quando se pensa em carros de motor traseiro logo vem a mente dois alemaes o volkswagen fusca e seu neto o porsche 911 mas existem varios outros carros de varias marcas de varios paises diferentes que tambem tem motor traseiro e nos separamos os mais legais aqui mas primeiro vamos deixar algo bem claro motor central traseiro e motor traseiro sao coisas diferentes no primeiro caso o motor fica entre os bancos dianteiros e o eixo traseiro ha ate quem chame apenas de motor central ainda que isto nunca esteja 100% certo pois o motor pode ser central dianteiro este e considerado o arranjo ideal para esportivos e superesportivos pois equilibra melhor as massas entre a dianteira e a traseira ja nos carros de motor traseiro o propulsor fica atras do eixo traseiro com o cambio a frente do motor o que concentra mais peso na traseira e pode tornar o automovel mais traiçoeiro em curvas estamos entendidos entao vamos la renault twingo o renault twingo que voce conhece e adora ou nao e um hatchback monovolume de duas portas com motor e traçao na dianteira lançado no meio da decada de 1990 que para alguns entusiastas e um icone de design praticidade e inovaçao na europa ele fez tanto sucesso que foi produzido ate 2007 quando a segunda geraçao um carro mais convencional mas ainda assim bem interessante e agora com ares de hot hatch foi apresentada a terceira geraçao apresentada em 2014 trouxe uma mudança radical ao adotar o layout de motor e traçao na traseira abaixo do porta malas fica o motor de tres cilindros um 1 0 naturalmente aspirado de 71 cv ou um 0 9 turbo de 90 cv a arquitetura do carro e compartilhada com a atual geraçao do smart que teve motor traseiro desde que foi lançado em 1994 o motor fica instalado o mais baixo possivel em posiçao transversal e inclinado a 45° a fim de aumentar o espaço disponivel para a bagagem de qualquer forma estamos falando de um carro feito para uso urbano e a localizaçao do motor permitiu que se destinasse uma area maior para o habitaculo alem disso o twingo iii e 10 cm mais curto que a geraçao anterior com apenas 3 59 m de comprimento enquanto o entre eixos aumentou de 2 36 m para 2 49 m o unico porem e que apesar de ter motor e traçao na traseira como um porsche o twingo nao foi feito para deslizar nas curvas as assistencias eletronicas de fabrica foram calibradas especificamente para impedir o sobresterço a qualquer custo delorean dmc 12 com tanta coisa para falar sobre o delorean suas portas asa de gaivota sua carroceria de aço inox projetada por giorgetto giugiaro seu visual retro futurista e claro todo o culto que se formou depois que ele se tornou a maquina do tempo de de volta para o futuro que e facil esquecer de um detalhe sobre ele o motor era traseiro e nao central traseiro isto aconteceu por questoes de espaço em 1976 quando o primeiro prototipo do dmc 12 ficou pronto o motor ficava entre os bancos dianteiros e o eixo traseiro como nos mais tradicionais superesportivos acontece que de inicio o motor planejado era um rotativo wankel produzido pela citroen mas com o passar do tempo a john delorean decidiu que deveria ser um v6 prv peugeot renault volvo de 2 8 litros e 130 cv um motor bem fraco para um esportivo mesmo ha quatro decadas mas isto e so um detalhe o que importa e que com um motor bem maior os wankel sao famosos por serem compactos giradores e beberroes nao haveria mais espaço com o layout escolhido originalmente e por isso o motor foi deslocado mais pra tras tal mudança exigiu um extenso retrabalho na estrutura do carro que ficou a cargo de ninguem menos que colin chapman o lendario engenheiro britanico que fundou a lotus chapman aplicou tecnicas de construçao que ja havia empregado em seus proprios carros como o esprit e por isso o dmc 12 tem chassi do tipo espinha dorsal e componentes estruturais de fibra de vidro um ponto negativo e a pessima distribuiçao de peso com 65% da massa concentrados na traseira skoda 110r voce pode argumentar que a skoda e uma subsidiaria da volkswagen e por isso o 110r nao pode entrar nesta lista acontece que a compra da fabricante tcheca pelos alemaes so aconteceu no ano 2000 antes disso a skoda era uma companhia estatal sendo privatizada apenas