A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Um Lada tão bem conservado como este não se acha todo dia, camarada

O Lada Laika é como uma versão russa do Chevette: motor dianteiro, tração traseira, carrocerias sedã ou perua e preço acessível. Só que o Lada é bem mais raro do que o Chevrolet — ainda mais em bom estado. O que dizer, então, desta perua Laika praticamente impecável que encontramos à venda?

O Lada Laika é a versão russa do Fiat 124, produzido sob licença pela AvtoVAZ de 1970 a 2012. O primeiro modelo, o VAZ-2101, eraum verdadeiro clone do Fiat, e foi o responsável por massificar o automóvel para a população russa. Com o passar dos anos, modificações estéticas e novos motores foram introduzidos, e em 1978 o carro ganhava uma nova geração — o VAZ-2105, também conhecido por lá como Lada Riva. Exportado, o carro recebia outros nomes: Lada Kalinka, na Alemanha, Portugal e França; Lada 1500/Signet no Canadá; e Lada Laika na Argentina e no Brasil.

lada_achados (8)

Quando começou a ser importado para cá, em 1990, o Lada Laika já era um carro bem antiquado. Seu nome, exatamente como você deve suspeitar, era uma “homenagem” à cachorrinha que a Rússia mandou para o espaço a bordo do satélite Sputnik II em 1957. Apesar do visual datado da década de 1960, a AvtoVAZ apostava no sucesso do Laika devido a seu preço baixo, que o tornou imediatamente o carro mais barato à venda no Brasil. Estavam disponíveis versões sedã e perua, ambos de quatro portas.

Naturalmente, a qualidade de acabamento e construção do Laika não era das melhores — principalmente na carroceria, que não raro apresentava problemas de oxidação precoce e falhas na pintura. Contudo, sua fama de robusto ao redor do mundo era comprovada no Brasil: os motores 1.5 e 1.6 de 75 e 78 cv, respectivamente, alimentados por carburador, não eram dos mais potentes, mas compensavam na durabilidade.

lada_achados (5) lada_achados (4)

O mesmo vale para a suspensão, com braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido atrás. Não era das mais modernas, mas oferecia comportamento dinâmico adequado e resistência. O Best Cars também aponta como qualidades a posição de dirigir e ergonomia, com destaque para a posição da alavanca de câmbio e a chave de ignição do lado esquerdo, como nos Porsche. Além disso, seu preço não impedia que ele trouxesse itens que, muitas vezes, não se encontravam em carros mais caros, como conta-giros e limpadores de farol.

lada_achados (2) lada_achados (3)

O estilo quadradão já estava cansado, e hoje em dia atrai mais gente do que há 24 anos. É por isso que ficamos tão impressionados com este Lada Laika anunciado no OLX.

A perua vermelha está em um estado excepcional. O dono é bem claro, e diz que o carro passou por uma boa restauração: a carroceria foi repintada na cor original em 2009, a tapeçaria foi refeita no padrão original em 2011 e faróis, lanternas, emblemas e o para-brisa são novos. Motor, freios e suspensão foram revisados, e várias peças foram importadas da Rússia. O carro também acompanha peças trocadas e sobressalentes.

lada_achados (9)

Ele ainda diz que as revisões foram feitas em autorizada, com várias notas guardadas para comprovar. Para completar, o carro é pouco rodado para sua idade, com 54.000 km marcados no hodômetro. Os únicos “defeitos” descritos no anúncio são o volante original, que precisa de reparos (o volante das fotos é um Lenker de madeira) e o painel, que pede um novo revestimento. E só.

Naturalmente, a boa conservação cobra seu preço: o dono pede por ele R$ 18 mil. Um Lada custa, em média, metade disso — mas certamente em um estado que não se compara ao deste carro.

Você pagaria R$ 18 mil por este Lada Laika?

lada_achados (7)

[ Sugestão de post: Mário Buzian via OLX ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

BMW 323ti Compact Sport manual: encontramos um hot hatch BMW à venda no Brasil

Gustavo Henrique Ruffo

Já pensou em ter uma Chevrolet SS10 com motor de Corvette? Esta é sua chance!

Dalmo Hernandes

Este VW Golf MK3 tem um motor VR6 sob o capô. E está à venda no Brasil!

Gustavo Henrique Ruffo