A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars

Restomod Mopar concluído: veja como ficou minha Dodge Ram R/T V8 1995

Galera do Flatout, vamos à parte final da montagem da minha Dodge Ram. Após montagem de todo o interior, partimos para montagem final externa. Durante todo o projeto estudamos cuidadosamente os detalhes que seriam colocados no carro. Pesquisamos todos os anos e versões da Dodge Ram para tentar fazermos que ela não perdesse sua identidade.

Decidimos dessa forma manter toda a carroceria original, somente alterando o parachoque traseiro para um estilo “shaved” usado na primeira versão V10 da Dodge Ram. Alguns outros detalhes foram feitos buscando dar uma ar mais atual como retirada das emendas entre teto e laterais, retirada da antena no paralama dianteiro, retirada da faixa de vinil na tampa traseira. Introdução de um discreta “saia” de acabamento em preto na lateral e na traseira.

IMG_4647 IMG_4639

Todo o conjunto óptico do carro foi atualizado por modelos aftermarket. Visando novamente uma imagem mais moderna, optamos por faróis com a seta integrada, com lente lisa de policarbonato e com farol baixo com projetor. Nas lanternas traseiras mantivemos o modelo original porém utilizando LEDs de alto brilho. O brake light foi substituído por um modelo transparente, todo em LED. As lâmpadas como iluminação de placa e lâmpadas internas foram substituidas por LEDs.

 

Caçamba ou porta-malas?

IMG_0749

 

Como este carro jamais será usado para levar carga, decidimos dar um tratamento especial para a caçamba, fazendo algumas modificações para deixá-la apta a receber malas em caso de viagem. Para isso projetamos uma tampa toda feita em alumínio, com dobradiças feitas de billet de alumínio e sustentada por amortecedores. Para que possamos colocar as malas sem preocupação com eventuais chuvas durante a viagem, incluímos no projeto uma calha ao redor de toda a caçamba que coleta a água e direciona para fora da caçamba.

IMG_4787IMG_0751 IMG_0750

O interior da caçamba recebeu um piso de madeira envernizado, com arremates em aço-inox polido. Como detalhe final, incluímos uma iluminação indireta por LEDs para iluminar o conjunto da caçamba quando aberta.

 

Emblemas

IMG_4635 IMG_4636

Em nossa pesquisa, percebemos que o uso do conjunto de emblemas da RAM fabricada em 2006 encaixaria bem no conjunto final, uma vez que sua grafia arredondada combinava bem com a forma do carro. Adicionamos os emblemas R/T como detalhes na grade frontal e tampa traseira, assim como emblema V8 Magnum com detalhes em fibra de carbono na coluna da porta.

Rodas

IMG_4652

A escolha das rodas foi unânime: RAM SRT10! Utilizamos o mesmo conjunto na RAM SRT10 mantendo as medidas originais, aro 22” com pneus 285/45.

 

Conjunto Final

IMG_4646

Um projeto com esse na verdade nunca acaba. Sempre há algo a melhorar. Atualmente a pick up está praticamente finalizada faltando somente a faixa lateral idealizada no projeto original mas que porém ainda não tive tempo de fazer. A faixa será pintada ao invés de usar adesivos.

O conjunto final ficou muito além do que imaginávamos no início. O carro é guardado com sua capa personalizada em garagem coberta e é utilizado em passeios nos finais de semana onde chama atenção por onde passa!

IMG_4708

Espero que todos tenham gostado do resultado final. Um grande abraço a todos!

Por Alex Veigantt, Project Cars #167

0pcdisclaimer2

Uma mensagem do FlatOut!

Alex, que belíssima restauração/customização! Ficou digna daqueles programas de TV que nos deixam babando com a transformação de carros comuns em verdadeiros show cars. Agora, em vez de apenas uma Dodge Ram das antigas ela se tornou uma verdadeira atração — e com um belo V8 a gasolina como deve ser uma “muscle pickup”. Parabéns pelo projeto!

Matérias relacionadas

Project Cars #62: pequenos problemas e os primeiros passos da preparação do meu Subaru Forester S Turbo

Leonardo Contesini

Project Trip #278: de carro por Los Angeles e San Francisco

Leonardo Contesini

Project Cars #255: a despedida do meu Fiat Uno Turbo 1995

Leonardo Contesini