Um Fox 1.6 Turbo acertado em track days – conheça a história do Project Cars #87

Elias Soares 25 setembro, 2014 154
Um Fox 1.6 Turbo acertado em track days – conheça a história do Project Cars #87

Fala, galera do Flat Out! Sou Elias Soares, dono do Project Car #87, o Fox 1.6 Turbo. Tenho 24 anos e sou de Fortaleza, fator que se torna um do maiores desafios para quem tem como paixão o automobilismo e modificação automotiva.

Assim como muitos de vocês, minha paixão por carros vem desde a infância, quando eu desenhava carros “super tecnológicos” com funções como uma “coisa que escaneava a foto do local que eu queria ir e dirigia o carro sozinho até lá”, hoje conhecido como carro autônomo. Pena o Google não ter me descoberto naquela época. Depois cresci, joguei muito Need For Speed, em especial o Underground 2 no qual fiz todas as combinações possíveis de carros.

Cresci e, como muitos, aos 18 anos tirei a habilitação para dirigir. Após um ano aprendendo no carro dos pais, ganhei meu primeiro carro, um Peugeot 206 1.4 que havia sido do meu irmão mais velho. No 206 eu adquiri realmente prática, aprendi algo de mecânica de tanto que precisei levá-lo a oficina, pois meu irmão nunca foi dos mais cuidadosos com manutenção. Aprendi também a gostar do automobilismo quando comecei a frequentar os Rachas Noturnos no nosso humilde Autódromo Virgílio Távora, e também me levou muitas vezes aos domingos para assistir às provas de arrancada.

Em 2010, diante dos inúmeros problemas do 206 e custo de manutenção chegando próximo a 30% do valor do carro, me vi obrigado a trocar de carro. Com isso, comprei o meu primeiro carro, que está até hoje comigo: um Volkswagen Fox Trend, equipado com motor EA111 1.6 que rende modestos 104 cv com etanol e entrega 15,6 kgfm de torque a meros 2.500 rpm — o que de cara me atraiu bastante. Fora a motorização, meu carro estava entre os mais completos, deixando a desejar apenas alguns mimos como teto solar, volante multi funcional e módulo de conforto.

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Pouquíssimas modificações de performance foram feitas, apenas filtro esportivo K&N inbox e velas NGK Iridium foram colocados no motor, além de um abafador final livre com ponteira em 4” que rendia um ronco até que bonito.

Em 2012 decidi participar do meu primeiro Track Day, e para tal fiz melhorias principalmente no que afetaria sua estabilidade e dirigibilidade. O carro ganhou molas e amortecedores TAG, buchas em PU da AJ Buchas Especiais, discos e pastilhas de freio Power Brakes, fluido de freio DOT 5.1, um jogo de pneus Maxxis MAZ-1 195/55 (que eram excelentes, mas deixaram de ser fabricados) e uma pintura nas rodas para dar um charme.

Imagem 3 - Primeiro Trackday

Esse conjunto me rendeu naquele dia o tempo de 1:39.089, que me colocou em 16º dos 24 carros inscritos. Não é uma boa posição, mas é um tempo superior a de alguns carros notáveis como Focus com supercharger, Focus aspro, BMW 330i e outros, e bem próximo de uma BMW 535i. A lista completa dos tempos está abaixo:

Imagem 2 - Tempos 2012.1

Após este resultado, decidi que era aquilo que eu queria. Track days: a melhor forma de colocar à prova sua habilidade e a capacidade do seu carro. E nisso direcionei meu objetivo seguinte, que era uma preparação turbo alimentada.

Neste post não vou me aprofundar nos detalhes da preparação, e sim explicar o porque de três coisas que tomei como meta:

Ter um carro confiável

Simples: o Fox é meu único carro, e eu queria rodar nele todos os dias, com o minimo de limitações. Meu pé é pesado, isso significa que foram poucos os dias em que meu conta-giros não viu a faixa vermelha, e portanto o conjunto tem que suportar isso, além das centenas de quilômetros rodados toda semana.

Depender o mínimo possível de mecânicos e preparadores

Pode ser preconceito, mas eu acho que a maioria dos preparadores da minha cidade não tem conhecimento suficiente para fazer algo com qualidade sem ser na tentativa e erro, além de serem demorados e cobrar caro. Digo que acho, pois eu nunca fui cliente de nenhum deles, e nem pretendo ser. O único preparador que meu carro viu, foi meu grande amigo Carlos Dmitri, que me ajudou em todo o processo de escolha de peças, montagem e acerto do carro, e muito me ensinou e ainda ensina até hoje.

Fazer algo diferente

Na época que decidi turbinar o Fox, mexer em um EA111 ainda era coisa de outro mundo. Eram poucos os que haviam mexido neste motor, e muitos os que diziam que este motor era frágil, que não suportava preparação, que o coletor estoura, que o câmbio não aguenta. Enfim, inúmeras palavras desanimadoras. Então decidi fazer, para mostrar a todos que era possível. E não me arrependo.

