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Um encontro só para Porsche com motor a ar: é o Luftgekühlt

Certas vertentes da cultura automotiva são altamente específicas e exigentes. É o caso dos fãs dos Porsche arrefecidos a ar. Por mais que a gente saiba o quanto a fabricante de Stuttgart se esforçou para manter a essência do nine-eleven nas últimas cinco décadas, investindo pesado em engenharia para manter o motor lá atrás e a silhueta tradicional, estes caras acreditam que um verdadeiro Porsche não tem radiadores.

São estes caras que fazem o Luftgekühlt, um encontro exclusivo para carros da Porsche com motor boxer arrefecido a ar, não importa quantos cilindros ele tenha. Luftgekühlt significa exatamente “arrefecido a ar” em alemão, para deixar bem clara a intenção do evento. De acordo com a descrição, a palavra Luftgekühlt se refere especificamente aos Porsche fabricados até 1998, quando a geração 993 do Porsche 911 deixou de ser fabricada. Isto inclui o supercarro 959, cujo bloco é arrefecido a ar e os cabeçotes têm arrefecimento líquido e o projeto deu origem ao 993.

A mente por trás do Luftgekühlt é Patrick Long, um dos dez pilotos de fábrica da Porsche, e o único americano da equipe. Ele já venceu as 24 Horas de Le Mans na categoria GT duas vezes, em 2004 e 2007, e participou da prova até 2016.

A quarta edição do Luftgekühlt aconteceu no último dia 7 de maio, há exatamente uma semana. Sim, diferentemente dos grandes eventos monomarcas, o evento dura apenas um dia e quem não foi (nós, por exemplo) vai ter de esperar até o ano que vem. Por sorte, existe a internet, e ao menos podemos conferir as fotos que foram tiradas no Porto de Los Angeles, Depósito nº 10 – uma locação bastante não-ortodoxa para um evento como este, porém bastante fotogênica.

É só dar uma olhada nas fotos abaixo, feitas por Kevin Consuegra e Benjamin G. Levy – elas mostram o nível dos automóveis participantes, sejam originais, modificados ou de competição, e também o espírito do encontro, com todos os carros, de todas as eras até o fim da década de 1990, juntos no mesmo local.

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Não precisa ter seis cilindros, como bem mostra este exemplar impecável do 550 Spyder

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Os 356 Coupe costumam andar em bando, e os emblemas na grade do motor são um tema recorrente

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Detalhes cromados no para-choque do 356 Coupe

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Dizem que os Ruf não são Porsche, mas a gente sabe que eles são

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Mistura de influências: road, track and tuning

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A postura do 356 hardtop é surpreendentemente agressiva perto dos 911

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Rodas de cubo rápido das antigas, que precisavam ser retiradas com um martelo revestido de couro para não danificar o metal

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Só parece um 356 abandonado no local do evento, mas a placa denuncia que este é seu estilo e que o carro roda regularmente

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O Porsche 356 SL Gmünd, primeiro carro de corrida de fábrica da Porsche. E ele venceu na sua categoria as 24 Horas de Le Mans de 1951!

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O Porsche 904, conhecido também como Porsche Carrera GTS

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Grandes faróis, azul-e-laranja… o Porsche 917K com pintura Gulf Oil é um dos mais emblemáticos de todos os tempos

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Quem conhece sabe: este é um Singer, um Porsche reconstruído com alto padrão de acabamento e recursos modernos cuidadosamente incorporados ao projeto. Leia mais aqui!

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Porsche 911 Carrera RS, um dos clássicos aliviados de Stuttgart

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Não se engane: as tiras de couro que prendem o capô, a suspensão baixa e as telas sobre os faróis denunciam a verdadeira personalidade deste 356

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Alguns são impecáveis…

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… outros, nem tanto.

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Detalhes do 917K Gulf Oil

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O teto do 911 lá atrás quase causa uma ilusão de ótica: não parece um 356 com teto rebaixado?

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Rodas engolidas pelos para-lamas: do jeito certo, fica bacana

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O indefectível slant nose do Porsche 935 “Moby Dick”. Um deles venceu as 24 Horas de Le Mans de 1979

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Não está impecável mas… e daí? Olha só este escritório!

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O único stance possível

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Para-lamas: quanto mais largos, melhor

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Este é o Porsche 906, ou Carrera 6, o último carro de corrida legalizado para as ruas da Porsche, com 50 exemplares para homologação produzidos. De certo modo, ele faz parte da linhagem do 959, do Carrera GT e do 918 Spyder

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