A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Segredo

Será que este é o Peugeot 208 GTI brasileiro?

Pouco depois do lançamento do Peugeot 208 no Brasil, a marca confirmou que venderia por aqui a versão esportiva GTI com o motor 1.6 turbo THP. No começo pensava-se que o carro seria importado da França, uma vez que o modelo esportivo usa carroceria de duas portas, que não é produzida na fábrica brasileira do grupo PSA.

Contudo, também já foi falado sobre a possibilidade de a Peugeot estar preparando uma versão brasileira do carro. Ele usaria a carroceria de quatro portas  — que seria inédita na versão GTI — e os motores 1.6 THP que já equipam os modelos Citroën/Peugeot no Brasil, o que condiz com os boatos de que o modelo vendido no mercado brasileiro teria 165 cv, em vez dos 200 cv da versão francesa.

Na última sexta-feira (24) o leitor Victor Vizeu flagrou este 208 em testes na Via Dutra e percebeu que ele era um pouco diferente dos 208 que estamos acostumados a ver por aí.

208GTI-04-fixed

Ele tem rodas maiores que preenchem bem as caixas de roda (aparentemente de 17 polegadas, como o modelo estrangeiro, que usa pneus 205/45 R17), escape duplo e aerofólio parecido com aquele usado pela versão GTI. Contudo, as ponteiras duplas são diferentes do esportivo francês e o carro estava sem as saias laterais que caracterizam o perfil do modelo.

208GTI-01

Segundo o leitor, as acelerações denunciavam que este é um carro automático, levantando a suspeita de que ele usa o câmbio de seis marchas da marca. Embora não seja tão apelativo aos puristas, a eventual adoção do câmbio automático faz sentido se considerarmos o apelo mercadológico dessa configuração — que também não deve matar o desempenho do carro com as trocas manuais por borboletas no volante.

208GTI-03-fixed

 

Como dito anteriormente, a Peugeot confirmou que o Brasil teria o 208 GTI, mas não falou sobre datas. Espera-se que ele seja lançado ainda em 2014. Resta saber se teremos um modelo “especial” para o país, ou se ele virá importado como seu primo Citroën DS3.

[Fotos: Victor Vizeu]

 

Matérias relacionadas

Próximo Nissan GT-R poderá ter 800 cv e KERS desenvolvido na Fórmula 1

Dalmo Hernandes

Civic Si chega ao Brasil neste mês: veja preço, cores e lista de equipamentos!

Leonardo Contesini

Flagra! Câmbio manual de seis marchas no VW Fox 1.6 16V

Leonardo Contesini