Dado isso, o primeiro setup turbo do meu carro foi montado. Levou cerca de duas semanas, e conseguimos deixar o carro pronto às cinco da manhã, no domingo de Track Day.

Era o 11º ETF Trackday, 2012.1. Dormi algumas horas, fui na loja de auto peças comprar uma válvula de hidrovácuo para fazer papel de Clamper para o sensor MAP não ler pressão positiva. Corri, instalei no carro, e fui para a pista junto com o Carlos Dmitri, que fez o primeiro acerto do carro ali mesmo na pista.

O carro não estava perfeito, eu não virei tempo bom (1:42.820), mas eu estava feliz,por ter conseguido correr mais de 30 voltas com um carro recém-montado sem maiores problemas.

Imagem 4 - Primeiro Trackday Andando

Alguns meses depois, o carro já estava melhor. Com o intercooler no lugar, acerto fino, me inscrevi novamente no ETF Trackday. Desta vez fui com um par de Toyo R888 na dianteira, e um par de Toyo Proxes 4 no eixo traseiro. Mais experiente, com mais confiança no carro, fiz então o tempo de 1:35.102 e corri um pouco mais de 60 voltas, provando que um carro turbo pode sim ser confiável no trackday e virar tempos bons. Na imagem abaixo você pode ver um pouco como estava o carro neste terceiro track day.

Imagem 15 - Setup para 3º trackday

No meu próximo post, irei contar todos os detalhes da primeira fase da preparação turbo, a escolha das peças, os desafios e problemas que passei. Deixo vocês agora com os vídeos do meu ultimo trackday: o primeiro mostrando minha melhor volta, o segundo uma ultrapassagem a um Golf GTI e o terceiro mostrando que todo mundo comete erros.

Por Elias Soares, Project Cars #87

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  • Doge

    E o susto de ver um Fox assim na rua ?
    KKKKKKKKKK
    Tem um cara que tem um SpaceFox vermelhor aqui perto que tenho quase certeza que é turbo

  • Renato Souza

    No mínimo muito interessante seu projeto!

    Gostei e seguirei esse PC!

    • Elias Soares

      Valeu Renato! Siga que vem muita coisa bacana pela frente.

  • Parabéns pelo projeto !!! Ficou ótimo !! Espero que a embreagem esteja ajudando !! :)

    • Elias Soares

      Valeu Displatec! Embreagem valente! :)

    • ParodiVTS

      Vocês tem alguma embreagem especial para Xsara VTS 2.0 168cv?

      • Bom dia amigo, no caso desse carro seria necessário o envio do kit com o volante motor para empresa para que possamos fazer o serviço pois não existe essa peça no mercado para nós. É possivel fazê-la em lona ou cerâmica, fica a seu critério. Qualquer dúvida estamos a disposição.

  • vituh

    Belo projeto, velho! E, é isso aí, todo mundo comete seus erros. Todo mundo ainda tem muito espaço pra umas rodadas, cagadas, patinadas etc. (Exceto o Vatanen, claro ahuahauha)

    • Matheus Utzig

      Bah, mas aquela rodada ali foi meia tensa… veio totalmente de lado pras grama/terra. Se tivesse uns morrinho de terra podia ter dado uma treta…

  • Carlos Augusto

    O centro de gravidade do Fox não é muito alto não? Beleza que as molas + amortecedores tag deram uma baixada, e as buchas em PU e barra anti torção ajudam a diminuir a rolagem de carroceria.

    • Elias Soares

      É alto sim, não é dos melhores carros pra isso, mas até que ele responde bem nas curvas e rola pouco… a vontade é de no futuro fazer algumas alterações para melhorar o CG.

  • Matheus Utzig

    Um tanto quanto inesperado um Fox pra track days. Taí, curti demais! Temos um Fox pro dia a dia, 1.0 (terminou o assunto).

    • Adam Lewis Charger

      Já tivemos em casa, 1.0 e 1.6, Espaço interno é MUITO bom e gostava do carro para o dia a dia. Mas o milzinho……….

    • Elias Soares

      Valeu Matheus! Carrinho é beem honesto, mas mil… não rola pra mim! ahahha 😀

      • Matheus Utzig

        Justamente! O nosso é da primeiríssima fornada, 2004. Desde zero com nós, super bom, nunca deu problemas, mas tudo que eu queria era que fosse 1.6, ele é muito manco. Mas dá nada, finais de semana eu ando de 1300. AUHUHAEUAHE Abraço!

        • Neto Souza

          Meu pai tem esse carro a dois anos, é muito bom!
          O unico problema é a guilhotinha que vem de brinde, tú já teve problemas ao rebater os bancos traseiros?
          Meu velho quase perdeu a ponta do dedo indicador.

          • Matheus Utzig

            Vishh, é foda! Mas, por incrível que pareça acho que nunca foi rebatido os bancos traseiros dele. Mas isso é um erro grave da VW… Já sei da história e, se precisar rebater, já vou ter o cuidado necessário.

