A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos

Techno Classica 2017: o que rolou no maior evento de clássicos da Alemanha

Quando se trata de eventos que celebram os maiores clássicos do planeta, logo pensamos nos encontros de Goodwood, no Reino Unido. No entanto, há outro evento alemão de extrema importância para a cena mundial dos carros antigos: o Techno Classica, que acontece todos os anos na cidade de Essen, na Alemanha.

Embora sejam eventos de naturezas diferentes, a relevância do Techno-Classica é comparável à de Goodwood. No Reino Unido, o mote é homenagear os clássicos das pistas com leilões e corridas históricas, enquanto o Techno Classica é como um grande salão de carros antigos, conceitos do passado e clássicos à venda, alguns com elevado potencial de valorização. E o nível dos automóveis é altíssimo.

Comparado aos dos eventos de Goodwood, porém, o Techno Classica definitivamente não tem a mesma exposição. Os grandes veículos da imprensa automotiva não costumam fazer coberturas detalhadas ou vídeos bacanas. É preciso cavar um pouco mais, mas os tesouros que se encontra compensam o trabalho.

Claro, isto não significa que o evento é ignorado pelas fabricantes. A Lamborghini, que nem é alemã, levou a Essen um estande de seu PoloStorico, o programa de restauração oficial da companhia de Sant’Agata Bolognese (falamos sobre ele aqui), que expôs dois modelos: um Lamborghini Miura P400 SV, de 1971, o segundo exemplar do tipo restaurado pelo departamento; e o chassi tubular “space frame” do Lamborghini Countach LP400 Periscopica 1976, pertencente à primeira leva do supercarro.

Lamborghini photo at LamboCARS.com

 

A BMW, por sua vez, é alemã da gema, e levou uma pequena coleção de carros que representam inovações tecnológicas da história da marca. O destaque foi a Série 7, que teve cinco exemplares expostos: um exemplar da segunda geração estilizado por Karl Lagerfeld, o modelo “controlado por smartphone” de “007 – O Amanhã Nunca Morre”, o protótipo Goldfish com seu motor de 16 cilindros (leia mais aqui), o 750iL 1987, que foi o primeiro BMW V12 produzido em série desde a Segunda Guerra, e seu atual topo-de-linha, o 760Li xDrive.

20_Techno_Classica

A marca ainda levou um 328 dos anos 1930, um Z1 impecável, comemorando três décadas do início de seu projeto, um M1, um roadster 507 dos anos 1950, um 2002ti, e um E21 do Grupo 2.

A Jaguar, como já mencionamos há alguns dias, aproveitou o evento para apresentar seu programa de restauração para o E-Type, o Reborn – que, em essência, reconstrói tudo o que for necessário para deixar o carro tão bom quanto, ou até melhor do que quando era zero-quilômetro.

33535380710_ca5d952eac_k

O Mercedes-Benz 190E Cosworth usado por Ayrton Senna em 1984

Outras fabricantes, como a Opel e a Mercedes-Benz, também aproveitaram para mostrar alguns de seus ícones perfeitamente preservados – algumas delas, aproveitando para mostrar também seus modelos atuais.

33938360755_88f199aec0_k

O estande da Volks: Bentley, Golf Rallye e uma Brasilia

A Porsche foi ao evento como parte do estande da Volkswagen, e levou consigo a história de seu primeiro grand tourer, o Porsche 928, quem 2017 completa 40 anos de existência. A fabricante de Stuttgart também apresentou um Porsche 911 1966 restaurado nos mínimos detalhes.

As grandes atrações, porém, são os estandes das revendas de clássicos, que sempre levam o que há de melhor disponível em seu portifólio. São carros de todas as eras, origens e categorias, todos à espera de potenciais compradores. No total, mais de 2.500 carros de mais de 1.500 empresas diferentes, entre fabricantes, oficinas e concessionárias, foram exibidos no recinto de exposições de Essen.

Com tanta coisa bacana, cabe uma crítica: os próprios organizadores parecem não se importar muito com a divulgação do mesmo – até agora, o site da Techno Classica não publicou sequer um release da edição de 2017, ou uma galeria de fotos. O evento terminou no último domingo. Já dava tempo de ter preparado alguma coisa, não?

De qualquer forma, nós conseguimos encontrar material bem interessante pesquisando pela web. Fique, abaixo, com algumas fotos e vídeos e comentários a respeito das atrações do Techno Classica 2017. É carporn de primeira!

33889790225_e1bb6a6b8c_k 33889788915_40c6857412_k 33889787975_4d10f9e67e_k 33889784975_a0cf35df7c_z 33889783475_8695a3915e_k 33889780815_0e071d119d_k 33504919440_f5f2ea311b_k 33848794656_06e8986e4b_k 33076248473_02825b0c01_k

Fotos: mark his view/Flickr

03_Techno_Classica 04_Techno_Classica 05_Techno_Classica 06_Techno_Classica 07_Techno_Classica 06_Techno_Classica (1) 09_Techno_Classica 12_Techno_Classica 18_Techno_Classica 21_Techno_Classica 22_Techno_Classica

Fotos: Motoring Research

33918933885_fe79bdd9ff_o 33762150842_2e8dd117d9_o 33762119192_efccaa04f6_b 33533918700_8bfd6534b9_o 33106113503_6d7934b855_o 33918847865_b511ea87b3_o 33918797425_4ed1e6b6b5_o 33106036763_b6f7328197_b 33106028483_351b3ee2ee_o 33877776886_d79af7c86c_o 33075121864_42948f507f_o 33075152354_360d445ecd_o 33105888023_3940d47ceb_o 33788968021_ab9169d971_o 33789003131_6967f6a172_o 33761863772_ced50a2e1a_o 33533610160_171670ff05_o 33075054494_47b510a08c_o 33918567945_7a7443f61a_o 33105797013_c64cb14b14_o

Foto: News d’Anciennes/Flickr

33899341236_35dcdfcddf_k 33938360755_88f199aec0_k 33858769226_17eaea6631_k 33875443226_4d07f013da_k 33165679543_2951bf028f_k 33606839090_5a8b10e325_k

Fotos: Perico001/Flickr

Matérias relacionadas

Nissan Skyline GT-R de Paul Walker em Velozes e Furiosos 4 está à venda

Leonardo Contesini

A história do Probe 16, o Durango 95 de “Laranja Mecânica”

Dalmo Hernandes

Uma breve história de (quase) todos os hot hatches da Fiat

Dalmo Hernandes