A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Ultima Evolution: um supercarro britânico de 1.036 cv que você pode montar na sua garagem

Desde 2005, uma pequena fabricante britânica chamada Ultima Sports produz em quantidade limitada um dos superesportivos mais extremos do planeta: o Ultima GTR, com estrutura tubular, carroceria de fibra de vidro e, equipado com um V8 Chevrolet supercharged de mais de 1.000 cv, é capaz de chegar aos 100 km/h em 2,6 segundos. Agora, a Ultima Sports revelou o sucessor do GTR, habilmente batizado de Evolution – e, acredite, o nome se aplica perfeitamente.

O Ultima GTR surgiu como um kit car em 1983, idealizado por Lee Noble (que, anos mais tarde, fundaria a Noble Automotive, que fabrica o M600). Ted Marlow, um de seus mais fiéis clientes, realizou diversos aperfeiçoamentos no carro quando, em 1992, fundou a companhia ao lado do irmão Richard Marlow, e assumiu a partir dali o desenvolvimento do superesportivo. Em poucos anos ele transformou aquele que era, basicamente, um carro sem motor vendido em pedaços em uma receita pronta e muito eficiente, que incluía a instalação de um V8 Chevrolet small block preparado especialmente para o modelo.

001s 002s

O primeiro Ultima (isso soa estranho, não?) era inspirado nos protótipos do Grupo C de endurance, como os que competiam nas 24 Horas de Le Mans. Depois de testar diferentes conjuntos mecânicos, Ted Marlow pecebeu que o mais eficiente era o V8 Chevrolet – que foi o escolhido para, em 2005, estrear no Ultima GTR, que até agora era a versão mais refinada do Ultima.

Vendido pronto na Europa e como kit car nos EUA, o Ultima GTR podia ter o motor calibrado para produzir entre 350 e mais de 1.000 cv, dependendo do bolso e da coragem do cliente. E, como já dissemos, em sua configuração mais potente, o 0-100 km/h é de 2,6 segundos e o quarto-de-milha, cumprido em apenas 9,9 segundos.

Dez anos depois de lançado, porém, o GTR já pedia por uma atualização, e ela foi apresentada ontem na forma do Ultima Evolution.

ultima-evo (13)

ultima-evo (19) ultima-evo (16)

Olhando para ele, você não percebe as diferenças logo de cara. Isto porque elas são discretas: o carro manteve exatamente as mesmas linhas na carroceria, salvo alguns detalhes como os elementos internos dos faróis, as lanternas e o formato do para-brisa. Contudo, a Ultima diz ter realizado uma série de modificações para garantir melhor acabamento e conforto ao motorista (ou seria piloto?), além de aperfeiçoar o desempenho e o comportamento dinâmico do supercarro – e afirma que todas as modificações foram feitas com base em pedidos e feedback dos próprios clientes.

ultima-evo (2)

Novamente o motor o V8 Chevrolet small block está disponível em vários níveis de potência – 15 ao todo, variando entre 350 e 1.036 cv. O carro usado nas fotos de divulgação, obviamente, recebeu a especificação máxima – que inclui um compressor mecânico e deslocamento ampliado para 6,8 litros – e uma bela pintura preta com detalhes dourados, que nos lembra das cores da Lotus.

ultima-evo (8) ultima-evo (5)

As maiores mudanças, contudo, não se vê: o chassi tubular de alumínio foi reprojetado para garantir mais leveza e rigidez. Os tubos de alumínio têm 38 mm de diâmetro e o metal tem 1,5 mm de espessura, e a gaiola de proteção é totalmente integrada à estrutura. Além disso, o chassi ficou mais leve e recebeu compartimentos para bagagem nas laterais que funcionam como componentes estruturais e também aumentam a rigidez.

190s

Novos também são o sistema de arrefecimento, com radiador e ventoinhas mais eficientes; o trambulador do câmbio – um transeixo manual de seis marchas de origem Porsche, feito em alumínio billet; e o sistema de escape. A suspensão, que usa braços sobrepostos triangulares nas quatro rodas e amortecedores ajustáveis do tipo coilover, teve a geometria retrabalhada.

ultima-evo (3)

O interior, que sempre foi depenado e era equipado, no máximo, com sistema de som e ar-condicionado, recebeu um novo painel, comandos com botões em vez de alavancas e sistema multimídia com navegação por satélite e câmera de ré, sensor de estacionamento e som Alpine – algo inimaginável na época de lançamento do GTR. As partes visíveis da gaiola de proteção são forradas em couro no mesmo padrão dos bancos, incluindo a cor das costuras, e tudo é definido pelo cliente.

ultima-evo (7)

No fim do dia, porém, o que a gente quer são números. E eles impressionam: de acordo com a Ultima, os 1.036 cv e 132,7 mkgf (!!!) de torque são capazes de levar o Evolution aos 100 km/h em 2,3 segundos, com máxima de 386 km/h. Quer mais? Então toma: 0-160 km/h em 4,9 segundos e 0-240 km/h em 8,9 segundos! Algo nos diz que um certo texano chamado Hennessey Venom GT está sentindo uma ligeira perturbação na Força…

E quanto tudo isso custa? A Ultima não revela o preço do modelo mais extremo, mas diz que um Evolution básico, com motor de 350 cv, custa £ 65.995, o que dá um pouco mais de R$ 290 mil em conversão direta. A boa notícia é que eles enviam para o mundo todo, tanto o carro pronto quanto as peças para que você mesmo o monte – nesse caso, também se comprometem a cuidar de toda a papelada para tornar o carro legalizado para as ruas, qualquer que seja seu país. Tentador, não?

ultima-evo (17) ultima-evo (20) ultima-evo (14) ultima-evo (11) ultima-evo (10)

Matérias relacionadas

Este é o novo Volkswagen Polo, que será vendido no Brasil ainda neste ano

Leonardo Contesini

Esta é a versão de produção do Devel Sixteen, o supercarro árabe de 5.000 cv! Mas…

Dalmo Hernandes

Esta é a nova geração do Hyundai Azera

Leonardo Contesini