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Achados meio perdidos Zero a 300

Seis-em-linha, câmbio manual e tração traseira: este 528i E39 à venda é um BMW à moda antiga

Um BMW da década de 1990 com motor de seis cilindros em linha e câmbio manual é o sonho de muitos gearheads. Os fãs mais tradicionalistas da marca alemã até acreditam que os melhores BMW são os que trazem esta configuração. Eles gostam da pureza mecânica dos naturalmente aspirados, e das formas esbeltas pré-anos 2000, com linha retas, superfícies planas, proporções harmônicas e um elo perceptível com os modelos mais antigos.

Se esta descrição te agrada, você vai curtir nosso Achado meio Perdido de hoje: um BMW 528i E39 fabricado em 1996, anunciado no GT40.

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A geração E39 do Série 5 começou a ser desenvolvida em 1989, seis anos antes do lançamento em 1995. O desenho final da carroceria, assinado por Joji Nagashima – que já havia sido o responsável pelo estilo do Série 3 E36 em 1990 e também foi o projetista do roadster Z3 – foi definido já em 1992. Era uma clara modernização da geração anterior, a E34, com proporções semelhantes e uma evolução de sua identidade visual. Dito isto, o Série 5 E39 foi o primeiro a trazer os faróis duplos cobertos por uma lente lisa.

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O interior trouxe mudanças mais radicais: as linhas simples, quase setentistas do E34 deram lugar a um painel de instrumentos mais robusto e arredondado, assim como os revestimentos das portas. Por outro lado, na geração E39 o Série 5 ainda não era repleto de funções eletrônicas – o modelo seguinte, o E60, lançado em 2003, foi o primeiro a trazer recursos como head-up display, sistema multimídia (iDrive), cruise control ativo, assistente de mudança de faixa e comandos por voz, além de ser o primeiro Série 5 a oferecer a opção por um motor turbinado. O E39 é um carro bem mais old school em todos os aspectos.

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O carro anunciado no GT40 é um 528i 1996 que, de acordo com o vendedor, tem 91.000 km rodados e passou mais de 20 anos com seu único dono e está em ótima forma para seus 22 anos. A pintura é original e está bem conservada, sem amassados ou riscos mais profundos, e a estrutura do sedã é bastante íntegra. O mesmo vale para o lado de dentro do carro, com o couro original dos bancos bem conservado para um carro fabricado duas décadas atrás, revestimento do teto sem imperfeições e todos os itens de acabamento em seus devidos lugares.

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O motor do 528i E39 é um seis-e-linha M52 de 2,8 litros compartilhado com outros BMW da época, como o 328i E36. Todo de alumínio, com comando duplo no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, o motor de seis cilindros entrega 193 cv a 5.300 rpm e 28,6 mkgf de torque a 3.950 rpm. Nesta versão, a M52B28, o comando variável (VANOS) estava presente apenas nas válvulas de admissão. A partir de 1998 o 528i passou a ser equipado com VANOS também nas válvulas de escape, modificação que melhorou a eficiência do motor em baixas rotações e, com isto, o torque máximo passou a aparecer às 3.500 rpm.

Com câmbio manual de cinco marchas o BMW 528i E39 é capaz de ir de zero a 100 km/h em 8,8 segundos, com máxima de 234 km/h.

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Segundo o anunciante, este exemplar teve motor e câmbio revisados recentemente. Ele também diz que os demais sistemas do carro, incluindo suspensão, freios e elétrica, são originais e funcionam perfeitamente. O carro é equipado com ar-condicionado digital de duas zonas, disqueteira para seis CDs no porta-malas e bancos com ajustes elétricos – todos funcionando corretamente, também. As rodas são as do BMW M5 E34, de 17 polegadas, enquanto o estepe está com a roda original de 15 polegadas.

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Ao que tudo indica trata-se de um carro bem cuidado e conservado. A configuração é interessante para quem quer a experiência de dirigir todos os dias um representante da era de ouro da BMW.

Se você curtiu, clique aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do vendedor.

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“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

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