A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Renegade é o mini-Jeep que será fabricado pela Fiat no Brasil

Depois que algumas fotos de seu novo modelo vazaram na internet ontem, a Jeep resolveu publicar as imagens oficiais do seu principal lançamento para o Salão de Genebra: o crossover Renegade, que em breve será brasileiro.

Há algumas semanas o modelo vinha sendo fotografado sob pesada camuflagem no Brasil e no exterior, e agora sabemos como ele é. Apesar de ser baseado no Fiat 500X, futuro SUV compacto da marca italiana, o Jeep Renegade tem visual mais off-road, com linhas retas, a icônica grade de sete buracos, faróis redondos e proporções mais robustas.

Ainda não foram divulgadas as especificações técnicas — estas provavelmente ficarão para amanhã, quando o Salão de Genebra for aberto à imprensa mas, quanto aos motores, as suspeitas caem sobre os motores 1.4 da família MultiAir — um naturalmente aspirado e um turbo —, e dois motores turbodiesel Multijet, de 1,6 e dois litros no modelo importado para os EUA, enquanto os europeus poderão receber também uma versão com motor 1.3 turbodiesel.

renegade-jeep (14)

E por que isso importa? Porque o Renegade será um modelo mundial. Baseado na plataforma Small Wide da Fiat, que é usada no 500L e será usada também no 500X, o novo Jeep será fabricado na Europa e no Brasil. Por aqui, ele será um dos primeiros modelos a sair da nova planta do grupo Fiat Chrysler, na cidade de Goiana, Pernambuco. 

Especula-se que, de início, o Jeep Renegade fabricado em Melfi, na Itália, será importado para o Brasil. O modelo será nacionalizado em 2015, e deverá estrear a linha de produção em Pernambuco. Contudo, há algumas informações conflitantes quanto à motorização. Alguns sites dizem que o jipinho receberá o motor 1.4 T-Jet, enquanto outros apostam no motor 1.8 da família E.TorQ.

renegade-jeep (3)

O que sabemos com certeza é que ele terá o mesmo visual no mundo todo. As fotos mostram que o Renegade é como uma mistura de 500X com Wrangler — as proporções do primeiro com a identidade visual do segundo. Ainda não decidimos se gostamos do resultado.

O interior, contudo, tem tudo para agradar logo de cara. Ainda que a origem italiana fique evidente em alguns elementos, como os comandos do ar-condicionado na parte inferior do painel, a Jeep conseguiu deixar o lado de dentro do Renegade com um aspecto mais off-road. Algumas fotos também mostram uma interessante tela digital no cluster principal de instrumentos, que interage com o tipo de terreno em que o jipe está.

2015 Jeep Renegade Trailhawk

O site europeu Automotive News afirma ter ouvido da própria Jeep outras informações interessantes: o Renegade deverá ser oferecido apenas com tração integral, e será o primeiro modelo da Jeep a usar uma transmissão automática de nove marchas. O site ainda diz que, até o fim do ano, uma versão com teto solar removível será lançada. Por fim, o site diz que os motores MultiAir e MultiJet serão fabricados no Brasil e também poderão o Renegade.

É bem provável que tudo seja esclarecido amanhã, durante a apresentação do Renegade à imprensa no Salão de Genebra.

renegade (1) renegade (2) renegade (3) renegade (4) renegade (5) renegade (6) renegade (7) renegade-jeep (12) renegade-jeep (11) renegade-jeep (9) renegade-jeep (10) renegade-jeep (7) renegade-jeep (6)

Matérias relacionadas

Rimac C_Two: quase 2.000 cv, 0-100 km/h em 1,85 segundo (!) e ainda dirige sozinho

Dalmo Hernandes

Fiat 124 Abarth estreia em Genebra com motor 1.4 turbo de 172 cv – e tem até versão de rali!

Dalmo Hernandes

Audi A1 Sportback: nova geração fica maior, mais agressiva e mais esportiva

Dalmo Hernandes