Um BMW M3 E36 Euro: seis-em-linha, 286 cv, câmbio manual, tração traseira – e à venda

Dalmo Hernandes 11 novembro, 2017 0
Um BMW M3 E36 Euro: seis-em-linha, 286 cv, câmbio manual, tração traseira – e à venda

A geração E36 do BMW M3 é a favorita de muita gente por ser a primeira com motor seis-em-linha, por seu visual que faz a linha “esporte-fino” e, claro, pelo seu comportamento dinâmico exemplar. Mas para comprar um M3 E36 no Brasil é preciso saber da regra de ouro: o M3 americano é bacana, mas o que você quer mesmo é o M3 europeu – como este exemplar de 1994 que está anunciado no GT40.

A gente já falou a respeito das diferenças entre as versões americana e europeia do M3 E36. A principal delas é o motor: tanto no M3 europeu quanto no americano, trata-se de um seis-em-linha com bloco de ferro fundido idêntico. Já o cabeçote é totalmente diferente: enquanto o do modelo americano é mais simples, mais parecido com o do motor M50 que equipa as versões “não M” do Série 3 E36, o europeu traz um desenho bem mais complexo. Além disso, a taxa de compressão é mais alta (de 10:8:1 contra 10:5:1), corpos de borboleta são individuais para cada cilindro, a molas das válvulas são de alta resistência e comando duplo VANOS tem variação contínua (no modelo americano, o VANOS tem dois estágios).

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Com isso, o M3 E36 europeu com motor de três litros entregava 286 cv a 7.000 rpm e 32,6 mkgf de torque a 3.600 rpm, com redline a 7.280 rpm. O motor americano, por sua vez, tem 243 cv a 6.000 rpm e faixa vermelha do conta-giros a 6.500 rpm.

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A diferença em desempenho não é tão grande na arrancada: o europeu vai de zero a 100 km/h em 5,4 segundos, enquanto o americano faz o mesmo em 5,6 segundos. Na velocidade máxima, porém, a versão europeia se sai bem melhor: 250 km/h contra 220 km/h da versão europeia. Alem disso, o M3 euro tem suspensão mais firme e barra estabilizadora dianteira mais grossa.

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O dono deste M3 euro 1994, Tobias Neumann, conta que comprou o carro há cerca de dois anos e que, no início de 2016, começou um caprichado processo de restauração na oficina Recker Garage, oficina especializada em BMW no Rio de Janeiro. O trabalho durou cerca de 14 meses.

Neste período, a pintura do carro foi toda refeita e os faróis, lanternas traseiras, faróis de milha, para-barros, para-choque, spoiler dianteiro e outros itens de acabamento externo foram trocados – todos originais BMW. Do lado de dentro, o estofamento de couro dos bancos e do volante também foi refeito, assim como a forração do porta-malas, do porta-luvas, das colunas e do teto. O toca fitas origianal também foi recuperado e funciona perfeitamente.

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Segundo Tobias, o carro tem cerca de 90.000 km rodados e nenhuma modificação mecânica, exceto por um abafador esportivo no sistema de escape. O seis-em-linha passou apenas por uma revisão geral, com troca de todos os fluidos e filtros, além da correia de acessórios e seu tensor. Além disso, o sistema de arrefecimento foi limpo e revisado.

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Também foram instalados novos amortecedores, originais, e substituídos os discos e pastilhas de freio. Por fim, os quatro pneus são novos, assim como o estepe, e as cinco rodas são originais. Vale lembrar que, no modelo europeu, as rodas são de 17×7,5” na dianteira e 17×8,5” na traseira, calçadas com pneus de medidas 235/40, já o americano tem tala 7,5” nas quatro rodas.

Tobias diz que não aceita trocas, e que o carro está a disposição de quem quiser fazer uma visita para conferi-lo de perto. Se você ficou interessado, basta clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos!

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