        • Fórmula Finesse

          Tive um no lançamento (2003); duas portas, sem ar…Sportline com motor 1600cm3, aquelas lindas rodas de liga leve. Amigo, depois de amaciado à moda, o bicho andava muito bem, a segunda marcha entrava lá encima com as rodas golpeando firme para frente, suficiente para peitar Escort Zetec em arrancadas e retomadas, e bom o suficiente para quase (quase) esquecer meus antigos Ap’s. Deixou saudades apesar da civilidade e pecha de “carro de mulher”.

    • Prof.X

      Lá em casa nós temo um 1,6 também…
      Mas é o Automatizado, na falta de opcao pra fazer punta taco eu me divirto usando no modo manual e tentando minimizar ao maximo o uso do freio :p

    • PedroTelles

      Minha irmã tem um 1.0, ele é tão amarrado que parece que existe um outro freio de mão puxado escondido em algum lugar do carro.

      Se você achou me avisa aonde é rs.

  • Antonio Carlos Oliveira

    Eu vi o video dele no rapadura turbo e fiquei me perguntando se intercooler sem entrada de ar para o mesmo funciona ou tira mais potencia pois o ar quente do motor acumula no capo o intercooler esqueta se alquem souber fale ae flw 😉

    • Renato Souza

      Fiquei pensando nisso também!!!
      Acredito que nas próximas partes ele entrará nesse assunto!

      Fiquei curioso! kk

    • Elias Soares

      Posso te adiantar que SIM, funciona. Não como um intercooler frontal, claro, mas a temperatura caiu razoavelmente e o resultado do carro melhorou sensivelmente. Ainda falarei sobre isso em breve.

      • Barba

        Corta esse capo !
        Mete um de fibra de vidro !!
        FAÇA ALGUMA COISAAA !!!

    • Prof.X

      Essa foi uma coisa com a qual eu também fiquei na duvida..

      Qual é a queda de temperatura que tu ta tendo e se voce nao tem problema de heat soaking (o calor acumular dentro do capo)

    • Allracing 77

      Intercooler precisa de passagem de ar para funcionar idealmente, sem fluxo de ar o benefício fica comprometido, talvez em um dinamometro, testando com o capo aberto e depois com ele fechado, seja possível confirmar as diferenças. Da forma como está, é provável que quanto mais tempo rodando e maior temperatura no cofre (ainda mais pela turbina), menor será o ganho de potência. Acho que o projeto já deve estar prevendo uma entrada de ar, se é que já não foi feita.

  • Punisher

    Tá achando ruim a cena de preparação aí, com o EA111?

    Venha pra cá (MS) e diga que quer colocar um turbo em um Clio.

    http://3.bp.blogspot.com/-6qd_ZrPp49Q/Tt_nF8FfoXI/AAAAAAAAApQ/JHAEQDORr8U/s1600/Meme+-+Susto.png

    http://1.bp.blogspot.com/-lfolTSnvlFc/T1oWfF-g4LI/AAAAAAAABnE/qF8L1UmdqU8/s1600/impossibru-meme.jpg

    Essas serão as reações mais “amenas”…

    AHAHAHAHA!

    • Elias Soares

      Pô, Clio fica ruim em qualquer lugar do Brasil! hahaha 😀

      • Punisher

        http://cdn.jaxov.com/wp-content/uploads/2012/02/Okay-Guy-Meme-Face.jpg

        Mas em SP tem sim oficinas sérias e que fazem um trabalho muito bom. Pena que eu não tenho disponibilidade pra levar o carro até elas.

        Mas estou resolvendo isso de uma forma mais, radical, digamos.

        • felipereira

          Diy? Hehe

          • Punisher

            Quase isso haha! Ele está em uma oficina recebendo o F4R. Tá quase pronto, já que é praticamente plug and play. Mesmo assim tem um monte de gente me chamando de doido haha! Já que a indução forçada é “impussibru” por aqui, então troco o motor. Inclusive será mais fácil importar posteriormente o cabeçote (e coletores, TBi e etc.) do Clio RS e montar.

    • Fagner Moura

      Isso não é nada. Também sou do MS e não tem um mecânico lazarento que queira resolver apenas um vazamento de óleo na tampa de válvulas da Classe A

    • Paulo Freire

      Cara, em Fortaleza colocar turbo em qualquer motor que não seja AP ou Boxer VW é coisa de outro mundo… Nossos preparadores são uma vergonha.

      • Fórmula Finesse

        hehehehe!

  • Raphael Da Cunha Gonzalez

    Projeto demais! Se eu não estivesse vendendo o meu modesto FOX 1.0 para abater o apto até entraria num projetinho. http://sp.bomnegocio.com/sao-paulo-e-regiao/veiculos/carros/volkswagen-fox-o-mais-barato-e-em-otimo-estado-43750208

    E o cagaço de quase capotar ali na curva hein!? KURWAAAAA!!!!

    • Elias Soares

      Foi um dos momentos mais tensos que passei na pista… por sorte o carro não “calçou” na areia, e sim derrapou. Prova de que o CG não está tão mal assim, haha.

