a revelaçao do lamborghini asterion no salao de paris levantou a questao sera que a marca de sant agata bolognese vai mesmo fazer um hipercarro hibrido e dificil responder a esta pergunta porque embora o asterion pareça pronto para as ruas a marca nao disse nada a respeito de transforma lo em um carro de produçao e nao e a primeira vez que isto acontece ao longo de sua historia a lamborghini ja apresentou alguns conceitos bem plausiveis mas que por uma ou outra razoes jamais foram produzidos em serie alguns deles ate nos deixam coçando a cabeça como e que esse carro nunca foi parar nas ruas para provar nosso ponto selecionamos alguns deles sobre os quais vamos falar agora lamborghini marzal 1967 o marzal e o conceito mais antigo a figurar nesta lista — foi apresentado em 1967 no salao de genebra ele nasceu quando ferruccio lamborghini decidiu que a linha da marca precisava de mais um modelo alem do miura e do 400 gt — o primeiro foi o classico supercarro com motor v12 e linhas gloriosamente atraentes e o segundo era uma evoluçao direta do 350gt o primeiro carro a usar a marca lamborghini na historia ferruccio encomendou um grand tourer de quatro lugares a marcello gandini do estudio bertone que tambem havia projetado o miura e o designer decidiu que usaria uma abordagem bem diferente desta vez ainda que fosse feito sobre a plataforma do miura alargada em o marzal — batizado claro em homenagem a uma raça de touros — tinha linhas retas um capo bem destacado do resto da carroceria e portas asa de gaivota que alem de ter enormes janelas eram feitas de vidro ate a soleira bem como o teto o resultado era um habitaculo bastante arejado e iluminado um elemento marcante no design do marzal era o hexagono que aparecia por todo o carro do painel a cobertura do motor [gallery columns= 4 link= file ids= 24094 24102 24103 24104 ] alias o motor era um seis em linha de dois litros e 175 cv — em essencia metade do v12 4 0 do miura com exceçao das portas de vidro o marzal parecia pronto para ser produzido mas ferruccio vetou o projeto — dizem que por preocupaçao com a privacidade dos ocupantes citando as pernas das mulheres a mostra como exemplo se isto e verdade nao se sabe mas o fato e que o lamborghini espada lançada no ano seguinte lembra bastante o marzal em silhueta e proporçoes contudo seu motor e um v12 de quatro litros montado na dianteira lamborghini bravo 1974 no inicio da historia da lamborghini seus modelos tiveram vida curta o urraco foi o lambo de entrada apresentado em 1970 mas so começou a ser vendido em 1973 e no ano seguinte a marca ja pensava em um substituto — e o bravo que foi mostrado no salao de turim de 1974 era a proposta de marcello gandini naturalmente era bastante influenciado pelo countach em seu formato de cunha e na disposiçao das janelas [gallery columns= 4 link= file ids= 24098 24097 24096 24100 ] o conceito era um prototipo funcional movido por um v8 de tres litros e 300 cv e passou por mais de 270 mil km de testes ao volante antes de ser levado para o museu da bertone quando a lamborghini decidiu que nao o produziria a bertone se voltou para a fiat que ate considerou produzi lo para ficar acima do esportivo x1/9 a fiat acabou desistindo da ideia e o bravo foi levado para o museu da bertone onde ficou em exposiçao ate 2011 quando foi arrematado em um leilao durante o concorso d eleganza villa d este ao menos as rodas dele foram produzidas e ate se tornaram parte da identidade visual da lambo lamborghini cala 1995 no fim dos anos 1980 o jalpa ja estava bem defasado — afinal ele era derivado do urraco lançado em 1974 — e por esta razao a lamborghini decidiu que ele precisava de um sucessor em vez do estudio bertone porem a lamborghini procurou a italdesign de giorgetto giugiaro e foi ele o projetista do cala se a lamborghini estivesse em boa situaçao financeira talvez o cala tivesse sido lançado mas a verdade e que ele estava condenado desde o inicio o jalpa foi descontinuado em 1988 sob o dominio da chrysler mas so em 1994 com a lamborghini ja nas maos da companhia indonesia megatech que o cala começou a tomar forma ele foi apresentado no salao de genebra de 1995 e com um v10 montado em posiçao longitudinal era totalmente funcional contudo a compra da lamborghini pela