahah

          • ThePulcides

            Tenho essa QR, e salvo engano essa edição tinha um pôster daqueles de página dupla…

          • Alex Dos Santos

            Acho que tinha mesmo….

          • Alex Dos Santos

            Estão guardadas aqui no porão em casa, uma hora tenho q pegar e organizar tudo certinho….

  • Gui Braga

    so uma corrigida ai flatout!

    Os freios de carbono-cerâmica garantiam que, em menos de 600 metros, o carro conseguisse ir de zero a 270 km/h e parar completamente.

    de acordo com o video, eles falam 300 km a 60 km por hora em 80 metros
    abrass

    • Diego

      Acho que os outros 520 são para chegar até os 270 km/h.

  • Silvio

    Os freios de carbono-cerâmica garantiam que, em menos de 600 metros, o
    carro conseguisse ir de zero a 270 km/h e parar completamente.
    Caraca um freio de efeito reverso… que loko!!! É tipo uma avó do kers?!? rs

    • Guilherme Oraboni

      Ele acelera até lá e depois freia, né? –‘ Imagina se precisasse de 600m para parar? Freio de Ferro Fundido sem ventilação pararia nisso ahushuashahushuashas

      • Guest

        Cara, são 270 km/h, não é tão simples parar dessa velocidade.

        • Guilherme Oraboni

          Mas com certeza não são 600m 😛

  • Ralf

    Aposto que meio mundo conheceu essa Van no Eterno Gran turismo 2.

    • Pedro Muniz

      O único ruim é que era bem carinha, haha

    • Lamborghinista

      Pena que não tem mais ela no Gran Turismo 6 :/

  • Guilherme Oraboni

    Amor, pode deixar que eu busco as crianças na escola hoje, ok?

  • Riashe

    Boa Noite.

    Lol 20 anos lembro como se foce ontem vendo uma matéria num site sobre o Renault Espace F1.

  • Diego Fernandes

    O mito cria o lixo copia…

    • Luiz Villanova

      Não fala merda! Esta Supervan2 da Ford foi construída em 1984. Anos antes da Espace F1.

      • Diego Fernandes

        Não cara!!! Eu estava dizendo (ou pelo menos eu quis dizer) que a Supervan é o mito e a Renault é o lixo. Acho que eu não me expressei direito. Deveria ter dito: O mito cria o lixo copia, a verdadeira e pioneira é a Supervan Cosworth.

        • Luiz Villanova

          Ainda assim é uma colocação infeliz de sua parte. Quando desenvolver carros melhores que a Renault volte aqui e fale isso novamente.

          • Diego Fernandes

            okay…

  • Riashe
  • Braulio Pinto

    Aí, tipo. Quando cata LaSpin Vermelho Deusa e seus 710 litros de porta-malas vo dexa ela num visual tipo essa Espace F1, saca. Delícia !!!! Daí quero ve falarem mal dela, saca. Na boa, valeu. http://revista.socarrao.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Chevrolet-Spin-traseira.jpg

    • Alvaretts

      Don’t feed the trolls…

    • Flavio Cocati

      Espero de verdade nunca ver essa coisa ao vivo, que medonho!

      • Guest

        Não tem nem comparação tiraram a Meriva e a Zafira (que era linda), pra “cometer” esse chinês disfarçado de americano… Aliás, a linha nova da GM, exceção do Cruze, está horrorosa em termos de design. A frente o Sonic até passa, mas a traseira…

      • Lamborghinista

        Sorte sua, você nem deve sair de casa, pois TODOS OS DIAS vejo milhares dela na rua, maioria como táxi… É realmente horrível esse carro!

        • Flavio Cocati

          Sinto muito por vc, mas não te invejo por ver essas coisas pois eu não moro no Brasil,rs

          • Lamborghinista

            Sorte sua então kkkk gostaria de ser você pra nunca mais ter que ver uma capivara mutante nas ruas kkk

    • Fabio Pereira

      Não tem nem comparação tiraram a Meriva e a Zafira (que era linda), pra “cometer” esse chinês disfarçado de americano… Aliás, a linha nova da GM, exceção do Cruze, está horrorosa em termos de design. A frente o Sonic até passa, mas a traseira..

