A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

The Grand Tour: por questões legais o novo programa de Clarkson, Hammond e May será totalmente diferente de Top Gear

The Grand Tour, o novo programa do ex-trio de Top Gear, deverá estrear até o mês de novembro. Sabe o que isto significa? Que estamos cada vez mais perto de assistir àquele que, para muitos fãs, será o verdadeiro “novo Top Gear“. Acontece que, bem, o programa também será completamente diferente de Top Gear.

Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May têm nos deixando ansiosos, revelando detalhes de The Grand Tour aos poucos. Até agora, sabemos que serão, de início, três temporadas com oito epidódios de 70 minutos cada um. E sabemos também que a primeira temporada já foi 90% gravada, e que muito provavelmente o primeiro episódio será na África do Sul. Afinal,  The Grand Tour será um programa itinerante – e a “tenda” montada para receber o público, ao que parece, é mais luxuosa que o antigo cenário.

the-grand-tour (1)

Tenda onde foi instalado o cenário de “The Grand Tour” em Joanesburgo, África do Sul

Agora, o produtor Andy Wilman – que acompanhou o trio em sua saída da BBC – revelou novos detalhes sobre The Grand Tour. Em uma entrevista recente para o Festival Internacional de Televisão de Edimburgo, Wilman disse que, por questões legais, o programa não terá uma pista de testes (e muito menos um Stig), nem uma seção de notícias chamada “The News”. E que até algumas frases ditas pelo trio em Top Gear foram vetadas na nova empreitada.

the-grand-tour (4)

Na entrevista, Andy diz que as instruções foram dadas pelo time de advogados do Amazon Prime, serviço de streaming onde será exibido o programa, a fim de evitar possíveis processos por parte da BBC. Desse modo, qualquer coisa que possa lembrar vagamente alguma característica de Top Gear será evitada.

Wilman diz que a reunião com os advogados foi “hilária”, e que os advogados chegaram a discutir se a BBC pode processá-los caso James May diga “oh cock” (algo como “ai, c*r*lho”, em bom português), uma de suas frases mais famosas em Top Gear.

Foi ficando cada vez mais engraçado. Fomos para a Namíbia para gravar um quadro. Então, os advogados chegaram com um quadro que fizemos para o Top Gear na Botsuana. Eles examinaram tudo e disseram “tem uma cena no Top Gear em que vocês estão no meio do Delta do Okavango e dizem ‘esta paisagem é linda’, então não façam isto de novo”.

Por isso, no deserto da Namíbia, tivemos que dizer “por questões legais, esta paisagem é uma m*rda”.

Wilman diz também que o programa não terá uma pista de testes com um Stig para ver qual é o carro mais rápido, mas que eles ainda testarão carros. E que o cenário até poderá ter um mural com os nomes dos carros testados e seus tempos de volta, mas que estes não poderão ser escritos à mão, como era em Top Gear. E, como já dissemos, a seção de notícias não poderá se chamar “The News”.

the-grand-tour (2)

De qualquer forma, sabemos que os caras conseguiram contornar esta situação, pois as gravações já estão quase concluídas.

Wilman ainda finalizou dizendo que espera que ver a segunda temporada de The Grand Tour seja exibida em um canal de TV tradicional. Por outro lado, ele também acredita que nem deveria estar fazendo outro programa – para Wilman, apesar da relação conturbada do produtor e do trio com a BBC, a emissora não deveria ter demitido Jeremy Clarkson, e sim o multado.

the-grand-tour (3)

É verdade que daria bem menos trabalho à equipe, e ainda teríamos nosso bom e velho Top Gear. Mas o que está feito está feito e não tem volta. Agora só nos resta aguardar a estreia de The Grand Tour. E esperamos uma bela dose de ironia na hora de lidar com todas as “semelhanças” entre os dois programas, fora a óbvia presença de Clarkson, Hammond e May.

Matérias relacionadas

Juiz é flagrado dirigindo Porsche Cayenne apreendido de Eike Batista – e não era o único carro sendo usado

Leonardo Contesini

Volkswagen já está testando o up! reestilizado no Brasil

Leonardo Contesini

EcoSport ganha cara nova, novo interior e perde estepe na traseira nos EUA

Leonardo Contesini