Edição diária: 17/06/2019
FlatOut!
Image default
Zero a 300

SP terá 1.600 novos agentes credenciados para multar, Nissan Versa ganha versão Nismo e motor três cilindros, Toyo lança sucessor do Proxes R888 e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Mais de 1.600 agentes são credenciados para emitir multas em São Paulo

multa1

Além das centenas de novos radares, o trânsito de São Paulo terá mais 1.600 agentes da guarda civil metropolitana e da Polícia Militar para fiscalizar e multar motoristas infratores. Segundo o telejornal “Bom Dia São Paulo”, os nomes de 1.597 guardas e 100 policiais foram publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo na última terça-feira (6) e poderão aplicar multas ao avistar as infrações.

Esses agentes juntam-se aos outros 2.000 que já aplicam multas na capital paulista — as mais frequentes são excesso de velocidade e desrespeito ao rodízio municipal. A fiscalização por agentes tem a vantagem de flagrar infrações que os radares não conseguem, como os motoristas estacionados em fila dupla ou local proibido, uso de celular ao volante etc. Do total arrecadado com multas em São Paulo, 5% é destinado ao fundo nacional de trânsito e os outros 95% são aplicados em fiscalização e melhorias no trânsito, embora não haja detalhes sobre os investimentos.

 

Nissan Versa ganha versão Nismo e motor três cilindros

27661

A Nissan apresentou na Malásia a versão esportiva do Versa (lá chamado de Almera) feita pela Nismo. Embora o motor tenha permanecido o mesmo 1.5 de 102 cv já oferecido em outros modelos no país asiático (apenas com um novo escape, a Nismo deu um tratamento especial no visual e na dinâmica do sedã compacto.

 

Por fora ele recebe faróis com lentes escurecidas e para-choques com tomadas de ar mais agressivas, spoilers e até uma espécie de difusor traseiro e splitter frontal, todos com detalhes em vermelho. O comportamento dinâmico foi revisto com rodas de 16 polegadas exclusivas da versão, pneus 205/50 e nova suspensão com amortecedores e molas esportivas da própria Nismo. Por dentro o Versa Nismo ganhou volante com acabamento exclusivo, console central com acabamento preto brilhante e sistema multimídia com touchscreen de 6,5 polegadas e GPS.

27662

Enquanto a Nissan apresentava o Versa Nismo na Malásia, o CEO da marca Carlos Ghosn estava no Brasil para o lançamento do novo motor 1.0 flex de três cilindros e 77 cv. Este motor será produzido a partir deste mês no Brasil, e irá estrear junto com o New Versa nacional, que deve ser lançado logo após o carnaval.

 

Toyo lança pneu substituto do Proxes R888

A Toyo apresentou seu novo pneu que substuirá o bem-sucedido Proxes R888 como modelo de alto desempenho da marca. Batizado Proxes R888R, ele foi desenvolvido do zero para ser um pneu ainda melhor que o conceituado R888, famoso por seu desempenho excepcional em pista seca e uma aderência surpreendente no molhado — mesmo sendo praticamente um “slick de rua”.

A necessidade de desenvolvimento de um novo “semi-slick” se deveu a uma nova regulamentação válida desde 1º de novembro de 2014 que tornou praticamente todos os modelos desse tipo ilegais para as ruas. O R888R, contudo, conseguiu ser homologado para uso comum em rua graças ao composto GG do novo pneu, ainda mais aderente que o SG usado no R888 anterior – responsável pela excelente aderência do modelo. O novo Proxes R888R será produzido em 32 tamanhos e terá camadas de rayon na banda de rodagem e malha de aço nos flancos, o que ajuda a obter melhores respostas e feedback.

 

Funcionários da Volkswagen e Mercedes-Benz protestam contra demissões no Brasil

mercedes-Humboldt-d_dc262184-e1420640215627

Além da Volkswagen, quem também precisou demitir funcionários devido à redução na produção de veículos foi a Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo. Cerca de 260 funcionários tiveram seus contratos encerrados e, em protesto contra as demissões, os demais funcionários aprovaram assembleia uma paralisação.

A Mercedes afirmou em nota à imprensa que usou todas as ferramentas legais e negociáveis de flexibilização para preservar os funcionários: licença remunerada, férias coletivas e individuais, bancos de horas, semanas com jornadas de quatro dias, redução de turnos, programa de demissão voluntária, lay-off e interrupção da produção. Mesmo assim, o corte dos funcionários teve de ser feito. A empresa ainda prorrogou o lay-off para 750 funcionários de São Bernardo e  outros 170 em Juiz de Fora/MG até 30 de abril, com custos por conta da empresa.

Enquanto isso, na Volkswagen os trabalhadores iniciaram uma greve contra o desligamento dos 800 funcionários após o retorno das férias. A greve segue por tempo indeterminado. Segundo a Volkswagen, há um excedente de 2.000 trabalhadores no total de 13.000 empregados em São Bernardo do Campo.

 

A tatuagem mais desastrosa da história gearhead

bnizshgaljn4ubasbomu

Gearheads que curtem tattoos tendem a fazer referências ao seu culto motorizado na hora de colocar tinta na pele. Há quem opte pelas flamas típicas dos hot-rods, outros por bielas estilizadas, bandeiras quadriculadas ou até mesmo sua marca favorita. Outros, fãs de motores turbo, decidem tatuar um turbocompressor. Até aí tudo bem… o problema é quando você quer tatuar um turbocompressor sem saber exatamente como se parece um turbocompressor.

Foi exatamente o que aconteceu com este pobre gearhead, que foi ao tatuador, pediu para desenhar um turbo enorme no seu braço e saiu de lá com um… alternador! Sim! O tatuador provavelmente não fazia ideia de como se parecia um turbo e por algum motivo achou que o alternador fosse o que o cara queria. O pior da história é que o cara só descobriu isso quando publicou a foto de sua tatuagem todo orgulhoso em um fórum de internet e foi zoado impiedosamente pela comunidade virtual. E assim, terminamos nosso Zero a 300 de hoje com a lição do dia: quando for fazer uma tatuagem, tenha certeza do que está sendo marcado na sua pele permanentemente.

Matérias relacionadas

Separados no nascimento: cinco famílias de motores que se transformaram em rivais – diretas e indiretas

Leonardo Contesini

Qual a diferença entre powerslide, drift e derrapagem controlada?

Juliano Barata

Suzuki Jimny: a história do mini-Jeep mais popular do planeta

Dalmo Hernandes