A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Rodovias brasileiras continuam em mau estado, Fiat volta a fabricar Uno Way, projeto para banir carros a gasolina e diesel avança no Congresso e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Membro especial, com todos os benefícios: acesso livre a todo o conteúdo do FlatOut, participação no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), descontos em nossa loja, oficinas e lojas parceiras!

A partir de

R$20,00 / mês

ASSINANTE

Plano feito na medida para quem quer acessar livremente todo o conteúdo do FlatOut, incluindo vídeos exclusivos para assinantes e FlatOuters.*

De R$14,90

por R$9,90 / mês

*Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em nossa loja ou em parceiros.

 

Projeto para banir carros a gasolina e diesel avança no Congresso

IMG_1031

 

Você deve lembrar do projeto de lei que pretende banir os carros movidos a combustíveis fósseis no Brasil a partir de 2030. Pois bem, ele foi apreciado e aprovado nesta semana pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, e agora segue para a análise da Comissão de Meio Ambiente e, caso aprovado, seguirá para a Câmara, onde também será submetido às comissões da casa.

Se a proposta soa absurda já em sua intenção, ela fica ainda mais surreal quanto aos prazos: a partir de 2030 — daqui a 12 anos — 10% dos carros terão que ser movidos a biocombustíveis ou eletricidade; a partir de 2040 esse percentual será aumentado para 30%; e a partir de 2050 o volume de carros elétricos ou movidos a biocombustíveis deverá ser de 90%. A partir de 2060 (daqui a 42 anos…) as vendas de carros movidos a combustíveis fósseis será proibida.

O autor do projeto, Telmário Mota, usou como argumento o exemplo de outros países que estabeleceram prazos para o fim dos carros movidos a combustão. Segundo o parlamentar, a medida irá gerar redução da poluição, trazendo impactos positivos para a saúde das pessoas. Além disso, Mota argumenta que o Brasil tem produção de eletricidade relativamente limpa e acredita que a troca dos veículos movidos a combustíveis fósseis será vantajosa ambientalmente.

Apesar do discurso ambientalista, a realidade não é muito favorável à implementação dessa lei no Brasil. Primeiro, porque, como vimos, o Rota2030 está ameaçado e não prevê estímulos ao carro elétrico. Depois, porque há diversos empecilhos para a adoção global do carro elétrico, como abordamos nesta matéria destacada pela SAE Brasil. Atualmente a frota circulante do Brasil é de aproximadamente 65 milhões de veículos, número que deve crescer à medida em que a economia se desenvolve e a população aumenta. Teremos eletricidade suficiente para nossas casas, empresas, indústrias e carros?

 

Fiat volta a oferecer Uno Way

fiat_uno_way_44

Depois de três meses fora do mercado, o Uno Way volta a ser oferecido pela Fiat, trazendo consigo o motor 1.3 Firefly, que também havia deixado o catálogo do compacto em junho. O modelo volta a ser posicionado no topo da linha Uno e  parte de R$ 47.000 com o motor 1.0 e R$ 52.700 com o motor 1.3.

A versão 1.0 é equipada com ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos na dianteira e ajuste de altura da coluna de direção, porém não oferece rádio, nem rodas de liga leve. O único opcional é a preparação para som, que custa R$ 295.

A versão 1.3 tem o mesmo pacote do 1.0 acrescido de sistema start-stop, chave canivete, preparação para rádio, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e computador de bordo. Também não vem com rádio, nem rodas de liga leve ou vidros elétricos na traseira, e não os oferece como opcionais.

 

Mini começa a vender o Cooper Cabrio no Brasil

2019-mini-convertible

A versão 2019 do Mini Cooper Cabrio já está a venda no Brasil. O modelo será lançado somente no Salão do Automóvel de São Paulo, no início de novembro, mas já está em pré-venda por preços que partem de R$ 147.000.

