estamos a pouco mais de duas semanas do salao de detroit cuja grande estrela promete ser a quinta geraçao do toyota supra que disputa com o dodge demon o titulo de carro com a maior quantidade de teasers da historia e agora na reta final do lançamento e poucos dias apos vazarem flagras fotograficos da dianteira e da traseira do carro sendo descarregado veja mais abaixo o carro foi revelado por completo pela toyota alema por um e mail disparado acidentalmente [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 213001 213002 ] e o que contam diversos usuarios no supra mkv forum que se inscreveram na divisao alema da toyota para receber noticias do veiculo e supostamente receberam estas imagens acima num release de prospecçao que deveria trazer as fotos do carro disfarçado o fundo e o mesmo utilizado pela toyota para as fotos do gr supra racing concept abaixo e foi a divisao alema da toyota que confirmou que a quinta geraçao do supra seria revelada em detroit semanas antes da marca realizar este anuncio entao ha bons indicios de que estas imagens sao mesmo oficiais de qualquer forma o carro foi revelado de tantas formas em teasers flagras e desfiles com a pintura camuflada como em goodwood que nao restam mais muitas duvidas sobre a sua forma final enquanto voce decide se ama se odeia ou se prefere nao opinar sobre o gr supra mkv vamos dar uma geral sobre o carro nesta reta final plataforma dimensoes e dinamica como voce ja deve saber a esta altura do campeonato o supra utiliza a mesma plataforma e powertrain da nova geraçao do bmw z4 a g29 mais detalhes sobre os motores e o cambio na sequencia contudo o engenheiro chefe tetsuya tada fez questao de frisar para a britanica car magazine que sao dois carros completamente diferentes em ajuste dinamico e mesmo calibraçao do powertrain nos nao consideramos coisas como praticidade ou conforto traçando um risco no chao em relaçao a proposta mais relaxada do bimmer voltada para um prazer esportivo sem buscar extremos em termos de cargas de suspensao [caption id= attachment_213011 align= aligncenter width= 999 ] projeçao do novo supra feita por um fa baseado nos prototipos e teasers [/caption] tada tambem confirmou uma distribuiçao de massas de 50 50 sobre cada eixo e que a rigidez a torçao do cupe sera superior a do lexus lf a que e de impressionantes 39 130 nm/grau como referencia o lamborghini gallardo super trofeo stradale apresenta 35 000 nm/grau as dimensoes do novo supra sao bastante interessantes e o coloca como rival imediato de carros como o porsche 718 cayman alpine a110 e jaguar f type o toyota e um cupe esportivo de proporçoes diminutas com o mesmo entre eixos comprimento e altura do cayman 2 47 m de entre eixos mesmo do z4 4 38 m de comprimento +6 cm que o z4 1 29 m de altura 1 cm mais baixo que o z4 1 85 m de largura 1 cm mais estreito que o z4 de acordo com a publicaçao japonesa best car seu peso sera de 1 496 kg algo bastante coerente se considerarmos que o z4 topo de linha pesa 1 535 kg e precisa dos reforços estruturais adicionais de um conversivel alem do mecanismo do teto o supra antigo era um carro maior com 2 55 m de entre eixos e 4 52 m de comprimento e raro uma nova geraçao de um carro trazer uma reduçao dimensional gostamos disso [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 213006 213007 213001 213002 ] em termos de design confesso que os teasers e projeçoes iniciais me assustaram mais do que a forma final claramente os elementos essenciais de silhueta estao presentes e o arranjo aparenta estar muito bem resolvido o fa do supra de quarta geraçao pode questionar alguns vincos e recortes como o localizado atras das portas o que escorre pelas lanternas e farois e a propria silhueta dos mesmos se prolongar com um pequeno rasgo na porçao inferior talvez eles sejam excessivos para quem espera a pureza das linhas originais outro ponto de possivel ofensa para os puristas seja a relaçao entre a coluna c e o caimento do teto na traseira que inevitavelmente remete a um z4 coupe e86 uma clara imposiçao tecnica por conta da plataforma mas deixe o nome supra de lado por alguns instantes e veja com carinho as fotos acima temos um baita cupe esportivo a caminho se merece a sigla ou nao prefiro deixar para a revelaçao final ou para quando vermos o carro pessoalmente outro ponto de atençao e a ausencia da grande asa traseira que se transformou em um pequeno spoiler embutido na carroceria mas o engenheiro chefe do projeto comentou a car a presença de ao menos quatro versoes cujos nomes podem nao ser os finais supra modelo de entrada provavelmente as versoes 2 0 quatro cilindros turbo gr supra versao com equipamentos adicionais e o das imagens vazadas com motor 3 0 seis cilindros turbinado provavelmente na casa dos 340 cv pode ser que haja uma versao gr supra quatro cilindros gr supra sport a partir deste ponto talvez possamos especular a presença de uma asa maior calibraçao para algo na casa de 380 cv ja existe nos modelos 40i da bmw supra grmn versao hardcore outro ponto que devemos levar em consideraçao shigeki tomoyama presidente da gazoo racing confirmou que havera componentes de personalizaçao e de preparaçao que serao vendidos separadamente isso pode levar a conversa para um patamar inteiramente novo motor e cambio afinal havera versao manual havera duas opçoes ambos bmw de sua nova familia modular de motores que deslocam 500 cm³ por cilindro com 82 mm de diametro e 94 6 mm de curso um long stroke como todo motor downsized e bastante distante dos 86 x 86 mm do 2jz injeçao direta turbo de duplo fluxo / pulsativo e comando duplamente variavel em fase e em levante em ambos os casos 2 0 quatro cilindros em linha b48b20 deve apresentar potencia similar a linha 20i e 30i algo na casa de 184 cv e 251 cv 3 0 seis cilindros em linha b58b30 ouça o seu ronco no video abaixo espera se numeros nas entre 340 cv versao basica e 380 cv versao sport o zero a 100 km/h apontado pela japonesa best car e de 3 8 s numero que parece um pouco otimista para um carro de motor dianteiro audi ttrs com traçao nas quatro rodas atinge a marca em 3 7 s mesmo tempo do porsche carrera gts pdk com motor traseiro que ajuda no tracionamento pessoalmente acredito em uma marca na casa dos 4 2 s considerando os numeros de potencia e peso nao oficiais ate entao https //www youtube com/watch v=qt4yatkdute um ponto de brilho na plataforma do novo supra e a presença do sistema de diferencial active m differential que equipa o bmw m5 trata se de um sistema de deslizamento limitado controlado eletronicamente podendo aumentar ou reduzir a razao de bloqueio do lsd em diversos momentos da curva facilitando a entrada de curvas e maximizando o tracionamento em largadas e saidas de curva um bonus adicional e a presença do drift mode que detalhamos em toda a parte tecnica ha alguns dias clique aqui para ler a grande duvida que fica no ar e em relaçao ao cambio a primeira coisa que temos confirmada e que no salao de detroit o supra a ser revelado tera o cambio zf 8hp automatico de oito marchas exatamente como no bmw z4 com uma calibraçao especifica contudo masayuki kai assistente do engenheiro chefe neste projeto confirmou o desenvolvimento da versao manual do novo supra o que nem de longe pode ser visto como uma confirmaçao da produçao deste modelo tudo vai literalmente depender da demanda do publico comprador [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 213013 213014 213015 213016 213017 213018 213019 213020 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.