      • Julien Avril

        Sempre tive uma duvida quanto ao Fox.
        Aparentemente é um carro estreito e com perfil alto, isso não deixa a carroceria meio solta? A carroceria não rola bastante na curva? E nas frenagens, ele balança bastante?

        Na foto do cofre da pra perceber a barra anti torção vermelha, também colocou nas torres da suspensão traseira? E quanto a barras estabilizadoras inferiores, esta com as originais? nos 2 eixos?

        abs,

        • Fórmula Finesse

          O Fox é firme (até demais no calçamento menos acurado), dá para sentar a bota sem medo algum…

  • TwinSpark

    Opa, um Ceará na área! Ninguém espera um Fox no TD, mas o seu tá assustador (para os outros carros). Ano passado pensei em levar meu 1.0 sem preparação para Virgílio Távora, mas apareceram umas despesas inesperadas e tive que cancelar a ideia. Quando for, vou trocar só rodas/pneus e me meter no meio da “elite”

    • Elias Soares

      O que conta lá é a brincadeira! Tem muita gente em carro simples fazendo absurdos. Aparece lá! :)

      • TwinSpark

        Acredito que lá não seja um ambiente cheio de preconceito, como geralmente é os encontros de motoclubes. Vou fazer uma revisão geral no Fiasa e arrumar umas rodas de aço 14 com pneus 185/60. Dá pra começar?

        • Elias Soares

          Tem preconceito sim, mas é facil de lidar com isso. Entra e vira tempo. hahaha.

          Cara, dá sim, importante é ir com óleo bom e NOVO, pneus não precisam ser bons, mas é bom que não estejam ressecados. Suspensão e freio contam bastante.

        • felipereira

          Uno?

          • TwinSpark

            sim, acho que será melhor que o Vovorolla MT 1.8

        • Hot DoG

          sempre haverá preconceito….

          • TwinSpark

            pensando bem, sempre haverá…

  • Julien Avril

    PC’s turbo, sempre bem vindos.. parabéns..
    Caraca, tem um 300zx ali no pool do trackday.. cade ele no PC hein?

    • Elias Soares

      Valeu cara… ahhaha, esse 300zx eu nunca mais ví… uma pena. Mas aparece muita coisa legal por aqui nos trackdays, até já “empurrei” uma 458 Italia… ahhaha. Empurrei porque ele tinha acabado de entrar na pista, primeira vez que entrava num autodromo provavelmente. hahaha

      • Julien Avril

        Animal, por aqui aparecem um monte também. Mas esses clássicos JDM são mais raros que ferrari… kkkk

        E o cofre do motor desse fox ta fino hein, aquela foto com o intercooler ta bem bacana!
        abs,

  • Barba

    de 3 uma, ou vc dirigi absurdos, ou seu carro é um mito, ou os outros caras são bração d+ !! suahuhas
    Eu ia fica felizão com o 16 na frente desses ai ^^

  • Rodrigo L.A

    Massa ver um conterrâneo por aqui no PC hehe, vi seu carro no track day ano passado e o bichinho anda bem parabéns! Espero tentar correr nesse ultimo TD do ano no Virgílio Tavora, mas tem que ver questão de pneus e freios pra ir com segurança, no aguardo da segunda parte, abraço!

    • Dyego Freitas

      rodrigo qual é seu pc?

      • Rodrigo L.A

        Opa Dyego, não tenho PC aqui no flatout, mas estou restaurando/preparando leve um gol g2 (bola) 1995/1996 pra curtir os track days aqui do CE, abraço!

      • Rodrigo L.A

        Opa Dyego, não tenho PC aqui no flatout, mas estou restaurando/preparando leve um gol g2 (bola) 1995/1996 pra curtir os track days aqui do CE, abraço!

      • Rodrigo L.A

        Opa Dyego, não tenho PC aqui no flatout, mas estou restaurando/preparando leve um gol g2 (bola) 1995/1996 pra curtir os track days aqui do CE, abraço!

  • Bill

    Parabéns Elias.. Projeto bacana demais, estou curioso pra saber detalhes sobre a montagem do motor… teve dificuldade pra achar peças?

    Mais um VW!! o/

  • Diego

    O que é esse monte de buggy que tem ai na lista do track day? É tipo aqueles de andar em dunas?

    • Rodrigo L.A

      Originalmente ele tem esse fim, mas aqui em Fortaleza pela estrutura leve e o potencial de preparação dos motores AP eles dominam os Track days e arrancadas do estado, mas tem que ter braço pq qualquer vacilo a coisa é séria!

    • CorsarioViajante

      Track day em Fortaleza! rs
      AChei o máximo!

    • Brazooka

      Caterham Seven nacional!!! 😀 😀 😀 😀 😀

    • Dyego Freitas

      maluco os buggy daqui são muito preparados!!! até de pneu slik eles correm, sem falar na coragem dos pilotos!!!!! chega a ser insano.
      ps: assistam até o fim.
      insano https://www.youtube.com/watch?v=oWJmBa4OhqE

      • Paulo Freire

        São os nossos Caterhams

      • Pedro Teixeira

        Tampa de caixão.