depois da queda do regime comunista o skoda 110r era a versao cupe fastback do seda 110 e tinha um quatro cilindros de 1 1 litro e 62 cv montado na traseira o cambio era manual de quatro marchas e o conjunto era capaz de levar o cupe ate os 100 km/h em 18 5 segundos com maxima de 145 km/h nao parece muita coisa mas o acerto de suspensao era bom e o carro serviu como base para a versao 130rs que era usada em ralis e tinha quase 130 cv sendo capaz de chegar aos 220 km/h por seu visual e pelo desempenho o skoda 110r costuma ser chamado de porsche 911 tcheco fiat 500 o motor na traseira era uma escolha popular entre as fabricantes que queriam fazer carros populares na primeira metade do seculo xx e com a fiat nao foi diferente lançado em 1957 o fiat 500 tinha formas arredondadas e simpaticas quatro lugares e robustez mecanica tudo isto a um baixo custo para uma populaçao que ainda sofria com os impactos da segunda guerra mundial do ponto de vista entusiasta o fiat 500 tambem nao decepcionava com uma ajudinha da preparadora austriaca abarth que logo se tornou a preparadora de fabrica da fiat o 500 tornou se um carro de corrida bastante competente os carros preparados por calo abarth tinham motor com deslocamento ampliado de 500 cm³ para 595 ou 695 cm³ alcançando pouco menos de 40 cv parece pouco mas com peso inferior a 500 kg entre eixos curto e suspensao preparada o pequeno italiano mandava bem nas subidas de montanha chevrolet corvair um tremendo injustiçado o chevrolet corvair foi uma das primeiras tentativas da general motors de fazer um carro compacto para competir com modelos como o fusca que tomavam os eua de assalto na virada dos anos 1960 alias se desconsiderarmos a disparidade entre o visual dos dois carros da para considerar que ele foi o fusca da chevrolet [youtube id= etgayn3y800 width= 620 height= 350 ] isso porque tal como o besouro o chevrolet corvair tinha um motor boxer refrigerado a ar na traseira — porem com seis cilindros tal como o porsche 911 de 1963 e assim como a familia a ar da volks o chevrolet teve diversas opçoes de carroceria cupe seda conversivel perua furgao e picape estao entre elas o visual era discreto para a epoca porem carismatico e o motor super turbo air de 2 3 litros tinha 80 cv ou 95 cv e garantia desempenho mais do que aceitavel para um modelo de entrada apesar do nome nem todos eram equipados com turbocompressor nao fosse o livro unsafe at any speed publicado em 1965 pelo advogado ralph nader o corvair nao seria um carro tao injustiçado na verdade ele poderia ser um carro muito mais adorado do que e so que a publicaçao acusava o corvair de ter problemas de dirigibilidade por causa da suspensao traseira que usava braços oscilantes e nao tinha barra estabilizadora ainda que isso tenha sido corrigido na nova geraçao lançada em naquele ano foi o suficiente para as vendas do carro despencarem para cerca de 110 mil em 1966 e para apenas 15 mil em 1968 claro no total ainda foram produzidos mais de 1 7 milhao de unidades do corvair em seus dez anos de existencia ou seja nao da para dizer que ele e um fracasso na verdade ha uma verdadeira legiao de fas dedicados do modelo nos eua que tem ate uma versao de competiçao feita por don yenko para idolatrar alpine a110 o alpine a110 pode ser encarado como uma versao francesa com motor arrefecido a agua do volkswagen karmann ghia feito com base nos compactos da renault porem com uma carroceria muito mais elegante e esportiva alem de ser um carro belissimo em 1973 o esportivo frances tornou se o primeiro vencedor do wrc o campeonato mundial de rali ficando na historia para sempre de acordo com a propria alpine 7 500 exemplares do a110 foram fabricados entre 1961 e 1975 equipados com motores renault de 1 1 a 1 6 litro especialistas na historia do esportivo acreditam que o numero foi inflado e que a produçao do a110 nunca chegou a tantos carros de qualquer forma hoje em dia ele e um carro bastante raro e cobiçado na europa dono de um belo legado nos temos nosso proprio alpine de certo modo o willys interlagos fabricado no brasil na decada de 1960 e uma versao brasileira do alpine a108 o antecessor do a110
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