A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Sebastian Vettel acelerando a Ferrari FXX K, polícia flagra Cadillac escondido em caminhão no RS, Paris quer banir carros antigos e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante nesse feriadão. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Veja Sebastian Vettel acelerando forte a Ferrari FXX K

Há alguns dias a Ferrari lançou um vídeo com Sebastian Vettell respondendo algumas perguntas de fãs ao volante da FXX K. Parecia interessante, mas as perguntas eram meio engessadas e não havia roncos nem cenas fortes do alemão acelerando a italiana. Mas agora a Ferrari finalmente divulgou o vídeo e podemos ver um dos maiores talentos de sua geração usando uma Ferrari FXX K como ela merece no circuito de Fiorano.

Não há muitos detalhes sobre o vídeo — o que é proposital, visto que ele é parte da próxima edição de Ferrari Magazine, mas só de ver Vettel genuinamente impressionado com o carro, já nos parece suficiente. A Ferrari diz que Vettel usou e abusou do carro levando-o aos limites, aliviando somente na volta de arrefecimento antes de voltar a acelerar forte de novo.

 

Polícia flagra Cadillac antigo dentro de caminhão no Rio Grande do Sul

17223602

Importar um carro antigo não é tarefa das mais fáceis — os governos (não só o brasileiro, mas praticamente de todos os países) impõem normas burocráticas para controlar a entrada de modelos usados estrangeiros com a finalidade de evitar um mercado de carros estrangeiros roubados ou simplesmente lixo automotivo. Mesmo assim, há quem se arrisque a trazer um clássico de forma ilegal, e parece ser esse o caso flagrado no Rio Grande do Sul.

Segundo o portal Click RBS, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu em Arroio Grande/RS, um Cadillac 1969 escondido no baú de um caminhão. Apesar da notícia afirmar que o carro veio dos EUA, na foto é possível ver as placas no padrão adotado pelo Uruguai, uma fonte de clássicos bastante procurada pelos brasileiros — tanto que os carros no país inflacionaram recentemente e passaram a ser anunciados em dólar. O passageiro do caminhão se apresentou à polícia como dono do Cadillac, mas não tinha a documentação aduaneira, que comprova a importação legal. O carro foi apreendido e encaminhado para a Receita Federal, e o motorista do caminhão será processado por descaminho.

 

Paris pode banir carros antigos das ruas da cidade

2CV-concorde-HR1

A prefeitura de Paris revelou planos radicais para conter a poluição na zona central da capital francesa. Segundo a revista Autocar, a administração local pretende implementar uma série de restrições a partir de 1º de julho deste ano, que incluem a proibição de circulação de ônibus, vans e caminhões registrados antes de 30 de setembro de 2001 no centro de Paris. Esses veículos poderão usar apenas o anel viário “Peripherique”, que circunda o centro.

Quem também entrará na cota de proibições serão os carros registrados antes de 31 de dezembro de 1996, e vans e picapes anteriores a 30 de setembro de 1997. Segundo a imprensa francesa, essas restrições serão ampliadas gradualmente até 2020, quando os únicos carros permitidos no centro de Paris serão os carros registrados após 2011 e motos após julho de 2015.

Segundo a prefeita Anne Hidalgo, “ainda que os carros a diesel mais antigos sejam os maiores poluidores, nem mesmo os filtros dos modelos modernos podem evitar as perigosas partículas finas”. Logicamente a medida causou polêmica e já resultou em manifestações contrárias. Uma delas afirma que até três milhões de carros poderão ser sucateados nos próximos cinco anos, e um grupo de motociclistas já promoveu uma manifestação contra a medida.

Outra medida “anti-poluição” tomada pelos governos europeus é o aumento de impostos sobre o diesel, cuja queima é responsável pela maior parte de partículas finas e óxidos de nitrogênio emitidos à atmosfera. Um efeito colateral desejável, contudo, é um eventual aquecimento do mercado automotivo resultante de políticas de incentivo à renovação da frota, concedendo isenções de impostos para quem trocar seus carros antigos a diesel por modelos elétricos.

Caso a medida da prefeitura seja realmente implementada, Paris será a segunda cidade a banir os carros antigos do centro da cidade. A primeira delas foi Berlim, há quase cinco anos.

 

BMW apresenta M4 com sistema de injeção de água

A BMW revelou neste fim de semana uma edição especial aprimorada do M4, que será usada como safety car da temporada de 2015 da MotoGP. O modelo já atuava nesta função na temporada passada, mas agora recebeu um novo sistema de injeção de água que, segundo os engenheiros da divisão M, pode melhorar o desempenho e reduzir o consumo de combustível. O sistema em si não é novidade — carros de arrancadas nos EUA já usam modelos semelhantes para obter melhores resultados. O funcionamento baseia-se na redução da temperatura do ar admitido.

P90173148-highRes

No BMW M4, o sistema borrifa água no coletor, o que reduz a possibilidade da detonação de combustível, permitindo que o ponto de ignição chegue próximo ao seu ideal. Assim, a injeção de água cria uma combustão mais eficiente enquanto diminui a temperatura da combustão. Como o ar frio é mais denso, haverá mais oxigênio na câmara de combustão, o que significa que a compressão efetiva da mistura será maior, o que resulta em mais potência e torque. Além disso, a temperatura de trabalho inferior contribui para o prolongamento da vida útil dos componentes internos do motor. A água vem de um tanque de cinco litros instalado no porta malas do M4 e é enviada ao motor por uma bomba operando a 10 bar de pressão. O volume injetado é definido por uma série de sensores e válvulas injetoras controlados pela ECU.

