Um Cruze SS de 300 cv, o novo Camaro SS, Bolt no Brasil e os destaques da Chevrolet no Salão do Automóvel

Leonardo Contesini 6 novembro, 2018 0
Um Cruze SS de 300 cv, o novo Camaro SS, Bolt no Brasil e os destaques da Chevrolet no Salão do Automóvel

Começou mais uma edição do Salão do Automóvel de São Paulo, e nós já estamos no local acompanhando todas as apresentações para a imprensa para trazer tudo o que está rolando de melhor e mais importante na edição deste ano. Como no ano passado, o Salão foi aberto pela apresentação da Chevrolet, que trouxe a linha 2019 do Camaro SS, um Cruze de 300, o Bolt EV e mais três conceitos entre as novidades.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

ASSINE

Os assinantes possuem acesso livre para todo o conteúdo do FlatOut. incluindo matérias especiais, de R$ 14,90 por apenas R$ 9,90 por mês.

CROWDFUNDER

Membro especial, com descontos em nossa loja e em parceiros. Participe do nosso grupo secreto no Facebook e fique próximo à equipe do FlatOut

flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-54 flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-47

Depois de um boom de vendas que lhe transformou em tema de música popular, o Chevrolet Camaro passou os últimos cinco anos um tanto apagado do mercado nacional, com um número ínfimo de vendas (mesmo entre esportivos da categoria) e poucas menções em comparativos e listas de compras. À primeira vista o problema parecia a crise financeira dos últimos anos, que derrubou as vendas de carros em geral, mas a situação ficou ainda mais amarga para o Camaro depois que a Ford passou a importar o Mustang e o transformou no esportivo mais vendido no País — o que mostra que, talvez, não fosse o preço o problema do muscle car engravatado.

flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-25

 

Para tentar reverter a situação, a Chevrolet finalmente anunciou o lançamento do Camaro 2019 no Brasil. O modelo ainda está em sua sexta geração, lançada em 2016, mas foi significativamente reestilizado, especialmente na versão SS, que foi apresentada neste primeiro dia do Salão do Automóvel.

flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-24 flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-33

Oferecido no Brasil como cupê ou conversível, o Camaro SS usa o mesmo V8 de 6,2 litros e 461 cv do modelo oferecido atualmente no Brasil, porém nesta segunda fase da geração ele teve seu câmbio automático de oito marchas substituído pela caixa de dez marchas desenvolvida em parceria com a Ford (e, por isso, compartilhada com o Mustang) lançada no ano passado.

flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-26flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-28

O pacote de equipamentos e acessórios também continua o mesmo oferecido atualmente, o 2SS, que inclui suspensão adaptativa Magnetic Ride, teto solar, bancos de couro com maior suporte para o corpo, launch control, sistema de arrefecimento de maior capacidade, radiador de óleo do motor e do diferencial, freios Brembo, diferencial com relação 3,73:1 com deslizamento limitado, head-up display e assistente de estacionamento com câmera no retrovisor interno, além do sistema multimídia My Link. Os preços continuam partindo de R$ 315.000 para o cupê e R$ 350.000 para o conversível.

Além do Camaro, a Chevrolet também deu ao Cruze sua tradicional sigla esportiva para criar o Cruze Sport6 SS. Criado em parceria com os camaradas da Fullpower, o Cruze Sport6 SS recebeu o bodykit do Cruze Sport6 RS americano e uma preparação mais hardcore em seu 1.4 turbo.

flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-1

Originalmente com 153 cv, o Ecotec 1.4 passou pela Herrera Motorsport, onde ganhou um novo turbo roletado Garrett GT2560R, um cold air intake (CAI) do catálogo americano da Chevrolet Performance, escape e linha de pressurização feitos de inox para produzir até 300 cv. O motor é gerenciado por uma ECU programável Fueltech FT600.

flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-9 flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-10

Para manter tudo sob controle, o Cruze SS ganhou novas molas e amortecedores com mais carga, rodas de 20 polegadas do Camaro com pneus 235/35, e sistema de freios Chevrolet Performance, com discos Duralife  ventilados e frisados de 300 mm para a dianteira, e pinças vermelhas com o logotipo da divisão esportiva, bem como pastilhas de alto desempenho.

flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-3flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-4

Por dentro, os bancos originais do Cruze Sport 6 deram vez a um par de Sparco R333 com cintos da mesma marca, e a um sistema de áudio premium da JBL com subwoofer no porta-malas.

flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-5flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-13

A principal novidade, contudo, era algo um pouco menos entusiasta: o Chevrolet Bolt EV. A fabricante já havia anunciado anteriormente que pretendia trazer seu elétrico para o Brasil e, agora, anunciou que ele será vendido a partir de 2019 por R$ 175.000.

flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-34

Por este preço, o Bolt entrega um motor elétrico de magneto permanente de 150kW (204 cv), alimentado por uma bateria de 60kWh que lhe fornece energia para rodar, em média, 383 km com uma carga e permite acelerar de zero a 100 km/h em 6,5 segundos.

flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-35

Como todo elétrico, o Bolt tem um sistema de recuperação de energia cinética, ativado durante frenagens e desacelerações para recarregar a bateria. A recarga também é feita em tomadas comuns ou estações de recarga. Nas tomadas comuns, usando o carregador convencional, uma hora de recarga fornece energia para mais 40 km de autonomia. Nos postos de recarga, com carregadores rápidos, uma recarga de 30 minutos fornece energia para mais 145 km.

O pacote de equipamentos inclui retrovisor interno por câmera, assistente de estacionamento com visão 360 graus, quadro de instrumentos configurável, sistema multimídia com tela de 10,2 polegadas, base de recarga de smartphones por indução, alerta de ponto cego, alerta de colisão frontal com sistema de frenagem automática de emergência.

Além destes três destaques, a Chevrolet também apresentou o Equinox Midnight, seguindo o mesmo conceito estético das versões Midnight da S10 e Tracker, com rodas, pintura e gravata da Chevrolet todas pintadas de preto.

flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-43

Por ora trata-se apenas de um exercício de design, criado para medir a aceitação do público. Caso seja positiva, ela deverá ser produzida como a S10 e a Tracker (abaixo).

flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-42 flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-41 flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-40 flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-39

O outro conceito é o Onix Sound, uma versão do compacto equipada com sistema de áudio premium da JBL e sistema multimídia com tela de 10 polegadas. O modelo será exibido no festival Lollapalooza e também serve como vitrine tecnológica para os serviços de conectividade que serão oferecidos pela Chevrolet nos modelos lançados a partir de 2019, como o hotspot 4G. Ele também recebeu detalhes luminescentes na pintura, mas que, infelizmente, não ficaram prontos a tempo da estreia no Salão.

flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-48 flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-49 flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-50 flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-51 flatout-salao-automovel-2018-chevrolet-52