      • Eduardo Copelo

        Coisa de doido!

    • Lucas dos Santos

      Hahahahaha!! Os Buggys roubaram a cena deste Project Car. 😀

    • Lamborghinista

      Buggies do capeta, viraram os melhores tempos do track day, huehuehue!

  • Prezotti

    Elias, primeiro lugar, parabéns! Bacana o projeto!

    Só uma dúvida, nunca dirigi um Fox, mas pelas proporções “altinhas” dele, me passa a sensação de um carro ruim de curva, com o centro de gravidade alto. Procede esse meu preconceito?

    • Elias Soares

      É ruim sim, original. Com um bom trabalho de suspensão e rigidez de carroceria acaba ficando bom. Não como ficaria um carro baixo e com suspensão independente de fábrica, mas é domável.

      • Brazooka

        É essa parte que eu estou esperando detalhares (provavelmente no próximo post).

  • Bruno de Pádua

    Cara, que sorte ein? Correu risco até de capotar ali entrando de lado na grama.

  • Poxa cara, muito massa ver um projeto cearence! e sobretudo usando carros populares(grande mérito!!) Agora, uma pergunta cabulosa… vc fez alguma alteração nos pedais?! Aqui em casa tem um fox 1.6 2012, e cara, depois de uns 30 minutos meu pé fica doendo de tão inclinado que fica(parece até que foi projetado para ser conduzido com sapatilhas salto-alto de madame!) fora que as alturas do pedal de freio e acelerador não ajudam nada no punta-taco!

    • Matheus Pavan

      haha no gol 2011 também acho bem mais difícil fazer punta-taco… talvez pq sou noob mas no Ka é muito mais tranquilo…

      • João Martini

        Temos um Fox em casa também e é meio complicadinho mesmo. Nos Fiats é muito fácil!

      • cara, não sei não acho que seja por vc ser(eu também, no caso) noob, temos também um Palio 1.6 e fazer punta-taco nele é uma maravilha! até com calçados inapropriados(sandalhas! XD) dá para fazer! Mas tenho quaase certeza que é um problema de design contemporâneo-supostamente-mais-seguro XD

  • Fernando

    Gostei do intercooler me parece com o da l200 outdoor, estou certo ?

  • Jr_Jr

    Boa tarde Elias, parabéns pelo projeto. Legal ver alguém mexendo nos EA111.
    Se puder, me diz uma coisa, as modificações de performance feitas consistentes em “filtro esportivo K&N inbox e velas NGK Iridium e abafador final livre”, deixaram o carro um pouquinho melhor? Mais solto? consumo mudou muito?

    Tenho um Golf e penso em algo básico assim para dar uma mudada.
    Abraço.

  • Vitor Silva Marques

    Bug de corrida
    esta aí uma boa idea

    • Paulo Freire

      Não está não, acredite…

  • hellaporscha

    O incrível poder do limpador de pára – brisas ligar numa hora dessas… hahahahah cara, animal teu Fox, parabéns!!

    • Luciano Marra

      Haha e desse jeito! Quem já passou por isso sabe, ele sempre ‘liga’!

      • Joao Alves

        HAHAHAHA Mais pura verdade!

        Rodei duas vezes na vida, e nas duas liguei o limpador de parabrisas. Em uma delas estava chovendo, mas eu aumentei a velocidade do limpador.

  • Adilson Pedro Scheid

    VW dos novos preparadinho! Parabéns! Show o Foxzinho!

  • Leonardo Mendes

    Taí um carro que eu gosto e respeito bastante… já entraram alguns Foxes, Crossfoxes e Spacefoxes aqui na CCS como parte de trocas, em todas as motorizações… lógico que eu andei em alguns e gostei bastante, especialmente a Spacefox.
    E parabrisa acionando em rodadas é charme, até o Paul Walker fez isso no Supra em Velozes e Furiosos.

    Só duas perguntas:
    1) O volante do teu carro é revestido em couro com costuras vermelhas ou meu oculista fez merda na receita?
    2) Quem é o DOIDO que mete um motor 2.0 turbo num buggy? Porra… o meu era motor 1600 original e se não tomasse cuidado se fudia, imagina uma cadeira elétrica dessas…

    • Felipe

      Acho que pode ligar pro oculista. O volante me parece ser o original!

    • Guest

      Intercooler no teto! hehe

    • Lucas Fernandes

      O volante é revestido em comuro com costuras vermelhas SIM! E tem tipo MUITOS buggys com AP 1.8 e 2.0, turbo e até aspro aqui em Fortaleza. Chegam até a empinar no Racha norturno! https://www.youtube.com/watch?v=40ycQ0_L-Cg

      • Leonardo Mendes

        Meu oculista tá perdoado…rs.

  • Dieki

    O Carlos Dmitri é da UFC, se for, conheço ele. Bom projeto, diferente, porque as pessoas fogem do Fox como se fossem pegar AIDS, mas é um excelente carro.

    • Elias Soares

      É ele sim… hahahaha, obrigado amigo!

      • Dieki

        Ele não era diretamente meu calouro, mas era uns 4 anos mais novo. Quando eu conheci ele (em 2008/09), tava impossibilitado de dirigir e já sacava muito.

    • Brazooka

      Eu também estava esperando ANSIOSAMENTE este PC…
      Também tenho um Fox “quase gêmeo” a este PC (ainda original), só que vermelho (Dá-lhe Inter! :D).
      E vou “beber da fonte”, com este teu trabalho, Elias! Obrigado por compartilhar! E obrigado ao FlatOut pela disponibilização do espaço!

    • Gábrio Erthale

      ultimate fighting championship? kkkkk

  • Paulo Freire

    “sou de Fortaleza, fator que se torna um do maiores desafios para quem tem como paixão o automobilismo e modificação automotiva.”

    Qualquer coisa ligada a qualquer coisa, jovem. Aqui NUNCA tem nada do que se quer, tudo tem que comprar de outros estados, mesmo estados menores…

    • Fórmula Finesse

      Cara, tu me deixou chocado quando afirmou que nunca viu uma Alfa aí pelas paragens…pqp!

      • Paulo Freire

        Eu procurei pela memória e lembrei que vi, MUITO tempo atrás, um 145 preto, não lembro qual motor nem se estava bom ou ruim, só lembro que o vi por 1 ou 2 minutos antes dele sair.

        Em compensação já apareceu um 968 Turbo Cabriolet vermelho lindo de ser ver. Acho que compensa 😀

        • Fábio Dantas

          Aliás, quase escacetei o carro DE NOVO esses dias, porque fiquei babando numa 156 Sportwagon na Linha Amarela, aqui no RJ AHIOEHAEIOHAIOEAHIOEHIOAEHIOAE sou uma anta mesmo…

          • Eduardo Copelo

            Relaxa, você não é o único, a um tempo atrás eu tentei ir feito um alucinado atrás de um mustang vermelho com listras brancas que roncava feito um animal do inferno!! quando passou do pardal do túnel, ele acelerou tanto que parecia que eu tava parado!!! Também, tentar perseguir um Mustang com um Escort Zetec…

        • Fórmula Finesse

          hehehe, compensa e com sobras!

  • Thiago Oliveira

    Qual potencia?

  • Julio Alencar

    Sou de Teresina-PI, tenho um Gol 1.6 EA-111, realmente ainda é um grande impasse a modificação desse motores na nossa região, rodo cerca de 350km semanais, e estou com a sua mesma intenção inicial ELIAS SOARES, agora me responde uma coisa cara, o que você colocou de Buchas em PU na dianteira? e a barra estabilizadora?
    Comprei essa semana Filtro K&N, Molas H&R, Pneus Dunlop LM704 195/55 r15(rodas Saveiro cross), Coletor dimensionado 4×1 e Abafador tipo turbão 5″ e pretendo assim que possível comprar velas iridium NGK BKR7EIX

  • Fórmula Finesse

    Falem ainda que Fox é carro de universitária pois é “altinho e não têm estabilidade alguma”…rsrsrsr. Belo projeto, o Fox é bacana!
    P.s: tua colocação no track day foi excelente!

  • ocaraanomimo

    Vendeu o peugeot pra não gastar 30% do valor do carro em manutenção, e agora vai gastar 50% do valor do fox em preparação. hahahahha
    Não entenda isso como uma critica, eu te entendo perfeitamente, nos gearheads somos muitos estranhos! hahahaha
    Abraço e tacalepau!!

  • guushk

    Pelo meu gosto pra carro, digo que o Fox seria minha última opção dente os Volks de passeio pra modificar… (Não sou dos maiores adoradores do Fox, não faz meu tipo de carro…)
    Me fez mudar de opinião! haha Curti o PC cara!

  • Black Cat Dj

    A minha grande duvida foi, por que o cara comprou um Camaro pra andar na frente do Stilo ?

    • Doge

      Por que ele vai sair dalí, voltar dirigindo pra casa, na próxima semana vai pra praia ficar 14 dias no melhor hotel de Floripa com a esposa/namorada/amante e o cara do Stilo estará assistindo Domingão do Faustão no sofá de casa.

      • Tiago Erryone

        Ou vai estar curtindo da mesma forma (não necessariamente no mesmo lugar)!

      • laguiar

        hahaha q maldade rs

        • Doge

          As vezes o cara que ficou em penultimo se divertiu mais do que o que ficou em 2º e se frustou por não ter sido o mais rápido.
          Não é competição, é diversão

  • z.e.t

    o povo de fortaleza gosta de buggy em! hahahaha

    • Eduardo Yamane

      Rapaz também vi a quantidade de Gubby nessa lista!

    • Paulo Freire

      Melhor carro para andar nas dunas, não deve a nenhum 4×4.

    • Rodrigo Mariano

      Carro leve + motor razoável + tração traseira = diversão, hehe.

      Quando eu era mais novo pensava em ter um para fazer um swap com apezão 2000. Mas cresci e o juízo apareceu, então desisti da ideia, rsrs.

    • Lucas Fernandes

      Aqui no Ceará tem muitas dunas e praias, o bom é que eles tem um buggy ap 2.0 turbo/forjado/intercooler e tudo mais. E quando querem ir pra pista botam uma suspensão X com pneus slicks e ir pra areia botam suspensão Y e pneus pra areia. Bom demais. Eles chegam até a empinar nos Rachas Noturnos do Autodromo.

      • z.e.t

        isso deve ser uma maravilha poder ir a praia, curtir um track day e ainda poder passear com um buggy

  • Bruno Reis

    Andei pesquisando agora pouco sobre os preços pra montar um kit turbo básico pra rodar com 0.5 kg de pressão, quanto mais eu pesquiso mais duvidas ficam aqui na minha cabeça… Sei nem por onde começar… hauahuauhauuaha

  • laguiar

    Caracas queria ver esse monte de buggy correndo ai =)

    • Lucas Fernandes

      Já teve TD aqui que correram 4 buggys! huehuehuehu

  • Brazooka

    Esse PC tá bom demais da conta!
    Fox preparado, e na listagem do Track Day, quem lidera? Um Opaloito…
    😀 😀 😀 😀 😀
    Êlêlê…

  • Leo Ceregatti

    EA111 + turbo = diversão garantida.

    Belo projeto, funcional, consciente, equilibrado! Mantenha este foco que a diversão vai longe!
    Agora, no dia que você quiser “algo mais” (e vai chegar, acredite…), tenta montar um só pra TDs e deixe um pro dia a dia.

    Abc!!!

  • Márcio Levy

    finalmente alguem de fortaleza

    • Francisco Neto

      Tem um pc (restauração de opala) que é daqui também, Márcio. abração

  • Fla3D

    Muito legal teu fox turbo e tal mas… o que é aquele buggy em 2º lugar???

  • Mateus Elildo

    cara, e eu achando que em fortal devia ser melhor pra preparação do que aqui em sobral… Definitivamente o Ceará não é um lugar propício para um gearhead…

  • z.e.t

    ainda esperando ver por aqui um PC de um buggy kkkkkkk

  • Luiz Claudio Leão

    parabens velho.. sei muito bem a dificuldade de preparar um carro no nordeste kkkkk minha sorte que meu pai tem muito conhecimento e me ensinou muita coisa tbm.. se fosse depender de mecanico eu tava lascado, faco tudo em casa. mas vc conseguiu desenvolver um carro show! pela foto deu p ver que foi caprichoso. abraco

  • Fernando Oliveira Lopes

    Fire Fox!!!!!!

  • Ajvision

    Carro lindo, mas as rodas matam o carro

    • leoayala

      Não matam não… Se for de 15 polegadas, são mais leves que as de alumínio fundido. Vi isso quando trabalhava em outra empresa que fornecia para uma grande fabricante de rodas.

      • Marcelo Toyofuku

        acho que ele quis dizer o visual

        • Ajvision

          exato, no quesito visual

  • leoayala

    Parabéns pelo trabalho! Realmente, deve ser bem legal fazer este tipo de conversão e, melhor, sem manolar o carro. Eu particularmente não gosto de dirigir o Fox. Acho que ele tem dirigibilidade muito ruim, principalmente quando comparado ao primo Gol. Se você conseguiu melhorar a estabilidade (para mim o ponto mais fraco do carro) com o kit novo de suspensão, deve ter ficado muito legal!

  • davi barboza

    Muito legal ver um projeto de Fortaleza aqui !!

  • Rodrigo Mariano

    Opaaaa, cabeças chatas (mais um) no Flatout! o/

  • PedroTelles

    Meu polinho tem o mesmo motor, vou ficar de olho na receita do próximo post, mas me desfazer dos 12~13 km/l tendo uma boa resposta pra cidade vai ser difícil…

    • Mokujin

      meu Ex-polo com mesmo motor nunca fez essa média. Era 6 no alcool ou 8,5 na gasolina ( acho que preciso tirar a ferradura do pé direito)

      • Hugo Ribeiro

        O meu fazia 9.5-10 na gasolina, sempre dentro da cidade. Se pegasse um pouco de estrada ia para a casa dos 11-12.

      • PedroTelles

        Pego muitas vias expressas(Av. Brasil, Linha vermelha, Washington Luiz) e o botão do ar condicionado tá com teia de aranha.
        Dá pra fazer essa média fácil com esse motor…

  • Cassio

    Pelo que vi não tem scoop no capô, como esse intercooler está refrigerando ?

  • Fabiano Do Prado

    Belo projeto, carro leve, motor forte!
    mas Nissan 300ZX em 20º WAT!

  • Mokujin

    Pra galera que nunca participou de Track Day, aqui vai minha dica:

    O que vale é a diversão!

    Eu mesmo participo de track days com o carro 100% original, só tiro o excesso de peso e coloco o meu jogo de rodas 16 com pneus de perfil baixo ( que só uso na pista)
    Não precisa mergulhar de cabeça na preparação. Só passa vergonha quem nao tem braço.
    Mas, se voce tomar gosto pela coisa, aí a brincadeira ($$$) nao tem fim.

    Parabéns ao autor da reportagem e pelo esmero em seu carro

    • Gábrio Erthale

      Cara, e questão de freios, pra não ficar sem eles, só trocar o fluído e usar bastante freio motor resolve?

      • Mokujin

        Gábrio, aí depende de vários fatores, como circuito (travado ou nao) e peso do carro………
        Usar freio motor pode fazer com que voce perca tempo na pista ( tá certo que a intençao do track day tb é se divertir, mas vc vai querer mostrar o seu tempo na pista). Em londrina tem duas freadas fortes……….

        O segredo é não dar muitas voltas na força máxima em sequência…..
        Eu ando com os freios originais, mas meu carro é leve (930kg)

  • Rodrigo Sublime

    Elias primeiramente parabéns… bem não conheço o cenario de Fortaleza para carros preparados, mas acredite, conversar com outros preparadores é válido, pq vc conseguirá filtrar informações…
    Qdo a tua saída de traseira, tu deu uma puta sorte tua roda não ter travado na grama, pq capotar séria muito fácil…
    Do mais boa sorte na empreitada!

  • jonathan iury

    legal ver que aqui no ceará tbm tem esses bons loucos

  • Lucas Fernandes

    Aprendi a mexer em carro, ajudando a mexer nesse fofis ai! (apelido carinhoso hehe). Um dia pretendo chegar nesse nível de ir a um track day, da 60 voltas divertidas e voltar pra casa numa boa, isso com um simples carro. Em Fortaleza dificulta muito qualquer coisa para um amante de carros e modificações, isso é um fato comentado até porque é mais folgado financeiramente. Mas o importante é seguir nossos sonhos e ser feliz! Eu que já conheço a história do carro to doido pra ver logo os próximos posts, imagine a galera!

  • Oseias Priscila Isabella

    Ótimo projeto !!! Tenho um 1.6 que pretendo deixa-lo com uns 150 cv . Faço bastante viajens longas ; este escape deixa muito ruído na cabine ? Parabens pelo carro !

    • LFELIPE18

      Eu tenho um EA111 com abafadores esportivos de titanio. Um gol G6. Entre 3000 e 4000 RPM tem um bom ruido na cabine.
      Passando disso s’o ouco o filtro que em altas rotacoes “desfarca” o escape.
      Eh um ronco que com 2 semanas vc ja acostuma e acha cada vez melhor kkkkk.

      • Oseias Priscila Isabella

        Valeu !! Acho q vou partir pra um projeto mais ousado , focus , kadett , ipanema ; pra chamar de meu ! O fox é de uso compartilhado , a patroa não curte o ronco ! heheh Acabei de vender minha mondeo SW 2.0 ano 97 e estou na caça dum carro mais leve ; sou de familia fã de Vw mas vamos ver no q dá ! Alguma sugestão ?

        • LFELIPE18

          Hahaha boa! No seu caso eu iria de Golf Mk3 toda hora!
          Problema ‘e achar um bem cuidado!!

          • Oseias Priscila Isabella

            ja tive um glx 97 lindão !

  • Parabéns, o acerto do carro ta muito bom!!
    Más acho que como o Fox tem um centro gravitacional alto pois o teto é alto, uma distancia menor do solo cairia como uma luva no seu carro, ia ganhar muito tempo nas curvas!

  • Desculpa demorar para comentar parabéns pelo Fox turbo 1.6 EA 111 é bom os preparadores não ficarem bitolado em AP e começar a ver outros horizontes(nada contra o AP), e se você quiser tem um artigo no meu blog sobre a plataforma PQ24.
    Parabéns pelo Fox, esta bem legal e com esse turbo imagina o que vai fazer…

  • Projeto interessante, que irei acompanhar de perto por causa do meu “Red Wagon”: SpaceFox 1.6 iTrend.
    Lendo diversos materiais sobre o motor EA111,verifiquei duas coisas:
    – coletor de plástico não é resistente e precisa trocar por metal. Tem no ML por volta de 1.200,00;
    – Poucos sabem (e não divulgam) os macetes com clamper pra compatibilizar turbo e o acelerador eletrônico desse motor.
    mas, pelo que li no seu relato, isso foi tranquilo. Poderia dar dicas pra acertar essa válvula termostática como clamper?

    p.s.: esse PC é mais um pra provar que loucos por carro tem em todo o Brasil. Do galego no rio Grande, passando pelo cabeça chata do Ceará até o caboquinho de Pará.

  • fabiosouzajr

    Mto bacana parabens pelo projeto. Não fazia ideia que havia tantas pessoas de Fortal aqui. Não tem nada já estabelecido onde o pessoal costuma se reunir??