A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Sim, você quer ver um Lamborghini Murciélago e um Ford Mustang em uma batalha de drift no Japão

Por mais que o drift seja um esporte a motor cada vez mais organizado, com campeonatos importantes sendo disputados no mundo todo, bonito mesmo é ver derrapagens controladas no mundo real. Quer uma prova? Este vídeo, que traz Daigo Saito e Vaughn Gittin Jr, dois dos maiores nomes do dorifuto da atualidade, brincando com seus carros em uma estrada sinuosa nas montanhas. É nada menos que imperdível.

Trata-se de uma produção da Monster Energy, patrocinadora de ambos os pilotos,  dirigida por Luke Huxham. Você já ouviu este nome antes: ele é o cara por trás dos belos vídeos da Motorhead Magazine — como aquele dos protótipos Le Mans de rua, o documentário sobre Morohoshi-San, que dirige seu Lamborghini cheio de neón pelas ruas de Tóquio e o belíssimo Motorhead Hillclimb. Aliás, se quiser, você pode até clicar nos links e revê-los para entrar no clima. A gente espera.

Pronto? Beleza. Pois Luke Huxham foi chamado mais uma vez para produzir um vídeo de drift e, como a gente já esperava, o resultado — um belo curta chamado #BATTLEDRIFT — ficou animal. Duvida? Então assiste aí!

Se sua conexão e sua máquina suportarem, faça um favor a si mesmo e coloque na qualidade máxima

Não é surpresa para ninguém ver o Mustang de Vaughn Gittin Jr junto do Murciélago de Daigo Saito, pois quando mostramos o Lamborghini aqui pela primeira vez, em um vídeo com seus detalhes, o Ford estava na mesma oficina. Ambos os carros com as mesmas cores, e um clima amigável entre os dois pilotos. Imaginamos mesmo que os caras estavam aprontando alguma coisa, e até dissemos que vinha “algo interessante por aí”.

E veio. E o que temos aqui é direto e reto, sem narração, sem história e sem cenas desnecessárias, apenas uma discreta trilha sonora e o ronco de dois monstros preparados para acelerar na Fórmula Drift Americana. E estamos falando de duas máquinas que merecem o máximo respeito. Primeiro, por serem algo diferente do lugar-comum — gravado no Japão, poderíamos esperar que o vídeo estrelasse, digamos, um par de Godzillas (algo que, aliás, já vimos em outro vídeo de Huxham), mas não.

Em vez disso, o que temos é um Lamborghini Murciélago que já foi o carro de uso diário do dono da Liberty Walk, famosa por seus kits widebody com rebites à mostra e um belo visual; e um Ford Mustang 2015 que mostra do que a mais recente e moderna geração do pony car é capaz.

O Murciélago teve seu peso todo aliviado, recebeu suspensão e um sistema de direção feitos sob medida (você sabe o quanto um carro de drift é capaz de esterçar, não é mesmo), foi todo aliviado (com direito aos famosos Daigo holes espalhados pela carroceria). O motor V12 de 6,2 litros e 580 cv foi mantido praticamente original, recebendo apenas novos filtros de ar. O câmbio é original, manual de seis marchas, tendo recebido apenas uma alavanca de engate rápido. Vendo o carro berrar como um maníaco ao deslizar pelo asfalto, fica até difícil acreditar que não há mais pimenta ali.

Diferentemente do carro de Daigo Saito, o Mustang não foi feito para competições — trata-se do carro de demonstração, que está… demonstrando como será o carro que Gittin Jr. usará na Formula D americana na temporada de 2016. E não poderíamos esperar uma demonstração menos incrível, sabendo que debaixo daquele capô há um V8 Ford Aluminator, com bloco de alumínio, comando duplo nos cabeçotes, bielas Manley, pistões forjados Mahle e a capacidade de entregar mais de 500 cv a 7.500 rpm.

Larry_Chen_Speedhunters_Lambo_Mustang_monster_20

Foto: Larry Chen/Speedhunters

O vídeo foi gravado, naturalmente, no Japão. No entanto, se você acha que a equipe foi procurar uma touge nas montanhas, isolada do mundo, você se engana: trata-se de um resort de golfe abandonado, feito para parecer umaantiga vila no interior da Rússia. A parte que parece uma subida de montanha é apenas a estrada que leva até o local, que tem um ar meio pós-apocalíptico com suas construções antigas e entulho espalhado por todos os cantos. O resultado é um contraste bem interessante entre os astros do vídeo e o cenário — ainda que, ao fim do vídeo, a noite caia e tudo mude: Saito e Gittin Jr. acabam encontrando outros carros e até um caminhão Dekotora, com suas típicas luzes e penduricalhos nada discretos.

Larry_Chen_Speedhunters_Lambo_Mustang_monster_55

Foto: Larry Chen/Speedhunters

No fim das contas, a verdade é que não há muito o que dizer — até porque, às vezes, não é necessário ficar elaborando excessivamente sobre algo simples: dois carros rápidos, dois excelentes pilotos, uma estrada cheia de curvas e alguém talentoso com uma câmera na mão, registrando tudo.

Matérias relacionadas

Aumente o som para começar o dia com o hardcore ferrarista em Monza

Leonardo Contesini

Mercedes-AMG GT S vs. Jaguar F-Type Coupe R: qual dos dois é o melhor na estrada e na pista?

Dalmo Hernandes

Invasão Mopar: o ronco ensurdecedor de um Dodge Challenger preparado na Autobahn

Dalmo Hernandes