A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos Projetos Gringos

Um dos 15 Porsche 911 Speedster 1993 modificados pela Strosek vai a leilão

Faz pouco tempo que fizemos uma lista com as preparadoras alemãs mais fodásticas do planeta aqui no FlatOut, como de costume, com a ajuda dos leitores. Uma das companhias que apareceram na lista foi a Strosek Design. A empresa foi fundada em 1971 por Vittorio Strosek mas só ficou conhecida na década de 1990 ao desenvolver kits aerodinâmicos para o Lamborghini Diablo, o Nissan 300ZX e o Porsche 911. E é exatamente um destes o carro sobre o qual vamos falar agora!

Trata-se de um Porsche 964 Speedster fabricado em 1993 — penúltimo ano da segunda geração do 911, que em 1995 deu lugar ao emblemático 993. Apenas 936 exemplares foram fabricados naquele ano, e só isto seria suficiente para assegurar a raridade deste carro. Mas não é só isto: apenas 15 exemplares foram modificados pela Strosek.

Porsche-Strosek-14Porsche-Strosek-5 Porsche-Strosek-6

 

Para entender o apelo deste carro, é preciso ter em mente que estamos falando da década de 1990. Naquela época havia dezenas de preparadoras em plena atividade, cada uma com um estilo característico, e a maioria delas tinha seus clientes fiéis. Era uma forma de garantir exclusividade ao proprietário de um carro, e a opção por um visual bem diferente do original era comum.

Porsche-Strosek-13

A própria Strosek não era exceção, e fazia questão de ter uma identidade visual única. Sua principal marca eram os faróis com projetores, que hoje são comuns até em carros populares mas, na época, eram novidade. Assim, a preparadora preferia deixá-los em destaque na dianteira dos carros, trocando os faróis originais por projetores que ficavam alojados diretamente na carroceria, sem lentes ou carcaças. E até que ficava bacana, não?

Porsche-Strosek-15 Porsche-Strosek-12

O fato é que era preciso ter grana para comprar um Porsche 911 e pagar para que uma empresa fizesse suas modificações. Ainda mais sendo um 964 Speedster, que foi a última versão do 964 apresentada antes da chegada do 993. O motor era um flat-6 arrefecido a ar (claro!) de 3,6 litros e 278 cv — não era o mais potente da linha mas garantia diversão. Ainda mais sabendo que o carro era feito sobre a nova plataforma do 911, mais refinada — o Porsche 964 é considerado um dos melhores “driver’s cars” da família 911.

Porsche-Strosek-1 Porsche-Strosek-4 Porsche-Strosek-21Porsche-Strosek-19

Se um exemplar bem conservado do 964 Speedster já é algo bastante raro, o tratamento realizado pela Strosek o torna ainda mais especial. Vittorio Strosek acreditava que os Porsche eram os melhores carros do mundo e, por isso, limitou-se a atualizar o departamento estético. Além dos novos faróis com projetores, o carro recebeu algumas outras modificações: os para-lamas foram alargados, a traseira recebeu os para-choques e lanternas do 911 Turbo (o conhecido “Turbo Look”), retrovisores de formato mais aerodinâmico e novas rodas OZ “three-piece” de 17 polegadas. Para não dizer que todas as modificações foram puramente estéticas, a suspensão teve a geometria retrabalhada pela própria Strosek.

Porsche-Strosek-8

A pintura azul “Maritime Blue” é acompanhada pelo revestimento refeito do interior (a cara dos anos 1990, não?): o azul aparece no couro dos bancos concha, nas tiras que abrem as portas por dentro, na alavanca de câmbio e na moldura do painel. Tudo muito bem feito, ainda que um pouco datado para 2016.

Porsche-Strosek-3

Por sorte, a estética noventista parece estar voltando com tudo…

E tem mais: se você é apegado a detalhes sobre versões, cores e números de vendas, saiba que este é um dos 427 exemplares do 964 Speedster que foram vendidos nos EUA, e um dos três exemplares modificados pela Strosek que existem por lá. Ah, e é um dos dois pintados nesta cor.

Porsche-Strosek-11

Em tempos em que exclusividade significa comprar um hipercarro híbrido de quase 1.000 cv, este carro mostra que é possível ter uma máquina interessante por muito menos. Isto porque o carro será leiloado pela Bonhams no dia 28 de janeiro, durante um evento realizado pela agência em Scottsdale, Arizona, EUA.

Porsche-Strosek-18 Porsche-Strosek-17

A Bonhams espera arrecadar algo entre US$ 180 mil e US$ 220 mil com o carro. No nosso dinheiro, isto dá algo entre R$ 730 mil e R$ 890 mil. Você pagaria esta grana por ele?

Matérias relacionadas

1.000 cv e 400 km/h: o Toyota Supra V12 da Top Secret em detalhes

Dalmo Hernandes

Opala Las Vegas (sim, aquele do Salão de 1972), Charger, Maverick e outros épicos no Clássicos Brasil 2016 – parte 1

Juliano Barata

Os Porsche que não são Porsche: os carros mais incríveis da Ruf

Dalmo Hernandes