A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Rock à italiana: guitarra da Alfa Romeo e um MiTo com amplificadores Marshall!

Como diz James May, é praticamente impossível descrever a Alfa Romeo sem usar as palavras “alma” e “paixão”. E que tal “rock and roll”? Não, a Alfa não está lançando uma edição “Rock in Rio” fora de hora (e de lugar) — é algo bem melhor do que isto: enquanto uma empresa criou uma guitarra que homenageia o Cuore Sportivo, a Alfa apresentou um MiTo equipado com amplificadores Marshall!

A guitarra encomendada pela Alfa Romeo para celebrar seus 110 anos de história. A construção ficará a cargo da britânica Harrisson Guitar Works, e serão feitas 11 unidades — uma para cada década de história da marca italiana.

alfa-romeo-guitarra-mito (3)

Como não poderia deixar de ser, o corpo da guitarra homenageia a Alfa usando como base o cuore sportivo. O corpo vazado tem o formato característico da grade dos carros da marca, trazendo até mesmo os filetes de metal — que, aqui, são feitos de alumínio billet e servem de abrigo para a ponte e para os captadores fornecidos pela Armstrong. Em uma bela sacada, o emblema da Alfa Romeo é o dial de volume.

alfa-romeo-guitarra-mito (5)

O corpo da guitarra é feito de Poplar com miolo de fibra de carbono. “Como um conceito, a guitarra ‘Alfa Romeo’ reflete a paixão, as curvas, a esportividade e as ocasionais soluções de design fora do convencional”, conta Guy Harrisson, dono da Harrison Custom Guitar Work. “Eu também quis usar materiais que evocassem os carros da marca, e por isso temos a traseira de fibra de carbono, o corpo vermelho Alfa e os componentes em alumínio”. Ele diz que dirige um Alfa Romeo, então foi um prazer projetar uma guitarra para a marca. No fim, ela tem um quê das guitarras bizarras italianas dos anos 1960.

A guitarra foi apresentada hoje (24) durante a estreia (privada) do documentário Sound City, dirigido por Dave Grohl, sobre o estúdio homônimo onde o Nirvana gravou seu álbum mais famoso, Nevermind. A exibição aconteceu no Olympic Studios, em Londres.

alfa-romeo-guitarra-mito (1)

Agora, guitarra nenhuma produz som sem um bom amplificador — e a consagrada Marshall se juntou à Alfa Romeo para criar o MiTo by Marshall, um conceito que traz no porta-malas um amplificador JVM205H com uma caixa com dois alto-falantes de 12 polegadas e 75 watts. E pode ficar tranquilo em relação à partida do carro: o amplificador e as caixas têm um conjunto de baterias dedicado.

alfa-romeo-guitarra-mito (2)

Além disso, o todo o carro foi personalizado com detalhes que evocam os amplificadores Marshall. A pintura externa é preta, enquanto a grade, molduras dos faróis e lanternas, maçanetas e retrovisores têm acabamento dourado. Além disso, as colunas traseiras trazem emblemas Marshall, enquanto os para-lamas dianteiros trazem a assinatura estilizada de Jim Marshall.

alfa-romeo-guitarra-mito (2)

O interior não escapou da customização: os bancos foram forrados com a mesma tela das caixas da Marshall, que também têm frisos brancos que foram reproduzidos no painel do MiTo. Os botões do ar-condicionado e o seletor Alfa DNA também são dourados e remetem aos usados nas caixas e amplificadores. O toque final fica por conta da alavanca de câmbio (manual!): na verdade, é um microfone Shure SH55.

alfa-romeo-guitarra-mito (3)

Sobre o carro em si, o MiTo é um compacto que usa a mesma plataforma dos Fiat Punto e Linea na Europa, e este é equipado com um motor turbodiesel de 1,6 litro e 120 cv. Segundo Ivan Gibson, presidente da Alfa Romeo para o Reino Unido: “O Alfa MiTo by Marshall é a realização de um projeto fantástico entre duas marcas icônicas do mundo dos carros e da música. Esperamos que ele possa influenciar uma edição especial no futuro”.

Pessoal, é só fazer as contas: 11 guitarras Alfa Romeo acompanhadas de 11 unidades do MiTo by Marshall dariam a série limitada mais rock n’ roll de todos os tempos! Realmente esperamos que a Alfa Romeo UK esteja tramando algo e não queira contar…

Matérias relacionadas

Estes foram os carros mais caros leiloados em 2014

Leonardo Contesini

Light Bus: a Kombi do Woodstock que se tornou um símbolo da contracultura dos anos 60

Dalmo Hernandes

A criações e a história de George Barris, o mago das customizações de Hollywood

Dalmo Hernandes