      • Fuscorsa

        Ouvi boatos de que descontinuarão o Sonic

        • Lamborghinista

          Sonic saiu de linha no Brasil, quanto ao exterior, não sei se ainda sobreviverá, mas recebeu um facelift recentemente.

      • Guilherme Guimarães

        O Sonic hatch é até bonito de traseira, mas o sedan é uma lástima…

      • Andre SS

        Eu ainda me pergunto como uma pessoa entra numa concessionária, olha pro Agile e pensa: “é esse que eu vou levar!”.

        • Eu penso em como foi o momento que a equipe de desenvolvimento levou o projeto final aos chefes e ele falou “ficou ótimo. Vamos produzir”.

    • Rafael Costa

      LaSpinace F1? kkkkkkkkkk esse carro nao tem como ficar bonito, ja nasceu horrivel, igual todos os carros novos da GM no Brasil, o unico menos pior é o cruze, mas mesmo assim nem é tao bonito…

  • Punisher

    Orgulho da família! Isso aí, Tia Space! hahaha!

  • protestor

    Uau, Prost estava homenageando Senna apesar da rivalidade. Enquanto isso o presidente da FIA Max Mosley….

    • Bispo

      ??? o atual presidente da FIA é o Jean Todt…

      • Sil vino

        Na época, era o Mosley.

  • Guest
  • Ander Gralde

    hahaha, olha o que acabei de receber no meu email:
    miniatura da Espace F1
    http://otto-models.com/fr/renault/38-renault-espace-f1.html

  • Diego Sampaio Vieira

    https://c1.staticflickr.com/5/4134/4863154582_9850d56956.jpg
    Ford Transit com motor do Jaguar XJ220 (Apareceu no Top Gear UK tbm)

    • Lucas Rodrigues

      Na verdade isso é uma mula de testes pro motor que seria usado no jaguar hahauhauahhauah

    • joaoalbertoborelli .

      já tive vontade de montar uma van assim usando uma transit,, ducato, ou máster só falta o q vcs sabem q a maioria de nois não tem !

  • El Twinguero

    Caraca! De longe, esse é o meu Renault favorito, e o mais difícil de achar heheheh

  • Renato Peralva

    Onde se compra? Vou vender minha casa, carro, um pulmão, um rim… E ser mais feliz que nunca!

    • Fabio Pereira

      Melhor não se desmontar, ainda vai faltar dinheiro, ehehheh

    • Haron

      hahahahhaha olha o comentário de quem que eu encontro por aqui.

      • Renato Peralva

        Acho que vou até me descadastrar do Disqus depois dessa…

  • Renato Peralva

    “Cara, que esportivo!”
    Hehehe… Mal sabe o rapaz a merda que fala.
    http://noticias.r7.com/carros/fotos/top-100-tunings-que-deram-muito-mas-muito-errado-26092014#!/foto/35

    • yzubek

      cara, que imbecil! huahauahuahauahau

    • Filipe Machado

      Jornaleiros! Será que esse tem diploma ?? hahahaha

    • castilho17

      Aposto que o jornalista (se tiver a grana para pagar a CAOa) andando no esportivo veloster..

    • Rovanne Rocha

      R7 né cara. Eles contratam moleques de 15 anos donos de páginas no Facebook pra escreverem essas colunas.

  • Flavio Cocati

    O que foi desse carro? Está no Museu da Renault?

    • Ander Gralde

      está no museu da Matra, na França
      http://www.museematra.com/?page_id=203

      • Flavio Cocati

        Valeu Ander!

    • Gabriel Mello da Silva

      Flavio, a Espace F1 está no museu da Matra em Romorantin-Lanthernay, região do Vale do Loire, na França. Tive a oportunidade de vê-la ao visitar o museu em 2013. Aliás, uma visita que vale muito a pena, pois muito do DNA esportivo da Renault ela adquiriu ao incorporar a Matra, que já tinha longa experiência em competições.

  • Bill

    Lembro desse carro no Gran Turismo.. Andava pacaralho, mas não fazia curva..

  • Arts_Maverick

    Olha, vou dizer que adoraria ser “judiado” numa dessas hot laps com o Prost ao volante! Passaram-se 20 anos e continuo achando este carro simplesmente animal !!!

