FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Ripsaw EV2 é o tanque “de luxo” perfeito para enfrentar o mundo pós-apocalipse

Não faz muito tempo que, com a estreia de “Mad Max: Estrada da Fúria” (Mad Max: Fury Road, 2015), mostramos aqui os veículos mais incríveis do filme. Como dissemos, um dos grandes diferenciais do filme foi a decisão do diretor George Miller de usar o mínimo possível de efeitos visuais feitos por computação gráfica, especialmente nos veículos.

Os produtores criaram dezenas de veículos diferentes, todos feitos para representar o que as pessoas dirigiriam depois do fim do mundo. Um dos mais legais, porém, existe de verdade: o tanque Ripsaw, da Howe & Howe Technologies.

Quer dizer, no filme o Ripsaw recebeu outra cara e outro nome – a carroceria de um Plymouth Valiant foi instalada sobre ele. Mas o Ripsaw do mundo real não precisa da carroceria de um muscle car americano para ser totalmente badass, pois ele faz isto muito bem sozinho.

ripsaw (4)

A Howe & Howe chama o Ripsaw de “um dos veículos de luxo e alto desempenho mais procurados do mundo”, descrição que pode parecer ousada para um veículo que surgiu em 2000 como um tanque não-tripulado, mas também não é tão exagerada assim.

Depois de ser apresentado em 2001 no Dallas Vehicle Show, onde atraiu a atenção do exército americano, o Ripsaw passou por algumas transformações para ser vendido a pessoas comuns. Quer dizer, pessoas comuns que tenham uma bela conta bancária. Porque a Howe & Howe não dá um preço fixo, mas diz que a versão de luxo do Ripsaw pode custar boas “centenas de milhares de dólares”, dependendo das especificações que você escolher.

ripsaw (5) ripsaw (8) ripsaw (7) ripsaw (6)

O nome completo do veículo é Ripsaw EV2 Super Luxury Tank, e ele foi revelado no início da semana depois de mais de dois anos em desenvolvimento. Pelo que conhecemos de tanques, provavelmente o EV2 é mesmo o mais luxuoso deles: em seu interior há um volante, bancos confortáveis e botões de comando que dão ao painel um quê de “batmóvel”, o que definitivamente não é algo ruim.

ripsaw (10)

A Howe & Howe não dá as especificações técnicas em detalhes, mas as especificações técnicas da versão militar dão uma boa dica: o motor é um Duramax de 6,6 litros e 600 cv e a construção é tubular. Assim, o desempenho provavelmente é semelhante, o que significa que podemos esperar um 0-100 km/h de cerca de 5,5 segundos e velocidade máxima de 100 km/h.

De acordo com a Howe & Howe, o Ripsaw EV2 é o veículo com lagartas mais veloz do mundo. O vídeo abaixo é uma boa evidência de que eles sabem do que estão falando:

Mais do que veloz, porém, o EV2 é extremamente robusto. Basta ver os saltos que ele dá nas dunas graças à suspensão reforçada e curso de 30 cm, aterrissando com firmeza e compostura e seguindo para continuar seu caminho como se nada tivesse acontecido.

O fato de ele ter um volante e pedais o torna mais próximo de um carro no modo de condução, ainda que certamente o Ripsaw EV2 seja diferente de qualquer coisa que a gente já tenha pilotado.

ripsaw (3)

Nas mãos certas, porém, o “luxo” do interior da cabine (que, imaginamos, pode receber itens como ar-condicionado e central multimídia) fica em segundo plano e o que chama a atenção é mesmo o modo como ele se move: veloz e isento de qualquer preocupação com o tipo de terreno. Areia, neve, gelo, lama, nada disso parece capaz de parar o Ripsaw EV2. Dá até para brincar de “Gymkhana” com ele!

Matérias relacionadas

Peruas suecas: as mais marcantes station wagons da Volvo através das décadas

Dalmo Hernandes

Qual é a sua roda aftermarket favorita?

Dalmo Hernandes

Rauh-Welt Begriff: o mundo bruto dos Porsche 911 de Akira Nakai

Leonardo Contesini