A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias Trânsito & Infraestrutura

São Paulo terá 40% mais radares e espera arrecadação de R$ 1,2 bilhão em 2014

Em 2013 foram registradas 10.153.567 infrações de trânsito na cidade de São Paulo. Um número recorde, que fica ainda mais impressionante quando se percebe que isso significa quase 20 multas por minuto.

A infração mais comum é a de excesso de velocidade, que representa quase 3,2 milhões das infrações cometidas, mas ela não representa a maior parcela das multas. As outras 6,9 milhões de infrações se dividem entre o polêmico rodízio municipal (que se aplica também a veículos de outros estados de passagem pela capital), estacionamento irregular, invasão a faixas e corredores de ônibus, uso de celular, e circulação de caminhões em horário e locais restritos.

Diante dessa situação, a prefeitura decidiu aumentar o número de 601 radares em 40% a partir do próximo mês para reforçar a fiscalização e tentar coibir as infrações de trânsito. No total serão 843 aparelhos capazes de medir a velocidade dos veículos, e outros tipos de infração como invasões às faixas de ônibus e conversões proibidas. Todos eles terão a capacidade de ler placas e enviar informações em tempo real para a Companhia de Engenharia de Tráfego.

Radar na avenida 23 de Maio

Segundo o diretor de planejamento da CET, Tadeu Leite Duarte, a Companhia pretende disponibilizar esses dados para o público pela internet, assim as pessoas poderão planejar melhor suas rotas na cidade baseando-se em informações em tempo real.

Os aparelhos serão instalados e mantidos por quatro empresas selecionadas por licitação, e cada um custará em média R$ 10.500 por mês, totalizando R$ 529,7 milhões durante os cinco anos do contrato. Parece muito? Pois saiba que as dez milhões de multas do ano passado renderam ao orçamento municipal nada menos do que R$ 850,5 milhões (em um único ano, vale notar). Com os novos equipamentos, a prefeitura espera arrecadar R$ 1,2 bilhão em  2014.

[ Foto: Folhapress/Folha.com ]

 

Matérias relacionadas

Nürburgring é vendido mais uma vez – desta vez para um bilionário russo

Leonardo Contesini

O que sabemos sobre o Hyundai Creta brasileiro até agora

Leonardo Contesini

Cadillac apresenta seu novo V8 biturbo de 550 cv feito à mão. Será este o motor do Corvette Zora?

Dalmo Hernandes