Um Fiat Palio 1.8R preparado e turbinado à venda

Dalmo Hernandes 11 janeiro, 2018 0
Um Fiat Palio 1.8R preparado e turbinado à venda

Os fãs da Fiat lembram com carinho das versões “R” do Fiat Uno – 1.5R, 1.6R e 1.6R MPI. São clássicos dos anos 80 e 90, com visual chamativo, acabamento diferenciado e motores mais potentes, cada vez mais difíceis de achar no mercado de usados a um preço razoável.

Entre 2005 e 2010 a Fiat vendeu outro modelo “R”: o Fiat Palio 1.8R. Apesar de não ter o mesmo carisma do Uno, o Palio 1.8R herdou os adesivos extravagantes nas laterais e também trazia o motor mais potente da família: um quatro-cilindros de 1,8 litro fabricado pela General Motors. É um Palio 1.8R o nosso Achado meio Perdido de hoje, com um detalhe: seu motor é turbinado, e o carro tem algumas outras modificações interessantes. Ele está anunciado no GT40, e nós vamos examiná-lo melhor a partir de agora.

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O carro recebeu faróis com projetores e para-choque vindo do Siena, com a grade foi pintada de preto brilhante

Na verdade, muitos leitores provavelmente reconheceram o carro logo de cara: trata-se do Project Cars #361 (clique aqui para ler sua história completa), o Fiat Palio 1.8 R de Paulo Henrique, de São Paulo/SP. Trata-se de um exemplar fabricado em 2008 que tem 88.500 km rodados. Os mais atentos já perceberam as rodas Enkei J10, mas esta é apenas uma das várias modificações deste carro.

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Originalmente, o Palio 1.8R usa o motor Família I da Chevrolet em sua maior capacidade de deslocamento, com cabeçote de oito válvulas. Fiat Idea, Punto e Linea também já foram equipados com o quatro-cilindros, e é justamente pro esta razão a bronca que alguns têm com a versão 1.8R – o visual do carro tem apelo esportivo, com faróis escurecidos, faixas laterais e rodas de 15 polegadas exclusivas, quadro de instrumentos exclusivo e cintos de segurança vermelhos.

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O motor entrega, originalmente, 115 cv, e de acordo com a ficha técnica da Fiat é capaz de levar o hatch de zero a 100 km/h em 9,2 segundos, com máxima de 191 km/h. A diferença maior em relação aos outros Palio está no menor curso da suspensão, que é mais baixa e firme.

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Paulo Henrique pegou o Palio zero-quilômetro em 2009, quando ainda nem tinha carta de motorista. Pulando para 2018, lá se vão quase dez anos com o carro. Ele conta que começou a realizar modificações assim que possível, começando por revestir os bancos com couro.

O interior também recebeu uma central multimídia com DVD, uma fileira de manômetros digitais no topo do painel e outros acessórios. Ao longo dos anos, Paulo Henrique mudou algumas vezes a configuração do interior, que também recebeu o volante do Fiat Idea com couro perfurado e costuras vermelhas, combinando com o restante da cabine.

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O mesmo aconteceu com o motor, que já teve alguns setups diferentes de preparação. O cabeçote é o mesmo do Chevrolet Cobalt, com comandos roletados (com rolamentos nos mancais, o que torna o movimento das bielas mais “livre” e ajuda o motor subir de giro mais rápido) e retrabalhado. Pistões (Iasa) e bielas (Scat) são forjados, e uma turbina Master Power R474-2 com válvula wastegate Macktech MT300 e pressurização em alumínio feita 4D Garage – que também fez o sistema de escape sob medida. O carro recebeu um intercooler de alumínio, filtro de ar esportivo, coletor de admissão do tipo “plenum” e sistema de injeção com uma bancada extra, oito injetores do Chevrolet Astra e módulo programável Fuelbox.

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O carro ainda tem embreagem Displatec, os freios do Fiat Marea Turbo nos quatro cantos e um jogo de cinco rodas (incluindo o estepe) da Enkei, modelo J10 de 17 polegadas, calçadas com pneus Yokohama de medidas 205/45.

Nos próximos dias, Paulo Henrique deverá levar o carro para testes no dinamômetro, a fim de conferir o rendimento da configuração mecânica atual – a pressurização, o intercooler e o radiador de óleo foram instalados recentemente. Antes disto, o carro passou no dinamômetro com 1,6 bar de pressão no turbo e rendeu 339 cv e 47,3 kgfm de torque. Com 1 bar, foram registrados 284 cv e 32,8 kgfm de torque.

Paulo Henrique finaliza dizendo que seu Palio 1.8R está com a mecânica em ordem e muito confiável, sendo usado com frequência.

Um comentário nosso: o carro está custando praticamente o mesmo que um exemplar do mesmo ano, igualmente bem conservado, porém original – mais um atrativo, além do fato de ser um carro com quilometragem baixa e de único dono. Se você ficou interessado neste hot hatch turbinado, pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do proprietário.

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