A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos Cinema Projetos Gringos

Se a máquina do tempo de “De Volta para o Futuro” fosse uma Kombi, ela seria assim

Não dá para falar em “De Volta para o Futuro” sem mencionar o DeLorean DMC-12, e vice-versa — a trilogia foi essencial para que o esportivo de aço inox dos anos 1980 se transformasse em um ícone, e provavelmente não seria a mesma coisa sem o carro. Mas e se em vez de um DeLorean, Doc Brown tivesse usado uma Kombi para viajar no tempo? Algo nos diz que ela seria exatamente como na foto aí em cima.

A Kombosa pertence a Cortland Finnegan, e a gente entende se você não souber quem é ele — Finnegan é jogador de futebol americano da NFL, que não é tão popular aqui no Brasil. Mas o que importa é que aparentemente, ele também é um verdadeiro fã das aventuras de Marty McFly, e por isso encomendou à BLVD Customs, de St. Petersburg, na Flórida, uma Kombi inspirada pela trilogia.

bus-to-the-future (19)

Agora, você deve lembrar que já existe uma Kombi em “De Volta para o Futuro” — a Kombi dos terroristas. Aliás, se formos parar para pensar, nos primeiros 15 ou 20 minutos, os carros são bem importantes: tudo começa com Marty McFly admirando a Hilux customizada. Depois, ele perde o carro do pai e fica furioso. Então, ele descobre que a máquina do tempo de Doc Brown é um DeLorean e, logo em seguida, os dois começam a ser perseguidos pelos terroristas líbios numa Kombi azul.

Como já comentamos neste post, originalmente a máquina do tempo seria uma geladeira, mas os produtores do filme acharam que isto influenciaria as crianças a entrar nas geladeiras de suas casas e ficar presas lá dentro. A escolha seguinte, então, foi um carro — muito melhor, na nossa opinião.

Como o diretor e roteirista Robert Zemeckis explica no vídeo acima, um dos extras da versão em DVD/Blu-Ray do filme, a escolha pelo DeLorean se deu por causa de seu visual futurista — quando a dupla viaja para 1955, as crianças na fazenda acham que o carro é uma nave espacial. As portas asa-de-gaivota, a ausência de pintura e o formato de cunha da carroceria acabaram eternizados em BTTF — lembre-se que a DeLorean foi extinta em 1982 e o filme, lançado em 1985. John DeLorean até mandou uma carta agradecendo a Zemeckis por ajudar o DMC-12 a não cair no esquecimento.

Mas e então, como seria a máquina do tempo se fosse uma Kombi em vez do DeLorean? Talvez algo parecido com a Kombi de Finnegan. Segundo consta, ele escolheu outro carro porque um DeLorean seria manjado demais — e o resultado até que ficou bom!

bus-to-the-future (27)

Para começar, a Kombi tem asas-de-gaivota que, quando fechadas, parecem portas normais. A carroceria foi toda envelopada com uma textura que imita o aço inox do DMC-12 e teve boa parte dos elementos cromados removidos, restando apenas os para-choques e detalhes como a moldura dos vidros dianteiros (que são basculantes, item muito desejado pelos fãs dos VW a ar), os para-choques e a parte interna do emblema da Volks.

bus-to-the-future (26)

O interior recebeu um novo volante, e um capacitor de fluxo (com direito ao painel para escolher a data de destino). Também há pequenas referências ainda mais diretas à trilogia, como a miniatura do DeLorean no painel e um adesivo estilizado da máquina do tempo original. O revestimento laranja, por outro lado, deve ser só questão de estilo.

bus-to-the-future (29)

Atrás dos bancos dianteiros, o espaço também foi todo reconfigurado e agora tem um banco giratório, além de uma poltrona de três lugares. Há também uma TV de LCD e uma área acolchoada sobre o porta-malas que parece até confortável para um cochilo. E a Kombi está à venda, anunciada em Franklin, Tennessee, por US$ 150 mil — cerca de R$ 510 mil em conversão direta.

bus-to-the-future (10)

A gente até achou legal, mas o que a gente queria mesmo saber é como ficaria a Kombi dos terroristas se fosse um DeLorean…

bus-to-the-future (1) bus-to-the-future (2) bus-to-the-future (5) bus-to-the-future (7) bus-to-the-future (8) bus-to-the-future (9) bus-to-the-future (11) bus-to-the-future (12) bus-to-the-future (13) bus-to-the-future (10) bus-to-the-future (20) bus-to-the-future (22) bus-to-the-future (25) bus-to-the-future (24) bus-to-the-future (30) bus-to-the-future (31) bus-to-the-future (33) bus-to-the-future (34)

Matérias relacionadas

Pick-up, perua, quatro portas: as variações de carroceria do Fusca que não existiram oficialmente

Dalmo Hernandes

Ox, iStream e Midas: as outras criações de Gordon Murray, o pai do McLaren F1

Dalmo Hernandes

Apple CarPlay promete ser a melhor integração entre carros e smartphones

Leonardo Contesini