Edição diária: 20/06/2019
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Subaru apresenta WRX STi Type RA e BRZ tS (que ainda não ganhou um turbo)

Desde que foi lançado, lá em 2012, o Subaru BRZ (irmão gêmeo do Toyota GT 86) recebe críticas de uma parcela de entusiastas que não aceitam muito bem o fato de ele ter “só” 200 cv – ou 205 cv, com a última atualização. Uma versão STI, com um turbocompressor instalado no boxer de dois litros, é o sonho dourado desta galera.

Por isso, nos últimos dias, todo mundo ficou empolgado quando a Subaru soltou um teaser que mostrava uma asa traseira decorada com o emblema “STI” naquilo que parecia ser a traseira de um BRZ. Será que finalmente a marca japonesa atenderia ao pedido do público?

Agora sabemos que, bem, não exatamente. A Subaru acaba de anunciar o novo BRZ tS e, junto com ele, o WRX STI Type RA. Ambos são versões especiais voltadas para as pistas, mas só o WRX ficou mais potente. Vamos dar uma olhada nos detalhes dos dois lançamentos.

 

Subaru WRX Type RA

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“RA” significa “Record Attempt”, e é uma referência à próxima tentativa da Subaru de estabelecer um recorde em Nürburgring Nordschleife (vamos falar disto mais adiante). Não será a primeira vez que a sigla será utilizada – essa foi em 1989, quando um Subaru Legacy percorreu 100.000 km em 18 dias e ainda atingiu 222 km/h, quebrando o recorde de velocidade e resistência da FIA naquele ano.

O WRX Type RA terá modificações no motor e na suspensão, e ainda será mais leve graças à adoção de fibra de carbono no teto e nos suportes da asa traseira, à eliminação do estepe e ao uso de rodas mais leves da BBS – de 19 polegadas, calçadas com pneus Yokohama Advan Sports de medidas 245/35. As rodas, claro, são douradas.

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O motor continua sendo o boxer de 2,5 litros, porém com 315 cv em vez dos 310 cv do WRX comum – fruto de modificações que incluem a reprogramação na ECU, novos pistões, sistema de escape menos restritivo e de um novo sistema de admissão de ar frio, exclusivo da versão. A transmissão automática de seis velocidades teve a relação da terceira marcha revista e ganhou uma alavanca do tipo short-throw.

Quanto à suspensão, os amortecedores dianteiros são invertidos (o que os torna mais resistentes a dobras quando funcionam no limite), enquanto os traseiros foram recalibrados. O sistema Vehicle Dynamics Control (VDC) teve o sistema de controle de estabilidade reprogramado, e os freios Brembo ganharam pinças de seis pistões na dianteira e de pistões duplos na traseira, com acabamento prateado, e os discos agora são perfurados para dissipar melhor o calor das frenagens.

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Mas estas são as modificações que não se vê. O WRX STI Type RA tem detalhes em vermelho “Cherry Blossom Red” na grade dianteira e na moldura do para-choque traseiro. O novo spoiler do tipo lip na dianteira, de acordo a Subaru, ajuda na estabilidade direcional em altas velocidades, enquanto os espelhos, a antena “barbatana de tubarão” e os emblemas STI nos para-lamas agora são pretos. Já a tampa traseira recebeu um emblema “Type RA”.

Do lado de dentro, os cintos de segurança vermelho combinam com os detalhes dos bancos Recaro, que trazem o logo “STI” bordado nos encostos de cabeça. O volante é de Ultrasuede (outro nome para a Alcantara), e o botão da buzina tem acabamento preto brilhante com o emblema “STI”. Por fim, um botão de partida no motor e sistema de acesso Keyless são de série. Serão fabricados 500 exemplares do Subaru WRX STI Type RA, todos numerados com plaqueta de identificação no console central.

O carro que tentará quebrar o recorde para sedãs em Nürburgring é  WRX STI Type RA NBR Special, que irá até o Inferno Verde mais perto do fim do ano.

Como dá para ver no vídeo, não se trata de um carro de rua: os apêndices aerodinâmicos são maiores, a suspensão é consideravelmente mais baixa, os pneus são slicks e o interior é totalmente aliviado, com direito a gaiola de proteção completa.

 

Subaru BRZ tS

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Também não será a primeira vez que a Subaru dará o sobrenome “tS” (“tuned by STI”) ao BRZ: no Japão, a versão com componentes STI já existe desde 2014. O carro apresentado pela Subaru é uma atualização do modelo, que agora será oferecido também no resto do mundo.

Logo de cara a Subaru deixa claro que não instalou um turbo no motor, mas que isto não significa que as alterações no carro não são profundas. O carro recebeu novos amortecedores e molas Sachs na dianteira e na traseira, barras anti-torção ajustáveis no cofre do motor e reforços estruturais no monobloco e no subchassi.

Pela primeira vez com o tS 2018 o BRZ virá com rodas de 18 polegadas  da STI de fábrica, calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4 de medidas 215/40. Os freios são da Brembo, nas quatro rodas.

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A asa traseira de fibra de carbono é o grande destaque do lado de fora – manualmente ajustável, ela permite que piloto otimize o downforce sobre a parte de trás do carro de acordo com a necessidade. Foram adotados também novos spoiler dianteiro, saias laterais e difusor traseiro.

O BRZ tS também traz os detalhes vermelhos em volta da grade e do para-choque traseiro, além de emblemas especiais, espelhos e antena pintados de preto brilhante. As luzes de neblina foram eliminadas, e deram lugar a coberturas plásticas com o logo STI.

Por dentro, couro preto e revestimento de Ultrasuede contrastam com os detalhes em vermelho no painel, nos revestimentos das portas, no volante e nos bancos, que têm o emblema “tS” bordado no encosto de cabeça, além do cinto de segurança vermelho.

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Ambos os carros serão vendidos nas cores azul “WR Blue Pearl”, preto “Crystal Black Silica” e branco “Crystal White Pearl”, e chegarão às lojas dos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2018.

Preços e demais especificações técnicas ainda não foram revelados, mas ao menos a Subaru já acabou com o mistério.

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