FlatOut!
Image default
Lançamentos

Tudo o que você precisa saber sobre o próximo Subaru STI

Não sei quanto a vocês, mas foi um pouco decepcionante ver que o novo Subaru WRX terá versões com câmbio CVT logo agora que ele foi separado das versões mais comportadas para tiozinhos. Mas ainda há esperança: a boa e velha versão STI será lançada na próxima semana no Salão de Detroit, com direito a pintura azul e rodas douradas. Veja tudo o que conseguimos descobrir sobre ele até agora.

Apesar de ter sido anunciado com uma plataforma própria, o novo WRX continua muito relacionado ao Impreza, especialmente em relação ao visual. Há alguns dias o portal Terra do México divulgou as primeiras fotos do STI e vimos que ele segue a mesma fórmula dos seus antecessores: um scoop gigante no capô, uma asa traseira maior ainda, rodas exclusivas, e um belo ganho de potência em relação ao WRX.

novo-Subaru-STI-2

Ainda não se sabe qual a potência, nem a motorização da nova geração, mas como toda novidade, espera-se que ele seja superior ao modelo antigo, que tinha 310 cv extraídos do boxer 2.5 turbo. Nosso palpite é que ele terá entre 340 e 360 cv.

A maior incógnita, contudo, é sobre o motor que ele usará para desenvolver essa potência. Segundo um folheto “vazado” da Subaru enviado ao Jalopnik US no final do ano passado (veja abaixo), o STI terá um 2.5 turbo combinado a um câmbio manual. A dúvida é se este 2.5 será uma variação do novo 2.0 turbo de injeção direta do WRX — que por sua vez deriva do 2.0 aspirado do BRZ —,  ou se será um upgrade do antigo 2.5 turbo. E ainda existe  possibilidade de que o folheto esteja errado e ele seja lançado com uma versão ultra-radical do 2.0 turbo do modelo de entrada.

novo-Subaru-STI-4

As fotos vazadas não mostram o lado de dentro do novo STI, mas considerando o que já conhecemos do WRX, ele continuará com a simplicidade característica dos esportivos japoneses e do próprio WRX/STI, embora o painel seja menos envolvente que na geração anterior. Apesar da simplicidade, o novo acabamento preto (ao menos no WRX) ajuda a dar um ar esportivo ao interior — especialmente se o novo STI abusar no uso de Alcantara como no modelo anterior.

novo-Subaru-STI

Se você era fã do hatch, temos más notícias: a Subaru optou por investir no desenvolvimento de novos motores em vez de desenvolver versões de dois volumes, por isso se você não quer mais uma desilusão, é melhor não esperar por um hot hatch.

Mas não desanime com isso. As últimas gerações do STI tinham equilíbrio fenomenal em um dos melhores comportamentos dinâmicos do mercado, e a Subaru já avisou em seu site que a nova geração  será ainda melhor.

novo-Subaru-STI-6

Além disso, para provar o que eles estão falando, o STI voltará às 24 Horas de Nürburgring pela sétima vez consecutiva, vestindo um kit aerodinâmico mais agressivo e uma asa traseira ainda maior que a original. Neste vídeo promocional sobre a versão que disputará a corrida de Nür, é possível ouvir claramente o ronco do motor:

O Subaru WRX STI será lançado oficialmente na próxima terça-feira, 14, no Salão de Detroit, mas fique de olho no FlatOut!, pois do jeito que estão as coisas, é bem provável que os detalhes sobre o novo scoobie apareçam antes do lançamento.

Matérias relacionadas

Porsche 911 GT2 RS: tudo o que se sabe sobre ele até agora

Dalmo Hernandes

O Honda Civic Si está de volta mais forte, mais rápido e por R$ 119.900

Leonardo Contesini

O Camaro Yenko está de volta com supercharger e 811 cv!

Dalmo Hernandes