P90173548-highRes

A BMW M diz que o tanque de água precisa ser reabastecido sempre que ele for usado na pista. Já para uso convencional, nas ruas, estima-se que seja gasto um tanque de água a cada cinco tanques de gasolina. Ainda segundo a BMW, o sistema de injeção de água será oferecido em breve nos modelos de produção em série.

 

Audi pode estar preparando shooting brake para rivalizar com Mercedes CLS

13433669671614381136

Este sketch que você vê acima é uma prévia do modelo conceitual que a Audi irá apresentar em algumas semanas no Salão de Genebra. Como se vê, ele parece ser uma versão Avant do conceito Prologue, apresentado no ano passado, e indica que a Audi pode estar trabalhando em um potencial rival para o Mercedes CLS Shooting Brake. Os conceitos Prologue serão as principais influências para os futuros modelos A6, A7 e A8.

Embora ainda não haja detalhes sobre o modelo conceitual, sabe-se que ele terá a nova grade hexagonal da marca, faróis e lanternas de LED, um spoiler de teto e escapes com saídas hexagonais. Por dentro, ele terá poucos botões e várias telas sensíveis ao toque como aquela apresentada no TT em 2014. O Audi Prologue “Avant” será apresentado nos próximos dias 3 e 4 de março em Genebra.

 

Apple está trabalhando em um carro autônomo

ugr2ubhygfteyue6kruk

Os fãs da Apple já podem assistir TV, falar ao telefone, trabalhar em notebooks e computadores e até ver as horas (em alguns meses) em um produto da Apple, mas ainda não podem dirigir um deles. Mas tudo indica que isso é apenas uma questão de tempo. Na verdade quem indica isso é a agência Reuters, que recentemente citou fontes ligadas à Tesla dizendo que a empresa de Steve Jobs está trabalhando em um veículo elétrico autônomo.

O projeto é chamado “Titan” e tem “centenas de pessoas envolvidas”, incluindo especialistas da indústria automotiva recrutados especialmente para este trabalho. A Reuters ainda menciona que a Apple preparou um laboratório de testes secreto no fim do ano passado para trabalhar no projeto e já fechou contratos com fornecedores.

 

Mitsubishi lança ASX R para ralis

mitsubishi-cup-2015-2-620x428

A Mitsubishi traz como novidade para a 16ª temporada da sua Mitsubishi Cup o ASX R, uma versão de alta performance do crossover baseado no Lancer. O modelo é preparado pela Ralliart Brasil e é baseado na versão de rua/produção do ASX.

O ASX R usa câmbio manual de cinco marchas, tração integral “Electronic Control 4WD” e o motor 2.0 MIVEC de 172 cv e 23,1 mkgf, capaz de levar o novo carro de corridas aos 185 km/h. O modelo será oferecido pelo sistema de locação sit&drive, que oferece ao cliente toda a logística, desenvolvimento, preparação e manutenção do carro por conta dos mecânicos da Ralliart Brasil.

mitsubishi-cup-2015-9-620x412

A Mitsubishi Cup é formada por sete etapas com duas provas de 50 km cada, e começa no próximo dia 28 de março em Ribeirão Preto/SP, se estendendo até 14 de novembro, com a etapa final em Mogi Guaçu — onde fica o autódromo Velo Città e a sede das operações da Ralliart.

 

Nissan apresenta 370 Z Nismo Roadster nos EUA

nissan_zroadster_nismo_concept_01

A Nissan apresentou no Salão de Chicago o 370Z Nismo Roadster Concept. Como seu nome sugere, ele é uma versão conceitual sem teto e com dois lugares do Z-Car. O modelo é ainda um estudo de design criado para medir o interesse do público em uma possível versão de produção. Como seu irmão fechado, o 370Z Nismo roadster tem uma dianteira mais agressiva, mais próxima do GT-R, e rodas de 19 polegadas. Em termos de chassi, ele tem uma barra de amarração nas torres da suspensão dianteira, além de freios e suspensão Nismo.

nissan_zroadster_nismo_concept_04

O motor é o mesmo V6 de 3,7 litros e 350 cv encontrado no 370Z Roadster “comum”, e trabalha com o câmbio automático de sete marchas — que apesar de parecer um contra-senso, é a opção mais vendida do modelo. Por dentro, o 370Z Roadster Nismo ganhou bancos de couro da Recaro com detalhes em ultrasuede (um nome bacana para a camurça sintética), e um volante de aro mais grosso com detalhes em vermelho.

 

Matérias relacionadas

Aventador SVJ finalmente revelado: hora de conhecer todos os detalhes do Lamborghini mais potente e mais rápido da história

Leonardo Contesini

O novo Mercedes-Benz CLA, BMW X2 agora tem motor turbo flex, Golf GTI poderá chegar aos 300 cv e mais!

Leonardo Contesini e Dalmo Hernandes

Heavy Metal: este é o Jaguar XJ6 restomod do baterista do Iron Maiden

Dalmo Hernandes