A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias Zero a 300

Richard Hammond conta tudo sobre seu acidente com o Rimac Concept One

Do ex-trio do Top Gear (quanto tempo vai demorar para este estigma desaparecer?) e atual trio do Grand Tour, Richard Hammond é o que mais se envolve em acidentes. Até agora, foram três: em 2006, ele perdeu o controle um dragster movido a turbina e ficou em coma por duas semanas. Os outros dois aconteceram neste ano: primeiro, um acidente de moto em Moçambique há cerca de três meses e, há algumas semanas dias, um capotamento com um dos oito exemplares do Rimac Concept One, supercarro elétrico com potência equivalente a mais de 1100 cv.

Richard Hammond fraturou o joelho esquerdo e sofreu algumas escoriações, mas já está bem. E agora, ele e o CEO da Rimac, Mate Rimac, conversaram para tentar descobrir o que aconteceu de errado para que Hammond saísse da estrada e rolasse ribanceira a baixo com o Concept One.

O vídeo de 26 minutos foi publicado no Drivetribe. Se não quiser assistir, sem problemas: vamos falar das partes realmente relevantes a seguir.

Segundo Hammond, o Rimac Concept One era um dos três carros que Jeremy Clarkson, James May e ele estavam testando na Suíça. Eles haviam participado de uma prova de subida de montanha e já haviam terminado de gravar quase tudo quando do diretor Phil Churchward pediu que May e Hammond subissem a montanha uma última vez.

Hammond brincou, dizendo “Phil, por que você está pedindo para que a gente faça isso mais uma vez? Você sabe que é agora que eu vou bater o carro!” E foi exatamente o que aconteceu minutos depois.

O apresentador estava subindo a ladeira cada vez mais rápido. O percurso tem 1,8 km de extensão e uma variação de altitude de 157 metros de distância entre a largada e a chegada. Hammond estava há poucos metros do fim quando, em uma sequência de duas curvas, primeiro à direita e depois à esquerda, perdeu a traseira do carro, saiu da estrada e desceu rolando pela colina. O superesportivo chocou-se com força contra o chão algumas vezes e deixou algumas crateras indicando sua trajetória, e chegou-se à conclusão de que o carro fez uma curva no ar, pois havia uma casa de madeira no caminho e ela não foi atingida. A distância em linha reta entre o ponto em que o carro perdeu o controle e o local onde finalmente parou foi de 110 metros.

Ainda não se sabe a que velocidade o carro estava, e nem o que causou a escapada de traseira – Hammond diz que o Concept One apresentou um comportamento levemente subesterçante o tempo todo, sem maneirismos e movimentos bruscos. Mate Rimac acredita que Hammond atacou a curva muito rápido, o que pode ter confundido o sistema de vetorização de torque e desequilibrado a dinâmica do carro.

Ambos concordam que o fato de Richard Hammond ter apenas sofrido arranhões e uma fratura no joelho é um atestado da segurança da célula de sobrevivência do Concept One, feita de fibra de carbono. Hammond usava apenas um capacete e o cinto de segurança convencional. Mate Rimac disse o seguinte:

Ainda estamos avaliando os dados e a filmagem, mas o carro segurou muito bem naquelas circunstâncias. Claro que é ruim o fato de ele ter pegado fogo. Há muitos supercarros e elétricos por aí que pegam fogo parados e, considerando tudo o que nosso carro passou, acho que é compreensível. Mas é claro que queremos evitar que este tipo de coisa aconteça no futuro.

Hammond conta que esteve consciente o tempo todo, e que sua única reação possível foi segurar-se. Talvez tenha sido isto que tenha deixado seu joelho vulnerável às forças dos impactos – a articulação simplesmente se desfez. Quando o carro parou e começou a pegar fogo, o apresentador pediu para ser puxado pelos braços por causa da dor no joelho esquerdo.

rimac5-1498574861

Ele também diz que James May e Jeremy Clarkson viram a cena de ângulos diferentes, e que ambos pensaram que a equipe de salvamento estava puxando um cadáver pelo gramado.

Todos os dados disponíveis até agora, incluindo imagens não disponíveis para o público, estão sendo examinados e certamente o dossiê completo fará parte da pauta da próxima temporada de The Grand Tour. Se você estava preocupado com a relação entre Richard Hammond e a Rimac, não esquente a cabeça: no vídeo, o presidente da empresa e o apresentador fazem piadas entre si, e Mate até comenta que o acidente vai ajudar a tornar o supercarro mais seguro. Mesmo que agora só existam sete deles.

Matérias relacionadas

Para dirigir este Celta é preciso pagar R$ 316 mil. Como assim?

Dalmo Hernandes

Estas são as Ferrari mais rápidas na pista de testes de Fiorano

Dalmo Hernandes

Tema da Vitória: os 35 anos da música que celebrava as conquistas brasileiras na Fórmula 1

Dalmo Hernandes