A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Lançamentos

Toyota FT-1: será que este vai ser o novo Supra?

Desde que o último Supra saiu de linha, em 2002, os fãs dos esportivos da Toyota ficaram órfãos de um modelo de alto desempenho. O GT 86 é um esportivo legal, mas com sua vocação drifter e menos de 200 cv, ele tem outra pegada.  Mas esta situação pode mudar se o conceito FT-1, apresentado pela marca no Salão de Detroit, for mesmo o que o mundo todo está pensando.

O FT-1 (Future Toyota 1) foi projetado pela divisão CALTY de design da Toyota, sediada no estado da Califórnia, EUA, especialmente para o game Gran Turismo 6. Mas quando o CEO da empresa, Akio Toyoda foi mais rápido com o FT-1 em Fuji Speedway no game do que na vida real com seu Lexus LFA,  ele decidiu que o carro merecia ter uma versão construída para ser levada ao Salão de Detroit.

TOYOTA_FT1_Exterior_036

Segundo Alex Chen, chefe de design da divisão responsável pelo conceito, o carro tem influências pesadas dos esportivos do passado da Toyota, como o Celica e o Supra.

Estaríamos, então, diante de um novo Supra? Não há evidências concretas disto, mas é esta a notícia que queremos ouvir. O que sabemos é que o carro é um “conceito feito pensando nas pistas, com suas características amplificadas para chocar e impressionar”.

TOYOTA_FT1_Interior_007

Estamos mesmo impressionados. O FT-1 tem proporções legais, uma traseira bem agressiva e uma dianteira, que, bem… com muito boa vontade traz à mente um protótipo de Le Mans. Por dentro, visual tipicamente conceitual, que mistura tecnologia de ponta com aparência racer — e até um toque do LFA nas duas cores do volante.

Não foram fornecidas as especificações do FT-1, mas a Toyota diz que ele foi planejado para ter motor dianteiro e tração traseira. Mais legal é que não há nenhuma menção à palavra “híbrido”.

A002_C028_1121ZH

Ainda não sabemos se um dia ele poderá ser pilotado no mundo real, mas se serve de consolo, apartir de amanhã você poderá baixá-lo em Gran Turismo 6. A Toyota diz que o game consegue transmitir exatamente sensação de estar ao volante do conceito, e deu detalhes de como será feita a distribuição do carro: a partir do dia 14 de janeiro, uma atualização grátis para GT6 estará disponível. A atualização consiste em um evento em Laguna Seca, e chegando no mínimo em terceiro lugar, você receberá como prêmio o Toyota FT-1.

Para nós, o prêmio seria a certeza de que este carro dará origem a um novo Supra. Não há nada confirmado, mas também não é impossível: antes de apresentar o GT 86, a Toyota ficou muito tempo levando o conceito FT86 para todos os eventos imagináveis, e o carro mudou bastante antes de se tornar um modelo de produção. Não custa torcer.

TOYOTA_FT1_Exterior_019

Matérias relacionadas

Micro Bangers: destruindo hatchbacks europeus na nossa nova categoria europeia insana favorita

Dalmo Hernandes

Auri Shine: a “super cera” dos anos 1990 que protegia a pintura do seu carro até mesmo do fogo!

Leonardo Contesini

Audi R8 GT de mais de 1.800 cv é a mais nova loucura da Underground Racing

Dalmo Hernandes