A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

RS4 Avant: se você quer uma super perua da Audi, esta pode ser sua melhor chance

Todos idolatram a RS2 Avant — a super perua baseada no Audi 80 que foi feita com uma ajudinha da Porsche e, por isso, se tornou um clássico instantâneo. Mas e se a gente dissesse que dá para comprar uma perua Audi mais moderna e mais potente pelo preço de uma RS2 Avant? Estamos falando da RS4 Avant — como esta, que está à venda.

A RS4 foi a sucessora da RS2 e, como ela, foi vendida apenas como perua. A plataforma era a “B5” do Grupo VW — compartilhada com o Passat e com os Audi A4 e S4. Embora fosse bastante parecida com este último, a RS4 tinha vários painéis de carroceria exclusivos, como os para-lamas dianteiros e traseiros mais largos. Para-choques e saias laterais também eram únicos, e o spoiler traseiro vinha da S4 Avant.

audirs4 (3)

O motor era um V6 de 2,7 litros com 90° entre as bancadas, dois turbocompressores BorgWarner K04 e dois intercoolers, além de receber cabeçotes de alumínio Cosworth, coletores de admissão maiores, pistões e bielas reforçados, injeção sequencial e uma recalibragem no módulo de controle do motor (um Bosch Motronic 7.1).

O resultado: um salto gigantesco de potência em relação ao S4. Enquanto este tinha 265 cv, o RS4 entregava 381 cv a 7.000 rpm e 44,9 mkgf de torque a 6.000 rpm. Acoplado a um câmbio manual de seis velocidades, o motor era capaz de levar os 1.620 kg do RS4 de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com máxima limitada eletronicamente a 262 km/h.

 

Para contrariar esse potencial, a RS4 tinha freios especiais, com discos ventilados de 360 mm na dianteira e 312 mm na traseira, com pinças de dois pistões na frente e um pistão atrás. Com eles, a perua era capaz de ir de 110 km/h a zero em menos de 50 metros.

O caso é que mesmo sendo mais moderna e superior à RS2 Avant em todos os aspectos — na ficha técnica e na prática —, a RS4 não é tão valorizada por uma razão simples: falta a grife Porsche. E o carro que encontramos à venda ilustra a situação perfeitamente: por R$ 80 mil, a RS4 2001 anunciada no Webmotors custa o mesmo que a média de preço dos RS2 Avant que vieram ao Brasil.

audirs4 (1)

Segundo o anúncio, o carro — um dos 6.030 exemplares fabricados no mundo em 2000 e 2001 — tem só 69.800 km rodados e foi toda revisada recentemente, com nota fiscal e tudo. Está “à toda prova”, nas palavras da descrição.

A RS2 é a mais procurada entre as super peruas da Audi, mas esta RS4 à venda pode ser a sua chance de comprar um carro mais moderno e rápido que a RS2 pelo mesmo preço. É claro que, por ser mais novo, ele também tem eletrônica mais avançada e por isso pode custar um pouco mais na hora da manutenção. Contudo, se você é o tipo de cara que tem R$ 80 mil para pagar por uma perua Audi de mais 13 anos de idade, certamente essas coisas não te preocupam. E aí?

audirs4 (2)

[ via Webmotors / sugestão do leitor GSB ]

 

Matérias relacionadas

Williams FW15C à venda: o Fórmula 1 de outro planeta pode ser seu

Dalmo Hernandes

Sublime Green: este Plymouth Barracuda 1973 está à venda no Brasil!

Dalmo Hernandes

Este Peugeot 106 com swap para 1.6 16v (e outras melhorias) está à venda

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados