FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #124

Santa Matilde SM 4.8: o Project Cars #124 vai ao seu primeiro encontro nacional

E aí, FlatOuters, tudo bem? Tem tempo que não apareço aqui visto as dificuldades de se reformar um carro antigo raro. Comparado a o último post, pelo menos agora, já parece mais como um carro. Consegui as rodas originais, com polimento que ganhei de um amigo como presente de casamento e pneus novos.

O carro empacou na colocação do 292 no cofre, onde devido ao sumiço do meu cárter original e às diferenças de suporte e ajuste para que ele caiba no cofre sem mexer muito no capô. Outro item que atrasou a reforma também foi o envolvimento do meu restaurador com o Encontro Nacional de Santa Matilde que aconteceu em Três Rios/RJ entre 21 e 23 de outubro, onde juntamos 50 SM (5,33%) da produção total com diversos exemplares, desde os hatchs do primeiro modelo, cupês, conversíveis e os modelos com farol quadrado, fabricadas após 87. Foi um evento maravilhoso, onde tivemos até o comparecimento da Ana Lídia, que desenhou o carro na época.

Captura de Tela 2016-12-19 às 17.47.52

Dono besta babando no carro

Tivemos também diversos matildeiros que se uniram vindo dos quatro cantos do Brasil. Os mais de longe vieram de Brasília numa caravana show, percorrendo 1050 km sem nenhum problema. Outros estavam com o carro parado a anos e fizeram um esforço de preparar dar condições de rodar 900km de São Paulo até três rios, sem problema nenhum. Foi impressionante a união de todos em cima deste carro raro.

O evento foi muito bem organizado e após o encontro,  surgiu um embrião do SM Clube Brasil, que será federado. Ou seja, Tudo Pela Santa Matilde, Santa Matilde Acima de Tudo!

Captura de Tela 2016-12-19 às 17.48.27

Vista geral do ENSM, a minha no cantinho direito da foto

Voltando ao meu carro, era o único que chegou de plataforma, visto que o motor ainda não estava no lugar. Mas isso não foi problema já que acabou chamando mais a atenção de todos, podendo mostrar todo o detalhe de fabricação e restauração do mesmo.

Captura de Tela 2016-12-19 às 17.48.40

SM na Plataforma

Houve certificado e placa para todas as SM participantes, e pela primeira vez andei na minha SM, mesmo que sendo com uma potencia de 3HP empurrando kkk

Captura de Tela 2016-12-19 às 17.48.53

Sem motor também ganha prêmio

Foi uma viagem muito boa e muito legal conhecer pessoas apaixonadas pelo carro que não veem limites para manter a história da mesma. Deu mais animo de enfrentar essa luta e o pior, deu vontade de ter mais outra, principalmente quando a esposa é parceira e fala que quer uma conversível para ela. Mas agora não dá, pelo menos não enquanto essa não acabar.

Após o encontro, acabou a farra e ela voltou para a oficina. E desta vez, após 12 anos que tenho o carro, finalmente o motor entrou no cofre. Agora, pela milésima vez, é a reta final.

Captura de Tela 2016-12-19 às 17.49.06

Motor finalmente por definitivo no cofre

Mas isso é história para o episódio 7 da Saga da recuperação da Santa Matilde. Só para quem não leu as outras histórias da recuperação, segue umas para lembrar como que era no início. Todo mundo pergunta quanto que gastei e tudo mais, e uma coisa é certa, como já foi dito aqui no flatout. É mais barato e fácil comprar uma inteira rodando, mas não é justo você deixar um dos carros mais raros do Brasil a mercê do tempo. A estrutura é galvanizada, a carroceria é de fibra. Todas são reparáveis, independente da situação que está. Não podemos largar para lá. Quem gosta, tem que ter coragem e restaurar, nem que seja devagar como estou fazendo. E querendo ou não, carro antigo não desvaloriza mais.

Um abraço e até a próxima.

Captura de Tela 2016-12-19 às 17.49.16

Um passado tão tão distante

Captura de Tela 2016-12-19 às 17.49.27

Toda SM é digna de ser salva

Captura de Tela 2016-12-19 às 17.49.36

Mesmo quando parece que não tem mais jeito

Por André Bringhenti, Project Cars #124

0pcdisclaimer2