FlatOut!
Image default
FlatOut

RWB Meeting: confira como foi o encontro com os Porsche de Akira Nakai e amigos em Tóquio

Depois de dois track days Idlers com a turma da Rauh-Welt Begriff, nosso leitor-colaborador Thiago Zaiden está de volta. Desta vez, ele foi conferir de perto um encontro com proprietários e fãs da preparadora de Porsche mais descolada do Japão e voltou com uma galeria de imagens exclusivas e mais um relato sobre a cultura automotiva japonesa. – Ed. 

Roppongi é um bairro na região central de Tokyo onde você encontra de tudo — bares, restaurantes, muitas lojas, casas noturnas e de entretenimento adulto. É nesse local onde todo ano acontece um encontro com o pessoal da RWB e amigos pra comemorar o ano que está começando.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O encontro foi divulgado pela página da RWB no Facebook em dezembro, e aconteceu no último dia 8 de janeiro em um estacionamento que fica ao lado do Hard Rock Cafe, local de fácil acesso tanto pra quem vai de carro ou trem. No total reuniram-se 16 carros lá e pelo menos cinco deles eram do próprio Nakai, que já estava lá vendendo as camisetas e moletons modelos 2015 da RWB quando cheguei.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Além dos amigos-clientes havia muitos gringos turistas por lá, que estavam passando por acaso ou que foram especialmente para participar do encontro, que estava marcado para rolar entre 18h e 20h. Logo ao chegar fui falar com Nakai e descobri que haveria uma segunda parte em um restaurante próximo. Todos estavam convidados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Por aqui é comum que encontros desse tipo tenham hora pra começar e acabar, principalmente quando acontece em um restaurante. Os lugares estão sempre cheios então você tem um período de geralmente duas horas pra ficar no restaurante ou no bar. Para os brasileiros é um pouco estranho de ter hora pra sair da mesa mas aqui é comum e você acaba se acostumando.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A maioria dos Porsche presentes eu já tinha visto nas vezes que fui à RWB ou a Motegi e Tsukuba assistir as corridas promovidas pela Idlers, mas havia um que eu nunca tinha visto, o mais novo brinquedo de Nakai-san, ficou pronto faz pouco tempo e eu cheguei a tirar algumas fotos do carros enquanto estava sendo construído. O carro segue a mesma receita da maioria das criações da RWB, motor e câmbio originais com algumas alterações na suspensão, paralamas bem largos e com rodas e pneus bem generosos e dessa vez não tem um spoiler traseiro exagerado deixando o carro até com um visual comportado perto dos outros RWBs que a gente conhece.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Outro que ficou pronto há pouco tempo também foi esse Porsche 911 964 (placa 72-90). Esse carro é de um americano chamado Nate que está morando aqui no Japão. Conheci ele em Tsukuba quando fomos assistir a uma corrida, e ele já disse que vai voltar para os Estados Unidos e levar o carro pra lá. Nate disse que esse carro foi como um presente de natal pois ficou pronto no meio de dezembro e demorou quatro meses pra ser construído mas a espera valeu a pena. O motor permanece o original e as modificações são as de costume.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O único vídeo que eu consegui fazer lá foi esse rápido do Blackbird estacionando, aquele mesmo do Wangan Midnight. Cheguei um pouco tarde e por isso os carros estavam quase todos lá. Por sorte esse foi um dos últimos.

Às 20h o pessoal começou a se reunir pra ir até o restaurante, que ficava a algumas quadras dali, e por isso os carros ficaram naquele estacionamento mesmo. O restaurante foi fechado para fazer a confraternização, pagava-se um valor fixo com bebida e comida a vontade. Era um restaurante chinês (sim, no Japão também tem restaurante chinês), mas os pratos eram bem variados – tinha até fish and chips, saladas e mais alguns pratos tradicionais que eu não faço a menor idéia do que eram. Ao menos os que eu comi estavam bons.

10897772_768821143166038_2023693414405272866_n

O restaurante foi enchendo aos poucos e como eu fui sozinho, estava até meio perdido ali. Logo vi uma mesa com um casal e um gringo e pensei comigo “esses devem falar inglês”. Cheguei até a mesa e perguntei pra eles se poderia sentar ali e começamos a conversar, inclusive ele é proprietário de um Porsche feito por Nakai. O outro gringo que estava lá é um canadense que está trabalhando aqui no Japão por um tempo, é amigo desse casal e foi pra lá junto com eles. Acertei na mesa.

10675746_768821176499368_5245657880677292238_n

Assim que o restaurante encheu um pouco Nakai-san fez um pequeno discurso agradecendo a todos que estavam ali e que aproveitassem a festa. Toshi, que é o diretor da RWB, fez mais um pequeno discurso e chamou os representantes da RWB em outros países, como China, Tailandia e  Estados Unidos. Cada um fez um rápido discurso agradecendo e desejando um feliz ano novo a todos.

10924710_768821246499361_968325150813993855_n

Outro que estava lá e também falou um pouco foi o presidente da Idlers, que promove algumas corridas aqui no Japão. A organização parece muito boa, ao menos nas edições que eu fui (leia o relato aqui e aqui), e além disso a estrutura dos autódromos é impecável.

E assim a festa seguiu, comendo, bebendo e conversando, eu fui embora era quase 23:00 e muita gente continuou lá. O mais legal disso tudo é que eu pude conhecer um pouco daquele mundo que a gente conhece somente pela tela do computador e acha meio distante e intangível, mas na hora percebemos que são pessoas como a gente, que tem um gosto em comum que são os carros. Todas as vezes que fui até a RWB ou fui com eles até nos autódromos que participaram das corridas, fui muito bem recebido. O idioma nessas horas não é mais uma barreira e todos acabam se entendo, mesmo que seja por gestos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA p.nakai07 p.nakai06 OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

E essa foi mais uma experiência que eu tive por aqui conhecendo o universo da RWB e da cultura japonesa. Espero que tenham gostado. Até a próxima!

 

Matérias relacionadas

Bate-papo sobre a nossa loja – e nos ajude a escolher a cor da próxima camiseta do FlatOut!

Juliano Barata

Retrospectiva FlatOut: os melhores posts e vídeos de 2018

Leonardo Contesini

Seja bem-vindo ao FlatOut Brasil – versão beta!

Juliano Barata