A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Toyota Etios ganha novos motores e painel renovado, Mini Rocketman será produzido, o encontro de clássicos em Águas de Lindoia e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Toyota Etios ganha novos motores e painel renovado

etios-2017-18-e1461098397130-740x383

Desde seu lançamento em 2012, o Toyota Etios nunca fui uma unanimidade no mercado, diferentemente de seu irmão maior, o Corolla. Motivos não faltaram: além do visual controverso e sem inspiração, o modelo também tinha uma ergonomia questionável, que abalava até mesmo sua racionalidade — seu principal atributo. Aos poucos, contudo, a Toyota foi modificando o carro, e nesta semana está lançando a mudança mais significativa do modelo até agora.

Toyota-Etios-2017-5-740x494

O visual continua o mesmo — somente as rodas mudaram —, mas ele agora ganhou um novo quadro de instrumentos, mais refinado e legível, e novos motores mais potentes e produzidos no Brasil. Embora o painel continue um tanto desajeitado, o quadro de instrumentos agora é totalmente digital — uma dela TFT de 4,2 polegadas com velocímetro, marcador de combustível e hodômetro na esquerda, e conta-giros em escala, computador de bordo e termômetro do motor no lado direito. O novo quadro, batizado Toyota Smart Screen, soluciona o visual datado e a fraca legibilidade do quadro antigo, que usava instrumentos convencionais com ponteiros.

Toyota-Etios-2017-13-740x410

Os motores 1.3 e 1.5 agora são produzidos no Brasil. O 1.3 agora tem 98 cv (com etanol) a 5.600 rpm e 12,8 mkgf a 4.000 rpm, enquanto o 1.5 tem 107 cv e 14,4 mkgf nas mesmas rotações que o 1.3. Ambos têm 16 válvulas com comando duplo variável (Dual VVT-i), e podem ser combinados a duas novas transmissões: um manual de seis marchas e um automático de quatro marchas. No primeiro, a embreagem passou a ter acionamento hidráulico no lugar dos cabos.

Toyota-Etios-2017-6-740x441

Os preços partem de R$ 44.000 no Etios hatch X 1.3 manual, e podem chegar a R$ 60.900 no Etios hatch cross automático. Desde sua versão básica o Etios traz ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas com telecomando na chave, vidros elétricos nas quatro portas, além dos obrigatórios airbags duplos e ABS. O sistema multimídia das fotos acima está disponível apenas a partir da versão XLS 1.5, que parte de R$ 51.700.

 

Encontro Brasileiro de Autos Antigos chega à sua terceira edição

lindoia2015-julianobarata-69

Nesta semana começa a terceira edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos na tradicional Águas de Lindoia, em São Paulo. O evento começará nesta quinta-feira, 21, feriado de Tiradentes e se estende até o domingo.

Como de praxe, haverá a exposição dos veículos a partir da manhã de quinta-feira (21), shows musicais, workshops, expositores de produtos e serviços e uma conversa com grandes nomes do automobilismo e antigomobilismo brasileiro, além da premiação aos melhores carros do encontro. O evento acontecerá na Praça Adhemar de Barros, no centro de Águas de Lindoia, e a entrada, como sempre, será gratuita. Para mais informações, visite a fanpage do encontro no Facebook – e não deixe de conferir também nossa mega-galeria da edição de 2015. 

 

Mini planeja colocar Rocketman em produção

MINI-RocketMan-Superleggera-1

Depois dos rumores de que a Mini está planejando um sedã, parece que a marca também pretende lançar mais dois modelos inéditos — ou quase isso. Você talvez lembre o Mini Rocketman, um conceito que a marca apresentou em 2011 e que era verdadeiramente um compacto com seus 3,2 metros de comprimento.

MINI-RocketMan-Superleggera-2

Ele acabou engavetado por não ter uma plataforma adequada e viável para sua produção, mas agora pode estar voltando para o topo da mesa, segundo uma entrevista do chefe de produto da marca, Ralph Mahler, aos britânicos da Autocar.  A novidade, desta vez, é que o Mini Rocketman pode ser um modelo totalmente elétrico, em vez de um legítimo pocket rocket a gasolina.

MINI-RocketMan-Superleggera-4

Outro modelo é o roadster Superleggera Vision, que também foi apresentado há alguns anos em forma de conceito, mas nunca chegou a linha de produção. Mahler também falou dele, mas a possibilidade do roadster ser produzido é um pouco mais remota. Segundo o executivo, o mercado de roadsters está diminuindo e é um desafio produzir um modelo como o Superleggera de forma viável. Assim, ele está sendo considerado, mas ainda não há uma definição sobre o modelo.

 

Jaguar voltará a usar motores seis-em-linha

0jaguar-xe-brasil-evento001

Atualmente se você quiser um Jag com um tradicional motor seis-cilindros, só poderá tê-los dispostos em V. Na verdade, as coisas vêm sendo assim desde o fim dos anos 1990, quando a marca passou a adotar a atual família de motores. Agora, com a necessidade de modernizar seus powertrains, a Jaguar Land Rover está prestes a lançar uma nova família de motores, e eles podem ter os seis-cilindros à moda antiga, dispostos em linha.

É o que diz a revista britânica Car. Eles apuraram que um dos motores da família Ingenium será um 3.0 turbo seis-em-linha, com injeção direta e versões a diesel e a gasolina — este último com três níveis de potência: 300, 400 e 500 cv. Os motores serão usados em praticamente toda a linha do grupo, com exceção do Jaguar F-Type e do Range Rover Evoque e Discovery Sport. O novo seis-em-linha deverá aparecer somente em 2017, e será mais leve e mais econômico que o atual V6.

 

 

Matérias relacionadas

Uma legítima Chevrolet Blazer K1500 americana, com motor V8 e à venda no Brasil

Dalmo Hernandes

Das berlinetas 250 à LaFerrari: a evolução do design das Ferrari de rua

Juliano Barata

Honda S660: um esportivo em miniatura com 64 cv pode ser divertido? Pode!

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados