Um Ford Escort mk1 ao melhor estilo dos ralis clássicos: conheça o Project Cars #44!

Daniel Pita 3 maio, 2014 174
Um Ford Escort mk1 ao melhor estilo dos ralis clássicos: conheça o Project Cars #44!

Olá galera do FlatOut! Sou Daniel Pita, tenho 26 anos, sou engenheiro mecânico e um petrolhead. Minha paixão por automóveis vem desde pequeno por influência do meu pai, que sempre teve carro antigo – apesar de ele ter uma linha de gosto diferente da minha. Ele prefere carros originais, eu já prefiro carros depenados, com rollcage, motores preparados, etc.

Enfim, eu sempre gostei mais de carros esportivos e de competição, e alguns dos culpados foram os games Gran Turismo 1 e 2 e o Rally Championship de 1995, que me fizeram virar um fanático por carros de rali. Para vocês terem uma ideia, em 2008 vendi um Maverick V8 que eu tinha e comprei um Subaru Impreza GT 2000, que sonhava desde a época destes jogos.

Adorava o carro, mas depois me arrependi. O carro era relativamente frágil, dava muito problema, a manutenção era cara. Desisti de continuar com ele e vendi. Em 2011 comprei um carro nacional para o dia a dia e planejei ter um projeto em paralelo para me divertir, já que estava começando a participar de track days e de outros eventos do tipo.

 

O projeto

Meu Project Car seria um carro antigo para usar e abusar em track days, subidas de montanha, ralis de regularidade e rolês de final de semana com os amigos e namorada – quem sabe, até tentar disputar a Copa Classic.

pc35-post01-road

Sempre fui muito fã de esportivos europeus e, por isso, me identifico muito com os carros do jogo GT Legends (quem não jogou, recomendo). O game reúne clássicos como Mini Cooper, Ford-Lotus Cortina, Lotus Elan, Porsches, BMW, Escort, Capri, dentre outros. E minha ideia era criar um carrinho neste estilo e que eu pudesse fazer tudo em casa, já que sempre mexi nos meus carros e sou do estilo “Do It Yourself”.

Com essa preferência de carros, fui procurar algo no mercado nacional. Olhei Fiat 147, Chevette, Gordini, Karmann Ghia, Corcel, Puma, Opala, etc. Decidi pelo Chevette, por ser um automóvel de tração traseira leve, barato de manter e igual aos Opel Kadett C. Minha intenção era montar um Chevette AP ou com motor GM 2.0. Achei alguns exemplares interessantes na internet e quase fechei negócio em um que estava no Paraná.

Mas, por sorte ou não, o destino me reservou uma surpresa. Resumindo a história, fui ajudar um amigo a vender um Maverick GT para um colecionador e voltei com um Escort Mk1 1300 GT de 1971. O carro estava em bom estado, mecânica boa e lata também, alguns detalhes a fazer, mas nada sério. Ah, e já estava depenado de forrações e tinha um santo antônio traseiro, justamente o que eu planejava fazer no Chevette, caso tivesse o comprado.

pc44-post01-rcagepc44-post01-dash

Eu nem acreditava. Achei o carro que sempre me tirou o sono. Sempre sonhei em ter um, mas até então nunca imaginava achá-lo no Brasil… Aí ferrou! Perdi horas e horas na internet pesquisando tudo sobre este automóvel, achei fóruns, lojas, livros e mais um monte de coisa. Com esse monte de material, decidi o que iria fazer nele. Vi que seu motor oferece muito potencial de preparação e que na Inglaterra (país de origem dele) encontra-se todo tipo de peça para o Escort mk1. Praticamente dá pra montar um veículo zero km com a quantidade de peças que eles vendem lá fora.

Lá em cima eu falei que, por sorte ou não, achei um MK1, estão lembrados? Pois é: o “não” se refere à grana torrada em frete, impostos e conversão cambial das peças importadas da Inglaterra. Mas tudo bem, resolvi aceitar isso para manter o meu sonho, mesmo que isso adie, e muito, o final do projeto…

pc44-post01-fotoparts

Aliás, o projeto já está em andamento. Logo que peguei o carro achei que o upgrade mais importante no momento seria instalar um diferencial autoblocante. Comprei na Inglaterra e mandei trazer para o Brasil. Como não manjo nada de diferencial, mandei para um amigo mecânico instalar o componente. Não preciso nem falar que o Escort mudou da água pro vinho! Agora as curvas estão muito mais divertidas de serem contornadas, principalmente nos dias de chuva e na terra.

pc35-post01-fotodifa

Uma coisa que me incomodava muito era o assoalho do interior do carro, forrado com uma grossa camada de manta asfáltica. Quando fui instalar o cinto de quatro pontas e fiz o furo no assoalho para encaixar o parafuso, percebi que sob a manta estava começando a aparecer pontos de ferrugem. Não tive dúvida: no mesmo dia comecei a desmontar o interior e a raspar a maldita manta!

pc44-post01-fotoassoalho

Foi o “trabalho mais trabalhoso” que fiz nele até agora. A camada de asfalto não saía por nada. Tentei de tudo: soprador térmico, thinner, maçarico… e a manta custava a sair. Resumo da ópera: demorei quatro meses para raspar, lixar o assoalho todo e deixar na lata. Depois pintei tudo de preto para facilitar futuros reparos e retoques, e remontei o interior.

