FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos GT40 Classificados Zero a 300

Seat Fura Crono: um raro Fiat 147 espanhol com tempero de hot hatch e à venda no Brasil

Olhando para este carro, fica difícil não pensar no Fiat 147 – especialmente por causa do formato das portas e das janelas e da silhueta do teto. E, de fato, os dois são parentes: o Seat Fura Crono é um Fiat com outros emblemas, outro nome e algumas diferenças estéticas. Ele tem uma história interessante e é bastante raro – talvez só exista este exemplar à venda no Brasil. É nosso Achado Meio Perdido de hoje!

Nos anos 1990, a Seat foi uma das várias fabricantes que entraram no Brasil depois que as importações foram liberadas. Na época, a empresa espanhola já era uma subsidiária da Volkswagen e os modelos oferecidos – Seat Ibiza, Cordoba e Vario – eram todas baseadas na plataforma do Polo Classic, que por sua vez dividia a plataforma com o Polo europeu, mas tinha visual ligeiramente diferente. O motor era o mesmo quatro-cilindros de 1,8 litro com cabeçote de oito válvulas, injeção monoponto e 90 cv, utilizado pelo Golf GL e muito parecido com nosso Volkswagen AP. Os carros foram vendidos até 2003, quando a Seat deixou o mercado nacional em decorrência das baixas vendas. Na Europa, contudo, os carros da Seat estão se saindo muito bem, e até disputando recordes em Nürburgring com suas versões mais potentes.

19884436_1769060353107679_2920112155207160041_n

Repare que o visual das lanternas é parecido com o do 147, mas que o Seat trazia itens como desembaçador e limpador no vidro traseiro

As coisas eram bem diferentes, contudo, na década de 80. Logo no início das atividades da Seat, que foi fundada em em 1950 por iniciativa do governo espanhol, a italiana Fiat ofereceu-se para compartilhar seus recursos financeiros e técnicos com a fabricante. Com isto, iniciou-se uma parceria que durou quase trinta anos e só acabou quando a Fiat decidiu deixar a parceria. Alguns anos depois, em 1986, a Volkswagen comprou 51% das ações da Seat, e legalmente tornou-se sua proprietária. Dito isto, foi só em 1991 que o primeiro Seat com entranhas Volkswagen ganhou as ruas – era o Toledo de primeira geração, feito com base no Golf Mk2.

Todo este conceito é importante para compreender a própria existência do Seat Fura, que foi lançado em 1981, pouco antes de a Fiat vender sua parte da Seat para a VW. A Seat já fabricava o 127 sob licença desde 1972, mas agora isto já não era mais possível; com a venda, a Seat perdeu o direito de usar o nome, mas ainda poderia utilizar o projeto e a plataforma. Então, o Seat 127 passou a se chamar Seat Fura, e seguiu em linha até a chegada da Volkswagen, quando saiu de linha.

img_99592_4_4108f51b-c56a-4e03-898c-2defea209bb8

O painel de instrumentos, com conta-giros e manômetro de óleo

img_99648_4_4108f51b-c56a-4e03-898c-2defea209bb8

O exemplar anunciado no GT40.com.br foi fabricado em 1986, último ano do modelo, e ainda é um Fura Crono, versão “hot hatch” com um quatro-cilindros de 1,4 litro igual ao do Fiat 124, com comando no bloco e 75 cv. Ok, não era muita coisa, mas o carro era leve (não chegava a 800 kg), e o sistema de suspensão independente nas quatro rodas com feixe de molas transversal atrás, como o Fiat Uno brasileiro, garantia um comportamento dinâmico bastante neutro (para um tração dianteira, claro) e divertido.

O carro está anunciado por Mario Cesar Buzian, e ele diz que o carro esteve em Madrid, na Espanha, até 2002, quando foi levado para o Uruguai – onde as leis de importação são menos rígidas (e menos fiscalizadas) que no Brasil. De lá, o carro veio para cá a fim de integrar uma famosa coleção no Rio Grande do Sul. A coleção foi dissolvida em 2009 e o Seat Crono Fura foi vendido, em um leilão, a seu atual dono, em 2009.

img_99640_4_4108f51b-c56a-4e03-898c-2defea209bb8 img_99644_4_4108f51b-c56a-4e03-898c-2defea209bb8

Segundo Mario, o carro está com a documentação em dia e está bastante original – apenas a carroceria recebeu um banho de tinta “a portas fechadas”. No mais, interior e mecânica não sofreram modificações com exceção dos serviços de manutenção obrigatórios – o carro, de acordo com o anunciante, está em pleno estado de funcionamento. Os quatro pneus são novos, mas o estepe é original de fábrica.

img_99612_4_4108f51b-c56a-4e03-898c-2defea209bb8

Sendu um automóvel que provavelmente é único no Brasil, o Seat Fura Crono pode ser uma boa adição a uma coleção voltada aos carros europeus da década de 1980. Ou então, uma alternativa para quem quer um Fiat 147 bem cuidado, mas não recusaria um carro parecido e bem mais raro.

Se você se interessou, clique aqui para acessar o anúncio e pegar todos os detalhes e contatos.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Fiat Toro ganha nova versão de topo, Mercedes 300SL asa-de-gaivota é misteriosamente roubado, Alonso vence (e perde) as 6 Horas de Silverstone e mais!

Leonardo Contesini

Novo Audi Q7 é lançado no Brasil, o ronco ameaçador do Jaguar F-Type SVR, BMW Série 1 sedã em testes e mais!

Leonardo Contesini

Os cinco roncos mais animais do FlatOut Midnight gravados até hoje!

Juliano Barata