A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Toyota GT86 ganha sistema de telemetria integrado a Gran Turismo 6

Uma das coisas mais legais de games como Gran Turismo 6 ou Forza Motorsport 5 é a possibilidade de pilotar em circuitos do mundo real sem precisar de um simulador absurdamente detalhista. Contudo, Toyota e Polyphony Digital querem levar o lado “simulador” de GT6 mais além. Como? Com um dispositivo de telemetria que permite que você importe para o game suas voltas dadas em circuitos reais. Mas… como?

O dispositivo se chama “Sports Drive Logger” e funciona de uma maneira bem engenhosa: através o GPS integrado, o data logger coleta dados sobre a localização geográfica do carro. Ao mesmo tempo, os módulos do carro fornecem os dados de aceleração, frenagens, ângulos de esterçamento, trocas de marcha, rotações do motor e velocidade do carro.

De posse de todos os dados, o sistema os cruza e formata para que sejam transferidos para uma unidade USB (como um pen drive ou cartão SD). As informações, então, podem ser transferidas para o PlayStation 3 e utilizadas em Gran Turismo 6. Com estas informações, o game cria uma representação visual da sua volta, incluindo todos os dados núméricos. É inevitável lembrar do sistema de telemetria anunciado para o Corvette Stingray — mas, em vez de usar as imagens captadas por uma câmera, como no carro americano, o sistema usa imagens virtuais de GT6. É o jeito dos japoneses de complicar coisas simples e deixá-las mais legais.

datalogger-telemetria-86-gt6 (3)

Você pode analisar o replay virtual de sua volta real e até correr “contra si mesmo” no game. Também é possível através da PSN, comparar seus resultados com o de outros pilotos/jogadores — e até com os de pilotos profissionais, “permitindo o estudo e o aperfeiçoamento de técnicas de pilotagem, praticando em sintonia com especialistas em frenagem, técnicas de aceleração e trajetórias em circuitos”, segundo o release.

O Sports Drive Logger foi anunciado em meados de 2013 e começou a ser testado no fim do ano. O lançamento é previsto para 2 de junho, de início apenas no Japão, e estará disponível para o Toyota GT86 / Subaru BRZ — que tem muito apelo entre os entusiastas do mundo todo e nos parece a escolha natural para a estreia do sistema. O preço inicial é de ¥ 91.800 (cerca de R$ 2000, sem impostos). Uma atualização de firmware lançada hoje para o PS3 permite que o console integre os dados recebidos pelo sistema com GT6.

datalogger-telemetria-86-gt6 (2)

Por mais que Gran Turismo não seja um simulador de verdade, é impossível negar que os laços da série com o automobilismo estão cada vez mais estreitos. Ainda que apenas três circuitos no Japão façam parte da novidade — Fuji, Tsukuba e Suzuka —, acreditamos que seja uma questão de tempo até que circuitos do mundo todo sejam inclusos no Sports Drive Logger.

Matérias relacionadas

Este cara dirige um Subaru Impreza do WRC todos os dias

Dalmo Hernandes

Isto é simplesmente um caminhão Chevrolet C68 com motor V12 quadriturbo de 1.000 cv – feito no Brasil!

Dalmo Hernandes

Sim, isto é um Fusca conversível com capota elétrica – e logo você poderá ter o seu

Dalmo Hernandes