A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos Vídeo

Shockwave: o caminhão a jato mais rápido do mundo é tão assustador quanto incrível

Caminhões de corrida são fascinantes: veículos enormes, feitos originalmente para transportar carga, convertidos para andar o mais rápido possível com todo aquele tamanho? É para ficar de cara mesmo. E se o caminhão em questão tiver três motores a jato e 36.000 cv? Aí, meu amigo, é uma máquina do apocalipse.

Parece exagero nosso, mas o  negócio é mesmo monstruoso. É o Shockwave, o caminhão a jato mais rápido do mundo, capaz de cobrir o quarto-de-milha (402 metros) em apenas 6,5 segundos e atingir mais de 600 km/h. E não estamos falando de um caminhão qualquer, mas de um enorme Perterbilt, um dos mais tradicionais caminhões americanos.

Shockwave usa três motores a jato Pratt & Whitney J34-48, vindos de jatos T-2 Buckeye, que são usados em treinamentos da Marinha dos EUA. Cada um dos motores desenvolve cerca de 12.000 cv em pós-combustão, totalizando por volta de 36.000 cv no caminhão. Com esta potência, Shockwave é detentor do recorde de velocidade para caminhões a jato, sendo capaz de atingir os 605 km/h. Cada puxada consome 680 dos 720 litros de combustível que o caminhão leva em seu tanque.

Shockwave - The Worldst Fastest Jet Powered Truck

O caminhão foi construído em 1984 por um homem chamado Les Shockley, e agora pertence a Neal Darnell, de 64 anos, que também o pilota nas pistas de arrancada. O filho dele, Chris Darnell, deu seu primeiro passeio no caminhão aos sete anos — bem pouca idade para experimentar os 6G  de força na aceleração — e os 9G do impacto da parada, feita com dois para-quedas militares.

Embora tenham contato com Shockwave há mais tempo, pai e filho compraram e reformaram o caminhão em 2012. Neste ano, os dois percorrerão os EUA e o Canadá, passando por vários eventos de arrancada, para comemorar os 30 anos de sua criação. De fato, não conseguimos imaginar uma maneira melhor de celebrar um aniversário tão importante do que rasgar o asfalto com esta besta.

Shockwave - The Worldst Fastest Jet Powered Truck

[ Fotos: Barcroft Media ]

Matérias relacionadas

Nissan está trabalhando em um “carro autolimpante” (ou quase isto)

Dalmo Hernandes

24 Hours of LeMons: os melhores e mais bizarros carros de 2017

Dalmo Hernandes

Um Kart 2.0 turbo de 270 cv é uma nova definição para “cadeira elétrica”

Dalmo Hernandes