Isso foi apenas o começo. O carro já está em uma fase mais avançada. Para o futuro, o motor receberá uma leve preparação, instalarei rodas mais largas, serão feitas melhorias na suspensão, o rollcage será integral e estará ligado às torres dos amortecedores, alguns reforços no monobloco serão feitos, câmbio de cinco marchas de Ford Sierra e, por último, penso em fazer toda a funilaria do carro. Tudo isso será assunto para outro post. Valeu!

pc44-post01-motoripc44-post01-sun

Por Daniel Pita, Project Cars #44

0pcdisclaimer2

  • Allracing 77

    Caraca Daniel! Sua demora acabou compensando! Só não vou dizer que é o melhor PC por que acho quase todos sensacionais (e tbm porque a Susie é um pouco ciumenta…)!
    Sobre a fragilidade do Impreza GT, acho que você deve ter dado muito azar… Mas qdo der conta o que aconteceu.

    • Marcos Amorim

      Realmente, o que estranhei foi esse Impreza frágil. Quando for possível seria bom um relato explicando o caso.

      • Allracing 77

        Até há coisas que são menos robustas no carro, especialmente o câmbio e algumas peças de acabamento, mas comparando com qqr outro carro que conheço, em geral os GT e WRX até 2007 são no mínimo um pouco mais resistentes… De qqr forma, tbm precisa considerar o histórico anterior do carro, há certos abusos que deixam sequelas em qqr carro…

        • KzR

          Só que Subaru Impreza é como LEGO. E até hoje não vi LEGO quebrar! rsrs

  • BLK_Poomah_GTE78

    Este post tem até trilha musical… bora curtir um The Who. E parabéns pelo invocado Escort, bicho. Tem que ter colhões pra segurar um carro atípico e com particularidades como essa, além do que, sua abordagem é magnífica, muito legal mesmo. Espero que sobre conta bancária. O mais importante que é a disposição e boas ideias você já tem. Sucesso, amigo.

    • Marcos Amorim

      The Who, uma das melhores e mais loucas bandas que já saiu daquelas terras. E provavelmente a que mais se diferencia de gravações de estúdio e ao vivo, parecendo outra banda em vários casos.

  • Marcos Camillo da Silva

    Só posso dizer PUTA MERDAAAAA….O Project Cars tá zerado, podem fechar a porteira hahaha, parabéns cara, que sonho de projeto.

  • Elton Cesar Malfatti

    Belíssimo projeto, também sou fã desse escort MK1 e não imaginava que tivesse algum no Brasil. Aguardo os próximos capítulos!!

  • Luís Galileu Tonelli

    Este é o project cars mais esperado.

  • msouza91

    Eu NUNCA iria imaginar que existisse um desses aqui no Brasil, seu carro é magnifico cara, e o PC é de altíssimo nível, parabéns

  • VanKindenser

    Olha, que PC magnífico! Mesmo me considerando da “turma do frisinho”, concordo que esse MK I pede por esse tipo de configuração! Até por que você já o pegou meio depenado… Mantendo a parte externa original, vai ficar um luxo! Parabéns pelo carro, e boa sorte no projeto!!

  • Breno Ribeiro

    Que absurdo, um carros desses aqui! Incrível!
    Boa sorte com o projeto! Estarei acompanhando de perto!

  • João Vitor Alves

    isso é no Brasil mesmo? nem acredito hahaha show de carro amigo, boa sorte na empreitada.

  • Fagner Moura
  • GSB

    Fodástico!! Além de lindo, raro… PC me surpreendendo cada vez mais!

  • Marcos Amorim

    E eu achando que ele tinha vindo do Uruguai…

    Engraçado como lá pelas bandas daquela ilha parece que diferencial se resume a dois modelos: Quaife e Peloquin. E em ambos os casos eu só leio ótimos relatos de quem instalou, dizendo o quanto o comportamento do carro muda. Até encontrei um bom número de modelos para Volks, mas tudo com transmissão transversal.

    Sobre as peças, esses Webers são 40 ou 45? O cinto parece ser Simpson, sabe se ele atende a FIA ou apenas SFI?

    E mais uma vez vejo o quanto me faz falta uma garagem…

    • Daniel Pita

      Opa Valeu! Sobre o quaife não tem nem oq dizer! TOP!

      As Weber são 40 e os cintos atende apenas a SFI.

      • Marcos Amorim

        Valeu pela resposta. É que vejo uns gringos colocando Webers 45 nesse motor e sempre achei carburadores muito grandes para essa cilindrada, mesmo girando muito.
        Sobre o cinto, é que há certo tempo a CBA – sempre ela – começou a não aprovar em algumas vistorias carros com cintos atendendo apenas a SFI. Como você disse que talvez pretenda disputar algumas competições é bom olhar esse detalhe com carinho. Se bem que as determinações da CBA variam de acordo com as fases da Lua, então nunca se sabe o que irá valer.

  • Pedro S. Liguori

    Ahhhhhh sensacional!!!

    Sou fanático por Escorts – inclusive sonho com um som pra ser um projetinho, só não sei se mantenho a ideia de usar um ‘sapão’ pra fazer um Cosworth ou dou apimentada em uma SW.

    Mas sério, meu PC favorito até agora. E se você for correr na Classic, vou até o autódromo ver essa belezinha.

    Abs!

  • Mvictor
    • Wallace

      Você inicia o new game+…bem eu acho que esse dai já está no new game +

      • CarvalhoRosolen

        esse já zerou o new game +…

        • Hamghzou

          Vai pro HARD

          • felipereira

            Hard do Residentes evil de ps1…aquilo é praticamente impossível no hard…ahuahuahua

          • Koldt

            Esse aí já está no modo GOD!

  • Skiegaard

    Wow esse parece me ser um épico PC. No aguardo de mais sobre ele.

  • Douglas Duarte da Silva

    Cara vc é meu herói…só pelo fato fe ser escort já vale a pena…e ser um mk1 foi absurdo…era o PC mais esperado por mim e superou minhas expectativas…pqp que coisa linda…onde vc achou essa obra de arte…
    Já valeu meu fim de semana

  • RaphaelXocaravan19784100

    Meu PC favorito ate agora

  • Helder Mauch

    meu g-zuis, honestamente, é o PC mais sensacional daqui. Cara, você acabou de ganhar toda a minha inveja por ter esse projeto em mãos, sensacional, mas não se preocupe, é um inveja branca, inofensiva, pois estarei na torcida por esse seu projeto.

  • Jáliton Ferreira

    Cara,tu tem meu respeito,belo carro!

  • jhow_AsMartin

    Belo Projeto! Um dos mais legais até agora.

    No (ancioso) aguardo pela continuação 😛

  • Ennio

    Que achado um Escort desses no Brasil! Um dos meus dream cars :)

  • Jonhys Lopes

    SENSACIONAL! , lembra-me muito o Escort da série Wheeler Dealers !

  • Felipe Portela

    Meu Deus, que coisa maravilhosa, pode fechar a sessão depois dessa. É o meu carro favorito no rFactor e olhe que ando lá desde 2006 e já andei em todo tipo de carro. Pra quem quer conhecer procure o mod Historic GT. É arte!

  • D!ego86

    Quando terminar o projeto, esse cara pode dizer que zerou na vida!! Um dos meus antigos preferidos lá de fora…

  • AstolphoGM6

    Curti MUITO o brinquedo hein!

    Sou pirado em Opala, mas já faz um tempo que penso com carinho num Chevette, pra fazer oq vc pretendia fazer hehehehe o Escort MK I e MK II são Top demais!!

    Me diz uma coisa, esses Carbura ai são Dellorto, ao estilo Inglês de fazer as coisas? hehehe

    Ps: agora que vi que são Weber =P kkkk

    • João Heli de Oliveira

      Percebe-se que é pirado, pelo “GM6” no final do nick, haha.

      • AstolphoGM6

        E a Foto do Ingo né, que andou FORTE de Opala por anos na Stock hehehe =P

    • Kleber Amorim

      Tem um lugar aqui perto que tem um opel kadett rallye abandonado , e provavelmente o cara vai vender por que tão enchendo o saco dele por causa do ferro velho em lugar não apropriado , se eu tivesse grana eu comprava pra fazer um projeto parecido com esse do escort .

      • AstolphoGM6

        Como assim “aqui perto”?? Aqui perto Da Onde Cara??? me passa o Contato, quem sabe não entro no PC com um Kadett Rallye Racing?? *-* kkkkkkkkk

    • NightRider

      Entendo sua visão rs, já tive vários Opalas e alguns Chevettes, atualmente quero outro Chevette para montar aspro com 200cv e para curvas, ser um carro divertido, o Opala da para montar para fazer curvas, mas acho que parado minha fase, muito grande, meio desengonçado, posição de dirigir…

      E outra, o preço de Opalas em bom estado esta ridículo. Muito acima da realidade, se eu quisesse algo interessante com mais de 4 cilindros iria para um Omega, mais moderno, faz curva original, e preço justo

      • AstolphoGM6

        O problema mair é o Preço mesmo Night… não só o preço do carro, mas todo o resto…

        Esse do Opala ser o “Todo Poderoso Opalão”, encareceu MUITO a coisa… pra começar, o Opala é um carro mal feito (sou apaixonado por ele mesmo assim kkkk) o peso é mal distribuido, a suspa é frágil, a transmissão nem se fala, não da conta do motor original, quiçá preparadão!!

        Tudo isso deixa o custo de montar um carro legal de Pista, que faça curvas rápido e com segurança, Muito Alto!!

        Se eu tivesse grana encarava, pela paixão pelo carro, mas como não tenho… Um Chevette atende beeem minhas expectativas! =)

        • KzR

          “Nome: AstolphoGM6
          Project Car: Opala 6 bocas
          Meta: consertar o projeto original ruim e fazer um devorador de curvas.
          O que fez: conta quando for eleito! rsrs
          Conclusão: É sonho mas gastaria menos com um Chevette.”

          • AstolphoGM6

            Consertar o Projeto Original Ruim Foi foda Kz! hauahauhau

            Com certeza gastaria menos, tendo melhores resultados com o Chevette… mas na boa, to naquela de, “O que pingar primeiro…” kkkkk nem que monte um Opala mais simples, só pra dar aquele rolê (forte) aos fds, e talvez encarar um TD beem esporadicamente…

          • KzR

            Eu não duvido mais das pretensões de um gearhead ou louco por um carro (não depois da série PC daqui), hehehehe

            Acho que um Opala V6 seria um bom meio termo entre o L4 e o L6. Mas o Night falou que o V6 dá mais trabalho que o V8… curta o seu Opalão L6 250-S2 do jeito que der.

            Ah… essa de o que pingar primeiro é quase meu mantra. Quase. uhahhuahuhuahua

          • AstolphoGM6

            Esses PC’s são inspiradores pra quem tem pouco juízo kkkkkk

            O Vortech da Blazer da trabalho mesmo, instalar um 350 sai mais fácil!

            Eu iria de 250, sou apaixonado nesse motor, não o trocaria de jeito algum! O que dava pra baratear o projeto, é montar um carro dentro do regulamento da Old Stock, dei uma lida nele e não tem nada demais…

            Acho que esse é um bom Mantra pra segui viu… Oq pingar… kkkkkkkk

          • KzR

            Inspiradores eles são, só não nos ajudam na hora de levantar a grana necessária, kkkkkkk

            O Vortec, pena… eu sempre gostei mais do 350 mesmo… hehehe

            Qualquer dia desses tu coloca a foto do 250-S no teu Avatar!! rsrs Lembro de alguém ter falado que este motor foi pensado para corridas, é verdade?

            Nesse mantra tem “pegador” de mina que pira nele! kkkkkkkkkkk

          • AstolphoGM6

            Da é Tristeza quando a gente vê a conta bancária! auhauah

            Gosto muito do Vortech… na S10/Blaser, Syclone/Typhom e tal… huahuahau

            Aah não cara, a foto do Ingo não sai dai não… pra mim, ninguém representou tanto quanto ele na tocada de um Opalão Preparado! hehehehe

            Foi isso mesmo, o Opala usava o 230 (3.8) até 1971 (se não me engano) aí lançaram o 250 pra “pegar” o Maverick V8 nas pistas, depois a Ford lançou o Maverick V8 de Quadrijet (até então era uma Bijet), e a GMB atacou com o 250S, que tinha umas modificações em comparação ao 250 normal… o 250S foi usado no Opala de 75 até 80 como opcional, depois disso dizem que só sob encomenda…

            Pods crer, serve pra esse caras também hauhaua

          • KzR

            Show de bola a razão de existência do 250-S.
            Deixa o Ingo no canto dele, hauhiahua

        • NightRider

          Já pensou em um Omega ? Ta mais barato, faz curva, é mais sólido e pode virar um Lotus rs

          • AstolphoGM6

            Eu teria um Omega 6cil. original… ou quase kkkkk mas para um preparado como eu gostaria de montar o Opala? nãao… O Omega é um puta carro, mas é grandalhão de mais, e não tem o Carisma do Opala… não me imagino em um Omega aliviado e com gaiola andando Forte, apesar de saber do Potencial que o carro tem…

      • KzR

        Pro Opala 4C ou apela pro V6 ou pro V8 SBC (vide como andam fazendo alguns flatouters). Senão, melhor partir pro Omega mesmo.

        Acho que um bom upgrade pro Chevette seria arrumar um diferencial com bloqueio. Já daria uma nova vida para o carrinho stock.

  • Jwoll

    Felicidades para você!

    só não pinte de prata, vai estragar o estilo roots!

  • Rodrigo Passos

    Meu Deus…
    Um Mk I entre nós e preparado…

  • Daniel Barcellos

    Genial cara! Parabéns pelo MK I!

  • Drift UndergroundBr

    Eita porra….Curti muito a ideia

  • mateussrmello

    Uma imagem vale mais que mil palavras:

  • NightRider

    Ah os Ford europeus dos anos 70, otima base para preparações, lembro de uma vez, no ano passado no Encontro de Carros Antigos de Aguas de Lindoia, um monte de carros diferentes e o que eu fiquei mais admirado fom um Capri chumbo, com gaiola e rodas modernas, fiquei imaginando o que tinha embaixo daquele capo. Esse Escort é lindo, já imaginei ele com um Cosworth YB…

  • velho do alabama

    Lindo o escortinho hein! Parabéns pelo carro, exatamente no estilo que curto, racing total! Nem imaginava que tinha escort mk1 no brasil, que achado hein!

  • Bruno Brito

    Lindo cara, verdadeiro sonho! (Junto da BMW 2002)

  • Daniel Lacerda

    Uma pessoa com tamanho bom gosto só podia se chamar Daniel mesmo hahaha

    PS: Essa frente

  • Bruno Cancian de Araujo

    Um mk1 rally style no Brasil??????????????? Sem palavras para definir minha inveja!!!!!!!!

  • Glaukin

    Incrível ter achado um raro Escort MK1 aqui no Brasil. O carro me parece bem íntegro e é bom ver que alguém não vai simplesmente jogar o bicho no chão e botar rodas cromadas.

    Eis a arte de se fazer rally num carro desses!

  • André Avancini

    Show de bola! Um dos mais interessantes até agora.

  • Leo Ianze

    Aí sim eu vi um projeto do qual eu realmente gostaria de acompanhar! Parabéns, este carro é realmente um mito!

  • Hamghzou

    Muito legal em, quero acompanhar bem de perto esse.

  • Danilo [email protected]

    Acabo de achar meu Project Cars favorito!!!

    Taí um sonho de consumo, ou o Escort MKI ou um Chevette “Kadett GTE”

  • Fernando Rigon Vicentini

    Pelo amor de Deus, onde tu achou esse modelo de Escort pra vender?

  • João Alberto Ermel

    Eu vi esse Escort de um senhor Uruguaio no TD no Velopark. O carro é demais! Parabéns pelo teu projeto!

    • XRS250

      No Uruguai é mais fácil de achar por que a Ford local importou ele.

      • Douglas Duarte da Silva

        Esse é o mk2 né?

        • Vitor Largura

          é! mas no Uruguay existem todas as gerações…

          • Douglas Duarte da Silva

            Ta de sacanagem…é difícil pra trazer???

          • lightness RS

            Mesma dificuldade do q trazer qualquer outro carro usado de qualquer outro país…

          • Vitor Largura

            dificil não é… o problema é o preço final. é como trazer um carro com mais de trinta anos de qualquer outro pais

        • XRS250

          Sim ele mesmo. e de fato a Ford Uruguai importou o modelo nos anos 1970.

      • Daniel Pita

        La tem alguns mk1 e bastante mk2. Mas infelizmente não é fácil achar peças deles la.

        • XRS250

          Carro importado. mas eles são fáceis de achar, mas as peças não.

    • Eliezer

      A essas rodas me vem lagrimas …..

    • KzR

      Rodas e visual de rally… e um motor Lotus, apenas! rsrs
      Show de carro!

  • Mateiro

    PUTA QUE PARIL!!!!!!!
    Um Mk1 rally no BR?
    De onde o Pita é?

    MEU, quero ver esse carro ao vivo.

  • XRS250

    Parabéns pelo Escort MKI esse é bem raro de achar no Brasil e ainda tem mais esse é o motor 1300 ancestral do Endura(o Kent) . e vai transformar em carro de corrida? meus parabéns.

    • Marcos Amorim

      Esse é o que deu origem ao BDA?

      • XRS250

        BDA? não sei qual é o significado, mas sei que o Kent deu origem ao Endura. isso eu sei. huahauaa

        • Marcos Amorim

          É o Cosworth 16V baseado em um antigo Ford. Fui pesquisar e descobri que foi o bloco Kent mesmo que deu origem ao BDA.

          • Daniel Pita

            Isso mesmo o kent originou o BDA, mas não tem ligação com o Cosworth acho.

          • XRS250

            Ou seja o BDA quase não tem nada a ver com o Endura….

      • Daniel Pita

        Esse é o Kent! O BDA pelo que sei é bem semelhante, mas com cabeçote 16v

      • Daniel Pita

        Ah, e o kent deu origem ao endura sim! Mto semelhantes, mas o endura é mais compacto para ser montado na transversal.

        • XRS250

          Isso é uma operação similar ao que a Ford fez no Renault Sierra/CHT para colocar no Escort. mas eu acho que é o mesmo tamanho.

  • Dente

    Como primeiro carro, será que vale a pena pegar um?

    • KzR

      Na Inglaterra? Vale sim! =D

  • Koldt

    AI MEU DEUS, AI MEU DEUS, AI MEUS DEUS!
    Parte 2, chegue logo!

  • Carlos Bragatto

    Eu nao entendi, esse carro está aqui no Brasil? Mas como? No Brasil? Mas como? No Brasil? Mas como? (repetir por 15 minutos)

    • Marcelo Toyofuku

      importação o carro tem mais de 30 anos

      • lightness RS

        Não necessariamente, imagino q esse carro esteja aqui desde 0km… Mas precisamos do dono pra confirmar

        • Marcelo Toyofuku

          de um jeito ou de outro ele foi importado :v

  • ThiagoVerdona

    Exótico level 999999 acho que só perde pro R33

  • Itacyr Roveda

    top mesmo!!!

  • Reginaldo Ferreira Campos

    Lamborghinis, Ferraris, Koenissegs. Belos, rápidos e caros. Mas não vencem o prazer de montar o próprio carro com mãos.

  • Eurípedes Marley

    Sem comentarios cara, sem duvida pra mim agora é o projeto mais esperado, pqp!

    Parabéns pelo conjunto da obra(exclusividade do carro, fazer por conta própria e pela pegada do projeto)!! Perfeito!

  • Maximilian Bretschneider

    Gosto muito de rally e gostei muito de conhecer a tua história, mas, o seu texto deixou uma dúvida: este carro é um carro emplacado? Ou ele está em solo nacional apenas como carro de competição?

    • Daniel Pita

      Opa Valeu!! Sim o carro está emplacado.

  • Leeh Souza

    Parabéns pela exclusividade do projeto e por fazer vc mesmo! Meu sonho conseguir montar o meu com as minhas próprias mãos! Um VW Gol Quadrado mesmo ja tava lindo!

  • Lucca

    Como gosto muito de Fords estava interessado apenas no Focus WRC que apresentaram aqui a alguns dias, mas agora parece que vou ter que acompanhar mais um PC.
    Obs: pra ser mais fodástico q isso só se aparecerem por aqui com um GT40 original!!

  • Kenji555

    Holy %@#&!! Sou fã desse carro. Deveria ter sido ele no lugar do Corcel no Brasil.

    • KzR

      Eu concordo duplamente com você!
      Se o Corcel ao menos tivesse a tração nas “rodas certas”, eu perdoaria… hehehehe

      • NightRider

        Mas já pensou um Corcel II com V6 de Ranger e tração traseira? Espaço tem rs

        • KzR

          O problema maior é a tração na traseira e o reforço do monobloco dessa região. Tem que ser bem feito.

          Colocar dá para colocar. Talvez dê para usar powertrain do Mustang ou mesmo da própria Ranger. Agora se vai ficar razoavelmente seguro são outros 500, rsrs

  • Fábio MP

    Show, parabens

  • William

    Dica pra tirar manta asfáltica , joga gelo seco e começa a martela o assoalho , a manta irar trincar e se despedaçar , e o assoalho irar ficar só com alguns amassados das pancadas , dependendo nem fica

    • Daniel Pita

      Legal a dica! A parte de baixo do carro ta assim, vou tirar desse jeito. Valeu!

    • Sidious_Darth

      Usa um extintor de co2?

  • Marcelo Henrique

    Era o carro certo para o Brasil mas a Ford decidiu que não.
    Iria ser a disputa mais nervosa dos anos 1970, GM com o Chevette e Opala e Ford com o Escort e Maverick.

  • Rafael Kombeiro

    Lindo!

  • Leonardo Da Silva Alves

    CARAMBA! Meu sonho de carro! Definitivamente lerei e acompanharei todos posts do teu project car!

  • Arts_Maverick

    Meu Deus do céu! Que achado!
    Um dos mais afamados pocket rockets de todos os tempos e uma lenda de rallyes! Parabéns! Estou babando só de imaginar o que dá pra fazer com uma belezinha destas.

  • RenatoAkira

    Uma boa referência de como restaurar o escort é um programa chamado Jóias Sobre Rodas (Wheeler Dealers) que passa na Discovery.
    Ensinam tudo na base de DIY e restauraram um Ford Escort mk1 e pintaram de… amarelo!

    Eles ensinam a trocar os para-lamas, diferencial autoblocante, milhas e etc.

    Não consegui achar o vídeo do episódio inteiro, mas vale a busca!

    https://www.youtube.com/watch?v=HZGjB6njTWY

    • Douglas Duarte da Silva

      Tbm procurei e não achei…infelizmente

      • RenatoAkira

        Onde eu achei, não se pode postar o link (vocês sabem…). E às vezes passa na Discovery Channel ou Discovery Turbo, já assisti esse episódio umas três vezes. Vale muito a pena!

        • KzR

          Uma pena não puder passar! rsrsrs
          Eu criei uma boa neurose a cerca desse episódio. Toda vez que assisto, dá vontade de ter um Mk1 com para-choques Rally México e diferencial com bloqueio. Até da cor final eu gostei!

          Já assisti mais de 4 vezes e não me canso! kkkkkk

    • Neto Neto

      esse episódio eh animal! o cara ensina ate a fazer um torquimetro

      • KzR

        Pois é! Genial! Desde que você saiba o valor certo de força que cause o diferencial a girar.

    • Daniel Pita

      Opa valeu! Eu tenho esse episódio completo aqui no meu computador hehehe, tem muitas dicas legais mesmo!

    • Herumor

      o episódio completo tem no streetfire.net 😉

  • Cara vc deveria montar um topico la no escort clube 😀 sou louco com este escort mk1 desde quando conheci o clube

  • Jayme Casanova

    Meu project car favorito como fã de rally, parabéns cara, espero um dia fazer algo semelhante em meu carro.

  • Pablo Diêgo

    achar um MK1 aqui no BR foi uma tremenda sorte, parabéns! esse carro promete!!

  • Elder Júnio

    Estou batendo palmas, projeto top demais…. Parabéns pela escolha, e muita sorte… Sei que vai fazer um excelente projeto….
    Abraços….

  • PortnoyLima

    Maravilhooooso o Escort!! (como todos são, criação direta do mano Deus!)

    Parabéns demais pelo projeto.

    Será que dá pra montar o diferencial de um MK1 num MK4??

    Só assim, de bobeira e talz.. hehehe

  • KzR

    Daniel, primeiramente parabéns pelo carro! Esse era o rival que a Ford deveria ter trago para brigar contra o Chevette. Os Escort Mk 1 e 2 são incríveis. Juntos com a fantástica Giulia/GTV.

    Por curiosidade, você soube como esse Escort veio parar aqui?

    Acho que se eu pegasse um do jeito que você pegou, faria algo bem parecido. Adorei o fato de você ter instalado o diferencial autoblocante. É o que pretendo fazer assim que colocar um Chevette para rodar, depois que achar um certo para ele (não precisa ter 100% de bloqueio, bem menos talvez). Os faróis Cibie estilo rally ficou um charme!

    • Daniel Pita

      Sim, na minha garagem ainda sonho com um Alfa GTV e um BMW 2002, mas pelo preço que pedem, acho que nunca terei hahaha.
      Sobre o diferencial, o bloqueio de 100% fica inviável pra pista, o ideal seria achar um quaife ou similar que já são bem projetados para o nosso uso.
      Não sei a procedência dele, acho q sempre esteve por aqui.

      • KzR

        Mais sonhar ainda é free! Quem sabe nos jogos da vida hahahaha

        Sim. 100% é ruim mesmo, falo em um percentual alto mas que fique ainda civilizado, rsrs

        Acho que quem trouxe, também era um pouco tarado por esse carro, hehehehe

  • Cara, sempre tive uma queda por este chaveirinho… carrinho muito bonitinho, é instigante e sempre nos joguinhos de rally como dirt2 (minha época), eu usava ele. hahaha, enfim, muito interessante essa proposta e eu nunca tinha visto um MK1 aqui no BR, parabéns e boa sorte!

    Estou muito animado com os project cars! Abs!

  • Guilherme70s

    CARAL…. Ta aí um carro que eu nunca imaginei ver aqui no Brasil. Como entusiasta, sou apaixonado pelos Escorts com tração traseira, e pelo seu histórico no automobilismo. É lindo ver nas competições de época o duelo entre o Escort MkI, o BMW 2002 ti e o Opel Kadett C (nosso Chevette).

  • Rodrigo Lucchesi

    Parabéns!! Lindo o MK1….diferente e curioso!

  • Dieki

    carai doido, vc achou um Escort MK1!!!! Que foda! Esse motor não é o Endura que veio nos primeiros Fiestas nacionais? Não seria o caso de um swap?

    • Daniel Pita

      Esse motor originou o endura, são muito parecidos! Mas pela diferença de tamanho (o endura é mais compacto) as peças não são intercambiáveis).
      Lá fora eles tiram quase 190hp dele, o meu vai ficar com uns 130 hp… mas se um dia quebrar eu vou atrás de um Duratec ou Zetec.

      • Dieki

        é 2 litros? Uma preparação old school sempre cai bem. O swap que imaginei seria pro Rocam ou zetec, nada moderno demais, ficaria estranho com um Duratec.
        Subject: Re: New comment posted on Um Ford Escort mk1 ao melhor estilo dos ralis clássicos: conheça o Project Cars #44!

  • Rodrigo Sublime

    Caceta… MK1 em terra brasilis…

    parabéns pelo project

  • Gus Loeffler

    Putz, parabéns MESMO!! Além de ser um clássico, está indo pelo melhor caminho que é manter o DNA de rally dos Escort. Muito bom, acompanhando!! Abraço

  • arth_sr

    Isso é um achado, se vc conseguiu comprar por um preço bom, vc fez o negócio da china rapaz.
    Nunca vi esse carro aqui no brasil.

  • Sidious_Darth

    Muito bacana e uma preparação de bom gosto!
    O bloqueio do diferencial é de quantos %?

    Dê uma olhada nos produtos da quimatic contra corrosão. são bons!
    http://www.quimatic.com.br/produtos/anticorrosivos/

    • Daniel Pita

      Opa valeu pela dica da Quimatic, vou dar uma olhada nos produtos deles.
      Sobre o diferencial eu não sei te informar, a Quaife não fala qual é a %.

  • Vander Abreu

    Grande projeto … Um clássico dos Rallys!!! Muitos pilotos do WRC tem o Escort, é uma grande escola! Parabéns!

  • LeonardoXR3

    Esse eu quero acompanhar de perto. Sou muito fã do Escort, e apesar do meu ser um MK4, gosto de todas as versões. Seu carro é realmente uma raridade.

  • Luis Cezar Ramos Pereira

    parabéns. Eu já tenho um MK1 1970 Grupo4, com material works já alguns anos – setado para rallies de longa distância. Ótimo carro. Aproveite

    • Daniel Pita

      Lindo carro Luis!! Já tinham me mandado foto dele uma vez! Só material de primeira! Parabéns!!!
      Vou te adicionar para trocarmos informações.
      Abraços!

  • Gustavo Miranda

    Melhor project cars de longe! Vou até baixar o jogo pra dar uns rolê! Parabéns cara, e boa sorte!