  • G. Vilchez

    “o FW16, que já não era tão avançado porque a FIA baniu várias tecnologias empregadas por seus antecessores, como suspensão ativa, controle de tração e freios ABS”

    Até 1993 esse carro era muito foda…

    • Fuscorsa

      Já pensou que louco carros que ajustassem a carga da suspensão ao passar em buracos? Talvez fosse possível se a FIA não tivesse banido isso. Proibir inovações é o que mata o esporte.

      • Leiner Vitor

        Meu carro tem isso, e ainda posso deixar no automatico ou definir como “sport”. Apertou o botão no painel e vira outro carro…

        PS: Peugeot 407 V6.

    • Diogo Rengel Santos

      Se não me engano esta mesma Williams resolveu testar o câmbio CVT. Pena que nunca competiu, seria um paradigma totalmente novo no automobilismo

      • Prof.X

        Sim a Williams testou esse cambio, mas foi imediatamente proibido.

        Eu ouvi falar que esse cambio era quase o mesmo do cambio que equipava um carro 2.0 no japao na epoca. Aparentemente o problema desses cambios nao sao necessariamente a potencia e sim a durabilidade deles.

        https://www.youtube.com/watch?v=x3UpBKXMRto

    • Marcio Ferreira Garcia

      Cara, esse carro era fodástico!!!!! parece um alien se mexendo sozinho….por isso Senna ficou ensandecido enquanto não assinou com a Williams, ele sabia que a Mac Laren não ia ter um carro daqueles tão cedo…pena que não deu certo!

      • Vinícius Afonso Oliveira

        Na verdade Márcio, a McLaren já estava em pé de igualdade com a Williams no quesito tecnologia embarcada já na metade do campeonato de 1993. O calcanhar de aquiles da equipe de Woking eram simplesmente o motor, especificação B do Ford V8 que a Benetton possuia, e a aerodinâmica, que não chegava ao pés das soluções criadas pelo Adrian Newey, que aproveitavam ao máximo os benefícios da suspensão ativa.

    • BJONNES

      eu fico imaginando se não tivesse sido banido a que nível estaria a suspensão ativa ou até mesmo se a willian’s pegasse todo o know how desse período e aplicasse com a tecnologia de hoje como processadores de alta velocidade seria insano!!

  • Japonês Voador

    Eu não faço ideia de quem é mais louco…

    Renault com sua Espace F1 ou Alfa Romeo com seu “Pai dos Sleepers”, Alfa Romeo 164 com motor de F1 V10….

    http://www.gameblog.fr/images/blogs/59430/191888.jpg

    http://autoinjected.files.wordpress.com/2011/11/alfa-romeo-164-procar-1988.jpg

    Como esse mundo é louco mermo…

  • Michell Aristobolo de Mello

    Hahahaha, o som do carro parece até dublado!

    • MAD_EG6

      Ia comentar a mesma coisa, to rindo litros aqui

  • Frederico Augusto Santos Brasi

    Escapou uma “origen” nu testu

  • Fernando Luz

    Faltava um desse no Gran Turismo 6…

  • Diego Sampaio Vieira
    • Diogo Rocha (Capt Rocdi)

      Era um dos carros que eu mais curtia jogar! barulho de f1 e rapido!

    • Leonardomax01

      Era meu segundo carro de alta performance na minha gargem no Gt2,o primeiro era o icônico Suzuki Escudo!
      Seria interessante uma matéria sobre o Suzuki escudo,gostaria de saber mais detalhes sobre aquele monstro 4×4.

      • Carlos Henrique Coelho

        E tem.Dá uma pesquisada em posts mais antigos que vc acha.

  • José Junior

    O prost com um Macacão com o Slogan do Senna no Braço! rsrs

  • Andrex2501

    Não é possível um carro naturalmente aspirado gerar mais de 20 kgf.m por litro.

  • Luís G

    TInha que ser uma minivan pra caber o nariz do Prost.

  • V10 de 820 cv e FAROL DE MAREA kkkkkkk

  • Felipe Goes

    Lembro me que na época eu jogava Gran Turismo com esse carro justamente pelo som que “lembrava” um F1. Só fui saber que era realmente um F1 disfarçado anos depois. SDDS PS1! :(

  • Anderson Maciel

    Que som agradável desse motor.