FlatOut!
Image default
Car Culture História

Shelby GT350: a história do primeiro Mustang preparado de fábrica

Se parece que foi no ano passado que comemoramos os 50 anos do Ford Mustang, é porque foi: o primeiro "pony car" da história foi lançado em 1964 e ajudou a consolidar a imagem dos muscle cars nos EUA. Ele custava relativamente pouco, era bonito e bom de acelerar. Não demorou para que as outras fabricantes contra-atacassem — a GM, com o Chevrolet Camaro e o Pontiac Firebird em 1967; a Chrysler, com o Dodge Challenger e o Plymouth 'Cuda em 1970. Pode parecer inacreditável agora, mas em 1964, apesar das boas vendas e do motor V8 289, o Mustang não era considerado exatamente um esportivo — este título ficava com carros como o Chevrolet Corvette, que tinham formas mais esguias e motores mais potentes. De qualquer forma, o Mustang foi um sucesso absoluto de vendas em seu ano de estreia, com mais de 260 mil unidades emplacadas. Em 1965, chega o modelo fastback, cujo teto caía suavemente até a traseira. Esta tornou-se a carroceria mais emblemática: quando se fala no Mustang clássico, é ela que