A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Games Projetos Gringos

Sim, esta imagem bizarra é um screenshot do simulador Assetto Corsa

Assetto Corsa é o mais recente entre os simuladores de ponta para PC — se você é minimamente ligado em games, deve saber que a versão beta já está disponível no Steam desde novembro de 2013. É uma boa oportunidade para acompanhar o a evolução do game e ainda conseguir um desconto de 22% oferecido pela desenvolvedora, a Kunos Simulazioni (quando a versão final for lançada, quem comprou antecipadamente irá recebê-la sem custo adicional).

Mas este post não se trata disso, e sim de outra coisa: MODS! Gamers de PC modificam arquivos de jogos para adicionar gráficos e recursos inexistentes no game original há anos, e Assetto Corsa foi criado pensando nesta comunidade — os desenvolvedores apoiam e até encorajam os gamers a criarem seu próprio conteúdo para ser adicionado ao game, fora todos os carros e pistas licenciados que já estão no game, como a “Ferrari” P4/5 Competizione de Jim Glickenhaus:

Assetto Corsa significa “acerto de pista”, e o simulador honra seu nome permitindo que você realize uma infinidade de acertos ao carro antes colocá-lo na pista. Na verdade, isso é o mínimo que se espera de qualquer simulador — até porque metade da graça está em fuçar em todos os parâmetros do carro — geometria da suspensão, trocar jogos de pneus, modificar o motor — antes de correr com ele.

A diferença é que Assetto Corse foi construído de modo a dar suporte a acertos ao próprio jogo, sendo bastante receptivo a carros, pistas e outros recursos criados pelos jogadores para serem adicionados ao simulador . Este suporte inclui até mesmo linguagens de programação como Python e C++, e estimulou os gamers a “melhorarem” Assetto Corsa logo de cara.

Recentemente, por exemplo, um modder conhecido como “Snoopy” converteu o circuito de Nürburgring Nordschleife de rFactor para Assetto Corsa — uma bela opção para quem não aguenta esperar a versão oficial escaneada a laser, que se juntará a Silverstone, Monza, Imola e outros circuitos licenciados do jogo:

Muito bacana, não é? Agora, mods também permitem que você apronte algumas coisas, digamos… bizarras com o simulador. Por exemplo, que tal colocar a Blue Falcon de F-Zero para correr no Nördschleife? Chega de se preocupar com o Foxhole — ou com qualquer outro trecho da pista, na verdade — para conseguir tempos abaixo de QUATRO MINUTOS nos 20 km do Inferno Verde:

Outros mods são mais lentos — e muito mais engraçados. Por exemplo: não havia razão nenhuma para que a Kunos colocasse o famoso Reliant Robin, com sua solitária roda dianteira, entre os carros do jogo, não é? Pois um modder fez exatamente isso. E ele colocou dezenas de Robins juntos para correr! Ou melhor, tombar:

Fica ainda melhor com o tema de “Carruagens de Fogo” como trilha sonora

Mas não é só isto: há quem modifique Assetto Corsa para torná-lo mais nostálgico. Lembra da Rainbow Road, a pista de Mario Kart 64 que podia causar convulsões? Pois você pode correr nela com um McLaren MP4 em vez dos karts dos personagens mais famosos da Nintendo. E o constraste de informações — dinâmica de pilotagem realista, em uma pista flutuante colorida, com o ronco de um V8 biturbo ao fundo não formam uma combinação muito comum.

Dá até um barato, não dá?

E isto só falando de carros e circuitos. Mas o simulador é flexível a ponto de permitir customizações nos capacetes e até nos rostos dos pilotos:

senna

Mas, como já foi dito, os mods não começaram com Assetto Corsa. Não, senhor! Estamos aguardando ansiosamente a boa vontade de um modder que faça uma conversão do DeLorean de “De Volta Para o Futuro” — como esta, em GTA IV —, para o simulador da Kunos:

Com direito a um Doc Brown ladrão de carros!

E que tal um… cavalo? Imagine-se CAVALGANDO em Spa-Francorchamps ou Laguna Seca com um cavalo de verdade, não um cavallino rampante ou um Mustang…

Falando em cavalo… voltando alguns anos no tempo, dá para colocar um Ford Corcel (ou qualquer outro carro brasileiro) em GTA San Andreas (ou qualquer outro GTA), sabia?

Os games da Rockstar, desenvolvedora da série Grand Theft Auto, são bem receptivos a mods, e Assetto Corsa tem tudo para seguir pelo mesmo caminho. Duvida? Iríamos encerrar este post dizendo que seria legal ver alguns carros e circuitos brasileiros transferidos para o simulador, mas alguém já fez isso: você pode dar uma volta no circuito de Interlagos em 1979:

O site RaceDepartment serve como banco de mods para vários games, e a seção de Assetto Corsa já conta com uma bela coleção — são 48 páginas (e contando!) e dá para perder algumas horas explorando e fazendo downloads. O mod com os rostos e capacetes dos pilotos, por exemplo, pode ser baixado aqui.

Quais são os seus mods favoritos?

[ Sugestão do leitor Kenji Ashimi ]

Matérias relacionadas

Milner LRM-1 é o carro de rali que todo Evoque gostaria de ser

Dalmo Hernandes

Bacon Bike: esta moto está fazendo uma viagem de 3.000 km abastecendo apenas com… bacon!

Leonardo Contesini

Tesouros sobre rodas: os achados mais incríveis do mundo automotivo – Parte 1

Dalmo Hernandes