A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Svempas Chimera: um monstro V8 com seis turbos e 2.200 cv!

Da mesma forma que somos entusiastas de carros, existem os entusiastas de caminhões. Como, no fim das contas, somos todos obcecados por qualquer coisa que tenha rodas e um motor, nada mais justo que falarmos deste caminhão monstruoso — no sentido mais amplo da palavra: o Svempas Scania Chimera, que tem pneus slick, suspensão duplo-A e um motor V8 com seis turbos e quase 1.500 cv!

Se você decidir visitar o site da companhia sueca Svempas, verá que ele não é atualizado desde 2009 — talvez porque, nos últimos cinco anos, eles tenham decidido se focar totalmente em modificar e preparar show trucks — caminhões modificados com nova aparência, motores mais potentes e novos equipamentos. Em outras palavras, é tuning de caminhões.

scania chimera (7)

Fundada por Sven-Erik “Svempa” Bergendahl, que customiza caminhões desde a década de 70, a Svempas especializou-se nos caminhões da Scania e tornou-se quase a customizadora “oficial” dos caminhões da empresa sueca — sempre que a Svempas cria um novo caminhão, ele é divulgado pela Scania e é admirado por fãs dos brutos do mundo inteiro. E a mais recente criação dos caras é também a que mais se aproxima do universo dos gearheads: o Svempas Chimera.

Na mitologia grega, uma Quimera é uma criatura de três cabeças — de leão, dragão e bode, com uma cobra no lugar da cauda, e é capaz de soltar fogo pelas narinas.

scania chimera (5)

O Svempas Chimera não tem narinas, mas duvidamos que ele não cuspa fogo: o caminhão, cujas proporções lembram bastante as de um Fórmula Truck, é movido por um V8 Scania de 16,4 litros (1.000 pol³) que, originalmente, entrega 730 cv. Contudo, com a adição de nada menos que SEIS turbocompressores, a potência aumentou para 1.480 cv em uma calibragem conservadora. Com um aumento de pressão nas turbinas, o número pode chegar a 2.220 cv!

O resultado? Um caminhão capaz de chegar aos 100 km/h em algo entre 4,6 e cinco segundos, mesmo pesando 4.780 kg. O motor é instalado em posição central-traseira no chassi do caminhão e fica exposto — exibindo orgulhosamente seu sistema de escape direto 8×4, feito sob medida em aço inox — que lembra muito o escape de alguns carros de Fórmula 1 da década de 60, como a Ferrari 312 de 1966, que ficou famosa por vencer em Spa-Francorchamps nas mãos de John Surtees…

scania chimera (3)

… ou o Eagle Mk1, que também venceu em Spa, porém em 1967, sob o comando de Dan Gurney.

scania chimera (4)

Mas as semelhanças com bólidos de F1 não param no escapamento. Na foto de abertura a primeira coisa que você deve ter notado foram os pneus slick. Finja que aquele eixo rígido com diferencial gigantesco não está ali e imediatamente seu cérebro associará a traseira com a de um carro de corrida. A suspensão dianteira usa um sistema de braços do tipo wishbone com amortecedores duplos em cada lado.

scania chimera (2)

Quanto ao visual, o designer da Svempas Jan Richter diz que a proposta inicial era algo retrô, mas no fim das contas a equipe decidiu-se por uma abordagem futurista, partindo da atual linguagem de design da Scania e adicionando novos elementos. O desenvolvimento do Chimera levou cinco anos, e o projeto foi concluído no início do mês de junho.

Desde então, o Chimera esteve em exposições temáticas por toda a Europa, começando pelo Interlaken Trucker Fest, na Suécia, e continuará passando pelas principais feiras de transporte do Velho Continente pelo menos até outubro — quando estará nas Le Mans 24 Heures Camions, em La Sarthe. Isto mesmo, 24 Horas de Le Mans para caminhões!

scania chimera (6)

Ah, e se você ficou curioso sobre as Le Mans 24 Heures Camions, dá só uma olhada neste vídeo:

Faríamos qualquer coisa para ver o Chimera no meio destes pesos-pesados…

Matérias relacionadas

Estes cockpits clássicos são como máquinas do tempo para simuladores

Leonardo Contesini

R$ 30.000 por dia: é o preço para alugar o motorhome de Jenson Button

Dalmo Hernandes

Você moraria em uma garagem de luxo com espaço para 25 carros? Por R$ 33 milhões você pode!

Dalmo Hernandes