FlatOut!
Image default
WTF?

Sim, amigos: isto é um Honda Civic com motor de Fusca na traseira

Você deve imaginar que os fãs do Fusca são bastante radicais quando o assunto é engine swap. O besouro foi feito para ter um motor boxer pendurado na traseira, e é preciso tomar bastante cuidado como que você vai colocar no lugar dele para não ser massacrado pelos puristas. Um motor de Porsche é plenamente aceitável, um boxer Subaru ainda é tolerável e virtualmente todo o resto é visto como heresia. Agora, o que dizer de quem coloca o motor do Fusca em outro carro? E se o carro em questão for um Honda Civic?

“Por que alguém faria isso, FlatOut? Que pergunta é essa?” Então, caro leitor… é que isto aconteceu de verdade. E foi no Brasil.

Não há muito mais informações a respeito, além de um vídeo publicado no dia 1º de dezembro, há exatamente uma semana, no canal do Youtube de um cara chamado Ricardo Bueno. Vamos deixar que as imagens falem por si:

Se fosse uma foto, até daria para dizer que é fake, mas o vídeo não deixa dúvidas: o motor que ficava debaixo do capô já não está lá e, ao abrir o porta-malas, toma-se um susto com o motor do Fusca.

A descrição do vídeo diz que este é um Honda Civic 1998, o que significa que debaixo do capô havia um motor D16 de 1,6 litro com comando simples no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e 127 cv. Agora, só há o conjunto de suspensão, o sistema de direção e um espaço livre onde, futuramente, será instalado um kit GNV – em determinado momento, o cilindro de gás natural é mostrado na tela.

civic-motor-fusca-3

Ricardo, que mora em Santo André/SP, diz que o dono do Civic é seu vizinho, e que não se trata de uma sucata ou algo assim. De acordo com ele, o Civic estava funcionando perfeitamente até apresentar problema no sistema de injeção eletrônica.

Ao fazer um orçamento pelo serviço, o proprietário teria achado o preço pedido alto demais e, por isso, decidiu fazer este “monstro de Frankenstein” (palavras dele). Segundo Ricardo, tanto o motor D16 quanto o câmbio automático de quatro marchas ainda estão jogados no quintal do vizinho, em perfeito estado.

civic-motor-fusca

Sobre o motor de Fusca, nada é dito a respeito do deslocamento ou do ano de fabricação. Dá para ver que foi aberto um buraco no assoalho do porta-malas para acomodá-lo, e que o dono confeccionou um suporte para a bateria logo ao lado. As rodas traseiras estão bem recuadas e a cambagem parece bastante positiva. É certo, portanto, que todo conjunto traseiro do Fusca foi adaptado ao monobloco do Civic, incluindo a caixa manual de quatro marchas.

civic-motor-fusca-2

A caixa de pedais na dianteira parece aproveitar componentes do Civic e do Fusca (a embreagem é fixada por baixo, enquanto os pedais do freio e do acelerador permanecem fixados na parte de cima, como originalmente no Civic), e nota-se um remendo na região do assoalho onde os pedais foram instalados.

No vídeo, é dito que o carro está “quase funcionando”. Em um comentário (que já foi apagado), Ricardo diz que fará outro vídeo assim que o carro estiver andando.

civic-motor-fusca-1

Falando em comentários, os outros usuários do Youtube não foram exatamente gentis: a maioria deles reprovou o projeto. Alguns foram bem hostis, enquanto outros disseram que seria mais fácil instalar um carburador, já que o problema era o preço.

Outros duvidam que o real motivo seja um problema no sistema de injeção, observando que tantas adaptações provavelmente consumiram mais dinheiro e tempo do que o serviço orçado. Além disso, há toda a questão burocrática da coisa, pois o dono certamente terá mais despesas e trabalho para inspecionar, regularizar e documentar o Civic com motor de Fusca na traseira.

Acreditem, estamos com a mesma cara de ponto de interrogação que vocês. E, já que o cara chegou até este ponto, também estamos curiosos para ver como esse carro vai andar.