A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Turbo, compressor e 407 cv: Volvo S90 é o novo sedã de luxo hibrido sueco

No dia 31 de agosto, todo mundo ficou sabendo como seria o Volvo S90, novo topo de linha da marca sueca, quando a foto de uma miniatura “vazou” em um site chinês. Agora, pouco mais de quatro meses depois, o sedã de luxo foi revelado oficialmente pela Volvo. E ele é um híbrido plug-in com um motor de quatro cilindros com turbo, compressor e 407 cv, além de uma carroceria esguia e elegante típica dos escandinavos.

A verdade é que a Volvo decidiu soltar o S90 depois que os caras do Autoblog.nl vazaram as fotos oficiais do carro. De qualquer forma, isto não importa, não é mesmo?

Location Rear Quarter Right Volvo S90 Mussel Blue

A adoção da tecnologia híbrida não deve ser surpresa para ninguém: em 2013, a Volvo apresentou os motores Drive-E que, em maio de 2014, chegaram ao Brasil. Trata-se de uma família composta por motores de diferentes potências — classificadas como T4, T5 e T6 — todas com o mesmo núcleo. Fizemos um post bastante detalhado a respeito dos motores Drive-E, e o parágrafo seguinte sintetiza muito bem do que eles se tratam:

A filosofia por trás do desenvolvimento da família de motores Drive-E está fundada em quatro pilares: redução de tamanho e peso do conjunto, aprimoramento do fluxo e do atrito, redução de perdas energéticas com acessórios e transmissão; e por fim, fazer deste powertrain algo extremamente modular para ganhos em escala. Sobre esta última parte, trata-se do uso em diversos veículos da marca e com diferentes propostas de uso e potência (do frugal ao esportivo), mantendo o bloco, virabrequim, cárter, bomba de óleo e agregados (como o compressor do ar-condicionado); além de ele já estar pronto para trabalhar com sistemas híbridos.

Com isso, as versões T4, T5 e T6 usam todos o mesmo núcleo. Os nomes descrevem a faixa de potência: T4 a partir de 181 cv, T5 a partir de 245 cv e T6 a partir de 306 cv.

A última adição à família foi a versão T8, que usufrui da aptidão dos motores Drive-E para receberem sistemas híbridos. Resultado: aos 319 cv do motor dual-charged somam-se 88 cv de um motor elétrico montado no eixo traseiro que, além de fornecer a potência extra, também é recarregado durante as frenagens. Ele também pode ser usado sozinho, com autonomia de mais de 30 km.

Twin Engine T8 Volvo S90 Inscription White

No total, portanto, são 407 cv a 6.000 rpm e 57,6 mkgf de torque entre 2.200 rpm e 5.400 rpm — considerando que a Volvo utiliza exatamente o mesmo motor encontrado no SUV XC90 T8, que também cede a plataforma ao S90. Por enquanto a Volvo foi bastante econômica nos detalhes, limitando-se a dizer que o motor híbrido será adotado e que também estarão disponíveis os motores T5, que tem apenas o turbocompressor; e T6, com turbo e compressor mecânico, mas sem tecnologia híbrida. Tudo isto sem dar dados de potência ou desempenho, que deverão aparecer até o Salão de Detroit em Janeiro, onde o S90 finalmente será apresentado em público em metal, borracha e couro.

Location Rear Quarter Left Volvo S90 Mussel Blue

Também não se fala sobre o câmbio mas, se o resto da linha oferece alguma pista, o S90 deverá receber uma caixa automática de oito marchas. As versões T5 e T6 deverão ter tração integral mas, de acordo com a imprensa europeia, não devemos descartar a possibilidade de uma versão de entrada T5 com tração dianteira.

Location Rear Volvo S90 Mussel Blue Location Front Quarter Volvo S90 Mussel Blue

Mas vamos falar do visual: por fora, o carro lembra uma versão mais comportada (e com quatro portas) do belíssimo Concept Coupe — da mesma família de conceitos que inspirou o novo XC90 —, enquanto a traseira traz lanternas grandes, em formato de “C”. O caimento do teto, como é tendência nos sedãs atuais, forma uma linha suave, quase fastback.

Location High-Rear Quarter Volvo S90 Osmium Grey

O interior do carro traz o que se espera de um sedã de luxo: amplo espaço interno, acabamento em metal, couro e madeira e uma grande tela sensível ao toque no console. O sistema de entretenimento é democrático: pode rodar Android Auto ou Apple CarPlay, ambos com uma boa variedade de aplicativos na nuvem. O painel também traz um cluster de instrumentos digital, algo que está ficando cada vez mais comum até em segmentos inferiores.

Front Quarter Volvo S90 Osmium Grey Rear Quarter Volvo S90 Osmium Grey

Com 4,96 metros de comprimento, 2,94 metros de entre-eixos e 1,89 metro de largura, o S90 tem o porte semelhante ao do atual BMW Série 5. No entanto, suas linhas dão a impressão de que ele é maior — e, para alguns entusiastas, certamente meio sóbrio. De qualquer forma, não dá para dizer que não é um carro bonito e bem proporcionado, algo que a Volvo vem fazendo muito bem nos últimos tempos.

Interior cockpit Volvo S90 blond

No entanto, a maior marca dos suecos é a segurança. E, sendo o topo de linha da marca, obviamente o S90 não irá decepcionar. Para começar, a Volvo faz questão de destacar o sistema City Safety, com frenagens emergenciais automáticas: se os radares instalados na dianteira do XC90 detectarem o cruzamento ou parada repentina de um veículo, pedestre, ciclista, seja de dia ou de noite, o veículo freia automaticamente para prevenir o acidente. O motorista pode regular o raio de distância para atuação do sistema. Curiosamente, o City Safety foi pensado para prevenir um risco bastante comum na Escandinávia: colisões com animais grandes na pista, como alces.

O S90 também é “semi-autônomo”: o sistema Pilot Assist mantém o automóvel alinhado com as faixas do asfalto, corrigindo o volante automaticamente e, até 130 km/h, também ajuda a manter uma distância segura do carro que vai à sua frente, sem a necessidade de dosar o acelerador ou os freios.

Novos detalhes sobre motorização e preço deverão surgir até o Salão de Detroit, em janeiro. Até lá, diga aí: o que você achou do novo flasgship da Volvo?

Animal Detection
Location Profile Left Volvo S90 Mussel Blue 2Detail T6 Badge Volvo S90 Mussel BlueProfile Right Volvo S90 Osmium GreyLocation Volvo S90 Front Mussel BlueThor's Hammer Headlight Volvo S90 Mussel BlueRear Volvo S90 Osmium GreyFront High Volvo S90 Mussel Blue

Matérias relacionadas

Novo Polo 2018 chega com plataforma do Golf, motores turbo e preço competitivo – confira tudo sobre ele

Dalmo Hernandes

Mercedes-Benz revela o novo CLA Coupe na CES 2019

Dalmo Hernandes

Challenger Hellcat Redeye: como anda o novo muscle car de 800 cv da Dodge?

Dalmo Hernandes