A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos Projetos Gringos

Swincar: um carro elétrico que é meio aranha, meio off-roader e totalmente incrível

Qual é o melhor veículo para encarar uma trilha? Um Land Rover Defender ou um Jeep Willys? Ou talvez você seja daqueles que preferem uma moto trail ou um quadriciclo… o fato é que uma empresa francesa desenvolveu algo totalmente diferente de qualquer off roader que você já tenha visto: o Swincar, um pequeno carro com um motor elétrico em cada roda e uma suspensão bem diferente que o faz parecer uma aranha mecânica. Uma aranha capaz de transpor obstáculos impressionantes para seu tamanho diminuto. E parece divertido!

O Swincar vem sendo desenvolvido há alguns anos pela Mecanroc, que fica em Allan, na França. De acordo com a descrição em seu site, a Mecanroc é especializada em “produtos e tecnologias inovadores”, e o Swincar é seu último projeto. Trata-se de um veículo off-road para lazer feito  para enfrentar obstáculos da forma mais eficiente e, acredite, confortável possível — tudo graças ao efeito pêndulo e ao seu engenhoso sistema de suspensão independente nas quatro rodas.

Agora, o Swincar é o tipo de coisa que você não entende com explicações. É preciso vê-lo em ação, como no vídeo abaixo:

Ao olhar para o Swincar, a impressão que se tem é a de estar diante de um daqueles brinquedos de nicho feitos para gente grande. E, bem, ele não é muito diferente disto, mesmo. Não é possível encarar trilhas longas com ele, pois sua autonomia com uma carga é de quatro horas, mas o que ele faz durante estas quatro horas é o que impressiona.

swincar (12)

É possível escalar paredões com até 50° de inclinação, passar sobre pedras mais altas que o veículo, andar com as rodas em dois níveis diferentes (como, por exemplo, no leito seco de um córrego) e todas aquelas manobras que estamos acostumados a ver executadas por quadriciclos, motos e jipes preprados. Claro, tudo de forma mais silenciosa e lúdica. Para divertir, mesmo.

O segredo está no sistema de suspensão. O Swincar é composto por uma estrutura tubular de alumínio onde ficam o cockpit, os controles e as baterias. Em cada uma das extremidades há um eixo transversal, e nas pontas de cada eixo ficam os braços articulados da suspensão. O detalhe é que os pontos de fixação ficam acima do centro de gravidade, permitindo que o cockpit balance como um pêndulo e compense a inclinação das rodas.

swincar (2) swincar (3)

Além de garantir grande amplitude de movimentos, estabilidade e conforto, cada uma das rodas é ligada ao eixo por um braço longitudinal que permite movimentos independentes e um curso generoso. Não há qualquer tipo de atuação eletrônica ou mecânica ativa: é tudo passivo, motivado pela força da gravidade e pela inércia.

swincar (11)swincar (4) swincar (10)

Os motores elétricos em cada uma das rodas (que se parecem muito com rodas de bicicleta) garantem tração integral a todo instante, e podem ser ativados por um pedal de aceleração ou uma manopla próxima ao volante. Cada um dos motores é capaz de gerar 8,7 mkgf de torque. São 34,8 mkgf de torque, no total. Para um veículo leve, com capacidade para apenas uma pessoa, nos parece suficiente.

De acordo com a Mecanroc, a velocidade máxima do Swincar fica entre 20 km/h e 40 km/h, “dependendo do uso e da configuração”. O veículo é movido por baterias de íon de lítio que ficam posicionadas sob os pés do motorista (abaixando o centro de gravidade) e levam duas horas para carregar em uma estação de recarga rápida.

swincar (6)

A gente adoraria passar um tempo ao volante desta invenção bem curiosa, e tudo indica que isto será possível em breve: o Swincar acabou de passar da fase de protótipo, e agora os caras por trás do projeto estão procurando investidores para iniciar a produção em série. Coloque um motor mais potente, legalize o bicho para as ruas e nos considere conquistados.

 

Matérias relacionadas

Volkswagen Up! nacional leva nota máxima em crash test do Latin NCAP

Dalmo Hernandes

Hellcat: é hora de ouvir o ronco infernal do V8 de mais de 600 cv do novo Dodge Challenger!

Dalmo Hernandes

Mini JCW Concept promete apimentar a nova geração do modelo

Dalmo Hernandes