2019-mini-convertible-1

O modelo é oferecido em três versões: Cooper, Cooper S e John Cooper Works (JCW). A primeira, de R$ 147.000, é equipada com o motor 1.5 turbo de três cilindros, 136 cv entre 4.400 e 6.000 rpm e 22,4 kgfm entre 1.250 e 4.300 rpm, enquanto os outros dois usam duas variações do 2.0 turbo de quatro cilindros. O Cooper S usa a variação de 192 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e 28 kgfm entre 1.350 e 4.600 rpm; e o JCW a variação mais potente, de 231 cv entre 5.200 e 6.200 rpm e 32,6 kgfm entre 1.250 rpm e 4.800 rpm.

2019-mini-cooper-convertible-1

No Cooper e Cooper S os motores são combinados ao câmbio Steptronic de sete marchas com embreagem dupla, enquanto o JCW ganhou um novo Steptronic automático de oito marchas no lugar do antigo câmbio de seis marchas.

A lista de equipamentos inclui ar-condicionado de duas zonas, volante multifuncional de couro, rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos esportivos, sensor de estacionamento traseiro e cruise control adaptativo com frenagem automática em todas as versões. Na versão Cooper S a lista ganha também faróis adaptativos de LED, HUD, sistema multimídia com Apple CarPlay e sistema de navegação com informações de trânsito, câmera de ré e áudio Harman Kardon.

2019-mini-cooper-convertible

A versão JCW tem os mesmos equipamentos, porém ganha faixas John Cooper Works no capô, volante exclusivo da versão, e bancos com maior suporte.

 

Condições das rodovias brasileiras melhoram em geral, mas pontos críticos são mais numerosos

FlatOut 2018-10-18 às 12.58.28

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou nesta última quarta-feira sua já tradicional pesquisa anual sobre a qualidade das rodovias brasileiras. Os resultados, embora pareçam positivos, ainda são preocupantes para um país que pretende reduzir pela metade o número de mortes nas estradas nos próximos dez anos.

Segundo a pesquisa, 35,2%  da malha rodoviária nacional foi classificada como regular e 21,8% como ruim ou péssima. Ou seja, mais da metade das rodovias brasileiras têm algum problema e um quinto delas estão em más condições e, para piorar, o número de trechos críticos aumentou de 363 para 454 no último ano — o que confronta o discurso do Governo Federal de que as condições das rodovias têm um papel menor na segurança viária. Tais pontos são identificados desta forma por apresentarem quedas de barreira, pontes caídas e buracos de grandes dimensões.

Mesmo com o aumento dos pontos críticos, o estado geral das rodovias melhorou sutilmente de 2017 para 2018, uma vez que a pesquisa do ano passado apontou 61,8% das rodovias como regulares, ruins ou péssimas.

As melhores rodovias do país continuam, em sua maioria, no estado de São Paulo. Das 20 rodovias com a melhor classificação, 18 são paulistas, sendo a melhor delas a SP-348, rodovia dos Bandeirantes. Para ver o relatório na íntegra, basta baixá-lo no site oficial da CNT.

 

Honda Gold Wing 2019 começa a ser vendida no Brasil

18-honda-gold-wing-gray-fr34-low

Depois da Harley-Davidson, agora é a Honda que está anunciando novidades para 2019: nova geração da GL 1800 Gold Wing já pode ser encomendada a partir da próxima segunda feira. O modelo será oferecido em duas versões, a GL 1800 Gold Wing básica, de R$ 136.550. e a GL 1800 Gold Wing Tour, de R$ 156.550. As duas começam a ser entregues em fevereiro de 2019.

115810-2018-gl1800-gold-wing-tour

As duas versões usam o motor boxer de seis cilindros com 1.833 cm³ de deslocamento, 126 cv e 17 kgfm combinado a um câmbio automatizado de embreagem dupla com função semi-automática e marcha à ré. O pacote de equipamentos inclui cruise control, assistente de partida em rampa, manoplas com aquecimento, sistema multimídia de 7 polegadas com Apple CarPlay, suspensão traseira com ajuste eletrônico e airbag.

Matérias relacionadas

Solvitur ambulando: como usar seu carro de um jeito melhor simplesmente caminhando mais

Leonardo Contesini

Por que as barras de proteção dos carros são chamadas de Santo Antônio?

Leonardo Contesini

Renault Sandero pode ter versão RS, Prefeitura “rouba” o carrinho de Marco Véio, um novo canal automotivo brasileiro no YouTube e mais!

Leonardo Contesini