  • gabriel mendes

    e os freios dianteiros estao a tambor?

    • Daniel Pita

      Os dianteiros são a disco já.

  • Gus Loeffler

    Inspiração pra vc. Vi dois na Catalunya ano passado, esse branco era um canhão, com motor YB aspirado. Depois em casa te mando fotos.

    https://www.youtube.com/watch?v=UHBGZrO-dSA

    • Daniel Pita

      Legal Gus!
      Tive a mesma sorte em Nurburgring, quando fui para lá estava tendo corrida de carros clássicos, tinham vários mk1 também!

  • Fernando Oliveira

    Cara que lindo projeto!Sou fã de Escort e hj tenho um mk4 para brincar tbm.

  • Elton Cesar Malfatti

    [MEIO OFF]

    http://www.motorpasion.com.br/outros/historia-do-leitor-o-ford-escort-rs-cosworth-no-brasil

    Muito legal essa matéria sobre os Escort Cosworth que tem no Brasil.

  • Ricardo Mayol

    Que isso, um MK1 no Brasil, onde se encontra essa relíquia????

  • Guest

    Esse alargador onde você arrumou?

  • Maycon Rodrigo Campos

    Onde você arrumou esse alargador?

    • Daniel Pita

      Comprei no eBay da Inglaterra com um vendedor que vende peças para Escort Mk1.

  • Anísio Filho

    @disqus_i8RXRqKske:disqus cara, sei que fazem dois meses que você não atualiza nada por aqui, mas espero que possa vê essa mensagem.
    Bom, eu tenho um projeto em mente parecido, cogitando o Dodge 1800 Polara e o Chevy Chevette, justamente para montar um carro nesse aspecto rally, o complicado é que não acho nada relacionado a essas mudanças nem no Chevette e muito menos no Polara.
    Eu queria saber onde acho sugestões para o projeto, como a gaiola, os faróis, suspensão, tipos de roda e pneu, enfim, algo que leve mais para esse lado, de resto restauração e mecânica já ando mais por dentro e sempre tem alguém que sabe mais para ajudar.
    Só preciso de uma ajuda pra ter em mente o que fazer no carro 😀 kkk

    • Daniel Pita

      @ansiofilho:disqus, se vc for de SP, perto do autodrómo de Interlagos tem algumas oficinas que fazem a gaiola, ouvi falar muito bem de uma que chama Dudu Escapes.
      Rodas por enquanto eu estou usando as de ferro originais do carro, mas no futuro pretendo comprar as rodas Minilite da Inglaterra, porém o preço de traze-las é muito alto.

      Já os farois eu uso os Cibie Oscar. Da pra achar no MercadoLivre brasileiro mesmo alguns similares ou o proprio Cibie. Os pneus vou ter que importar, pois não tem as medidas que eu quero em Aro 13 (205/60r13).

      • Anísio Filho

        @danielborghipita:disqus Caraca mano! Obrigado pela respota!
        Mas como projeto é meio que por estilo pessoal, a gente só cópia algumas coisas kkk
        Com essas modificações de mecânica, suspensão, gaiola e alargar os parachoques, como fica pra deixar dentro da lei?
        E você poderia falar mais da essência do carro rallye?
        Na minha cabeça quero uma gaiola pra uma segurança na estrutura do carro, mas sem abrir mão dos bancos traseiros, fazer alterações na mecânica (adoção de turbo quem sabe), além de uma suspensão, rodas e adereços estéticos, tenho muitas ideias, acho que só depois de pegar o carro pra saber o que fazer!
        Novamente obrigado pelas dicas e parabéns pelo projeto! Faça logo a próxima postagem 😀

  • Felipe Wosniak

    Uma dívida que surgiu enquanto pesquisava, esses faróis redondos são originais?
    pq os que eu vi no uruguai tem os faróis quadrados.
    Obs: tem um azul pra vender no caminho que faço pra faculdade aqui em Curitiba, hj tinha três caras olhando ele, mas faz um tempo que ele tá lá.

    • Daniel Pita

      Sim, os primeiros modelos eram com farol quadrado. Os 71 pra cima tinham farois redondos.
      Po legal que tem um a venda! Tá inteiro? Consegue o contato dessa loja pra mim?

      • Felipe Wosniak

        não tá mais lá desde o dia que vi os caras olhando, pelo jeito foi vendido, fazia quase um mês que tava lá e eu olhava pra ele toda vez que passava lá, mas sabe como é, estudante mau tem dinheiro pro ônibus quem dirá para reformar um escort mk1.

  • Luiz Felipe Camargos

    Daniel, sou fascinado pelo Escort MK1! No Brasil está muito dificil de encontra-lo? Grato, abraços

    • Daniel Pita

      Fala Luiz! O carrinho é bem bacana mesmo! Infelizmente é praticamente impossível de acha-lo no Brasil, tenho conhecimento de apenas 3 deles no BR.
      Abraço

      • Luiz Felipe Camargos

        Ele veio para o Uruguaia e para o Mexico tambem, nao foi? E importa-lo e muito dificil? Posso te adicionar para trocarmos uma ideia? Abraco