audi em 1998 acabou levando ao cancelamento do projeto que deu lugar ao lamborghini gallardo lançado em 2003 e possivel ver certa semelhança entre os dois carros especialmente nos elementos da dianteira e na configuraçao mecanica — o gallardo tambem tinha um v10 longitudinal e tornou se o lamborghini mais bem sucedido da historia poderia ter sido do cala em seu lugar mas pelo menos ele e um dos carros mais lembrados de need for speed ii [youtube id= 39j1mq2 bc0 width= 620 height= 350 ] lamborghini canto 1997 o diablo substituiu o countach em 1990 mas a lamborghini nao queria que como seu antecessor ele durasse mais de dez anos em produçao por isso em 1997 a marca começou a estudar possiveis substitutos para seu entao topo de linha entre eles estava o p147 canto ou simplesmente canto projetado pelo estudio zagato feito sobre a base do diablo o prototipo do canto usava originalmente o motor v12 de 5 7 litros e 517 cv do diablo sv pesando menos de 1 000 kg estima se que a primeira versao do canto era capaz de ultrapassar os 350 km/h contudo seu design foi rejeitado pelos executivos que o julgavam exotico e datado demais para 1999 a zagato apresentou uma versao renovada do conceito a que voce ve nas fotos dotada de um v12 de seis litros e 640 cv mas este tinha problemas de superaquecimento antes que a zagato pudesse aperfeiçoar o conceito mais uma vez a lamborghini decidiu procurar o estudio bertone para projetar aquele que se tornaria o lamborghini murcielago lamborghini concept s 2005 falando em gallardo o lamborghini concept s de 2005 foi baseado nele de autoria do belga luc donckerwolke o concept s e uma reinterpretaçao dos speedsters de um so lugar das decadas de 1950 e 1960 mas em vez da configuraçao tradicional o concept s tinha dois cockpits separados cada um com seu para brisa e o vao entre os dois lugares direcionava ar para o motor — um v10 de cinco litros como no gallardo — alem de melhorar o fluxo aerodinamico foram feitos dois carros um deles sem motor para ficar exposto no museu da lamborghini e outro funcional que estreou em pebble beach naquele ano e segundo consta ainda esta em algum lugar pela fabrica em sant agata na epoca boatos disseram que a lamborghini faria do concept s uma serie limitada a 100 unidades mas decidiu se por mante lo como um exercicio de design lamborghini miura concept 2006 em 2006 a lamborghini apresentou o miura concept no salao de detroit comemorando os 40 anos da estreia do miura original em 1966 no salao de genebra a epoca o design automotivo retro estava no auge e o miura concept foi um dos que melhor demonstraram esta tendencia projetado por walter de silva o conceito lembrava muito o carro original sem parecer datado assim como o ford gt mas sua plataforma e mecanica vinham do murcielago — ou seja ele tinha um v12 de 6 5 litros e 640 cv e o tipo de carro que nos deixa com saudade de algo que nao aconteceu — voce nao deseja com todas as suas forças que a lamborghini tivesse colocado este carro nas ruas mesmo que em uma ediçao limitadissma pois jamais aconteceria o stephan winkelmann ceo da lamborghini disse que o miura concept foi uma celebraçao da nossa historia mas a lamborghini pensa no futuro design retro nao e a razao para estarmos aqui entao nao vamos produzir o miura finito lamborghini estoque 2008 um seda de quatro portas sim foi exatamente isto que a lamborghini apresentou no salao de paris em 2008 la se vao seis anos o estoque primeiro lambo de motor dianteiro desde o lm002 descontinuado em 1993 seu nome seguindo a tradiçao da lamborghini tem a ver com touros estoque e o nome da espada usada pelos matadores nas touradas com o motor v10 de 5 2 litros do gallardo na dianteira o estoque esteve bem proximo da produçao — ou ao menos foi o que boatos que começaram em março de 2009 disseram e continuam ate hoje — ha algumas semanas quando a lamborghini disse que preparava uma surpresa para paris em 2014 muito especulou se se nao seria uma versao atualizada do estoque o fato e que a lamborghini nao desistiu de lançar um carro de quatro portas mas stephan winkelmann ja disse que nao sera o estoque e sim o urus — ou qualquer que seja o nome definitivo que o novo suv da marca ira adotar
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