A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Senna, Prost, Mansell e Piquet: quatro versões desta foto – e a sua origem

Senna, Prost, Mansell, Piquet: onze títulos mundiais, o quarteto fantástico da geração 1980 da Fórmula 1. Esta fotografia foi tirada no GP de Estoril de 1986. Neste post você vai ver quatro versões diferentes desta foto, vai descobrir de quem foi a genial ideia de produzí-la e vai rever uma homenagem feita em 2010.

Pois é. Foi ideia do Oompa Loompa Bernie Ecclestone de juntar o quarteto para a fotografia no muro. Na época, ele era chefe de equipe da Brabham – mas já era um businessman nato: além de ser o diretor executivo da FOCA (associação dos construtores), estava bastante envolvido com a FISA (associação desportiva) e cada vez mais ele cuidava das negociações dos direitos de transmissão da categoria. Para se ter uma ideia, ele comprou a Brabham por US$ 120.000, em 1971. No fim da década de 1980, vendeu por mais de US$ 5 milhões.

Foram exatamente estes pilotos os quatro primeiro colocados do GP, que aconteceu no dia 21 de setembro. Na ordem: Mansell, Prost (+18,7 s), Piquet (+49,2 s) e Senna (ficou sem combustível, mas estava uma volta à frente do quinto). As diferenças de chegada mostram que, apesar das disputas mais ardidas, do risco, romantismo e desafio maior da época, hoje, a Fórmula 1 é mais disputada. Na época da dominância Prost-Senna na McLaren, era comum que eles chegassem praticamente uma volta à frente do terceiro colocado. Confira abaixo outras versões desta mesma foto.

true_legends

Esta é a versão mais comum e divulgada da foto – sem Piquet sacaneando Prost. Note as ataduras na mão direita de Senna: nesta época, com carros de mais de 1.000 cv sem nenhuma assistência de conforto (câmbio manual, freios duros e sem direção hidráulica), bolhas e sangramento nas mãos eram comuns.

tumblr_lj2znwFGp51qhlnk7o1_1280

Esta é muito boa. Ângulo diferente, tem uma pegada de clique da II Guerra.

rivalries_l_2

Esta é uma versão menos divulgada – graças à distração de Mansell e Piquet. Nela, dá pra ver os sapatos meio ridículos que Prost usava (apesar disso, ele conquistou o 2º título consecutivo ao fim daquele ano), além de constatarmos as diferenças de estatura entre eles: Alain Prost mede 1,65 m, Senna tinha 1,71, Mansell tem 1,80 m e Piquet, 1,73 m.

GP KOREA F1_2010

Esta homenagem, clicada por Ercole Colombo, foi feita 24 anos depois, no GP da Coréia de 2010. Em comum, Ecclestone como dono da ideia (se você tentar fazer isso num churrasco com seus amigos, corre o risco de ser processado pela FOM) e Hamilton e Alonso figurando como versão contemporânea de Senna e Prost. Como hoje a F1 é muito mais business que antes, esta foi uma foto pré-agendada, após aprovação de todas as equipes e patrocinadores. Não foi feita durante nenhuma sessão de treinos.

Matérias relacionadas

Quem foi o herege que colocou um V8 de Camaro Z/28 em uma rara Ferrari 250 GTE?

Dalmo Hernandes

Esta animação sobre a vitória de Ayrton Senna no GP de Interlagos de 1991 é simplesmente sensacional

Dalmo Hernandes

De lado a 12.000 rpm: o incrível buggy de drift de James Carroll

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados