FlatOut!
Image default
Notícias

Shelby GTE: o jeito mais barato (ou menos caro) de entrar no universo anabolizado da Shelby

Embora os youtubers imigrantes de plantão façam parecer que catadores de lixo podem comprar um Mustang nos EUA, os modelos Shelby nunca foram exatamente baratos por lá.

Claro, eles são bem mais acessíveis que no Brasil, mas um GT500 da geração passada não saía por menos de US$ 54.000 e os novos GT350 e GT350 R custam US$ 54.300 e US$ 61.800, respectivamente — mais caros que os Porsche 718 GTS, e mais que o dobro do Mustang V6 de entrada.

Mas agora esta história irá mudar sensivelmente com o Shelby GTE, a versão de entrada para o mundo encantado dos super Fords do sr. Shelby.

Unknown-4

Para fazer uma versão de entrada sem transformá-lo em um “Shelby de adesivo” e nem apelar para o motor V6, a Shelby buscou inspiração nos modelos GT e GT-H — aquela que somente a locadora Hertz pode comprar para seu programa “Rent a Racer”. Ambos foram equipados com o pacote Ford Performance Handling, que é oferecido como opcional para os Mustang EcoBoost e GT, e inclui molas e amortecedores com mais carga e barras estabilizadoras mais espessas.

O GTE pode ser equipado com o motor 2.3 EcoBoost ou com o V8 Coyote. No primeiro o acerto do motor foi feito pela própria Shelby e resultou em um ganho de 25 cv, chegando próximo dos 340 cv (a Shelby não divulgou o valor extato). No V8 o motor ganhou o pacote Power Pack, composto por uma nova admissão, sistema de escape e remapeamento da ECU que, juntos, somam 21 cv para chegar aos 462 cv. É praticamente um Shelby GT-H feito para ser vendido, em vez de alugado. Se você achou 462 cv pouco para um Shelby, é possível pagar um pouco a mais e levar um compressor de polia para chegar aos 680 cv.

Unknown-6 Unknown-5

Além da motorização especial, o Shelby GTE também ganhou grade, saias laterais, difusor traseiro e spoiler traseiro exclusivos da versão, faixas tipo Le Mans, spoiler dianteiro do GT350, rodas de 19 polegadas da Ford Performance e emblemas da Shelby nas laterais do carro, nos encostos dos bancos, painel, grade, soleiras, tapetes, capa do motor, painel traseiro e colunas C. Só o volante ficou sem a serpente da Shelby, mantendo o cavalo silvestre como nas demais versões.

Unknown-2

A Ford não divulgou os preços do Shelby GTE, mas considerando que o GT350 parte de US$ 54.300, tanto o V8 quanto o 2.3 turbo devem chegar, no máximo, aos US$ 50.000. Ainda um pouco salgado, mas é bem mais barato que alugar um GT-H para sempre.