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Salão do Automóvel de SP

Renault Sport: do Sandero em homenagem a Senna ao carro de F1

Lembra dos esportivos que falamos no final do post dos SUVs da Renault? Pois chegou a hora de ver o que a Renault Sport trouxe ao Salão de SP.

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Logo de cara topamos com este belo hot hatch. Parece um Sandero RS comum, e é mesmo. Mas ele recebeu uma decoração especial inspirada pelos Lotus Renault 97T e 98T (os modelos que Ayrton Senna usou nas temporadas de 1985 e 1986) com o número 12 e as faixas douradas sobre a pintura preta — remetendo às cores da John Player Special. Seu nome oficial é Renault Sandero Grand Prix Concept e a Renault diz que ele pode ser usado como inspiração para futuras versões especiais.

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Mecanicamente não há modificações, mas você não vai reclamar de um 2.0 16v de 150 cv com um câmbio de seis marchas e um dos melhores acertos dinâmicos do mercado brasileiro nos últimos anos, vai?

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Se você prefere algo mais hardcore, o R.S.01 é a resposta. Estamos falando aqui de um carro de corrida com monocoque de fibra de carbono e um V6 biturbo de 3,8 litros de 550 cv e 61,2 mkgf de torque. Sim, você já viu esse motor antes no Nissan GT-R, mas aqui ele está instalado entre o cockpit e o eixo traseiro e, no lugar do transeixo do GT-R agora há um câmbio sequencial de sete marchas da Sadev.

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Com 1.100 kg a aceleração de zero a 100 km/h é completada em 2,9 segundos e a velocidade máxima é de 300 km/h.

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Por último, mas não menos importante, temos o R.S.16, o carro de Fórmula 1 da Renault nesta temporada de 2016. Como todo Fórmula 1 desde 2014, ele é equipado com uma “unidade de força” composta por um V6 1.6 turbo e um sistema elétrico de recuperação de energia que ajuda a produzir mais potência e a reduzir o lag do turbo (explicamos como ele funciona neste post).

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Aliás, falando neste motor, ele estava exposto sob uma redoma de vidro, porém com detalhes como bobinas, linhas de combustível etc escondidos por tampas plásticas. Uma pena.

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Ao menos foi possível observar em detalhes a suspensão pullrod traseira e a aerodinâmica quase obscena das asas do carro.

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