A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Um novo Porsche de motor central-traseiro, EcoSport de cara nova, Fiat também pode ter fraudado emissões de motores e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Porsche pode ter novo supercarro

2015-Porsche-918-Spyder

Já faz alguns anos que a imprensa europeia especula sobre um possível supercarro Porsche de motor central — um modelo que poderia ser posicionado entre o 911 Turbo e o 918 Spyder. Agora, os britânicos da revista Car descobriram que a Porsche registrou no fim de 2015 o nome 960, que pode ser o nome escolhido para esse futuro modelo.

Normalmente o registro de um nome não significa que a marca pretende usá-lo de fato — a FCA, por exemplo, havia registrado o nome Q2 há alguns anos e acabou o cedendo para a Audi. Mas ao publicar a notícia do registro, a revista Car recebeu uma mensagem da assessoria de imprensa da Porsche dizendo que a marca “pretende preservar nomes e combinações que ainda não são usadas e evitar futuros processos para conseguir usar nomes baseados em sua tradição”.

O que reforça a hipótese de que a Porsche está trabalhando neste supercarro é a segunda parte da mensagem enviada à revista: “Não há muito o que dizer sobre novos modelos, mas se você reparar, há espaços em branco na nossa gama — e você precisa olhar para os concorrentes e manter isto em mente”. Traduzindo: há um espaço enorme de preço e potência entre o 911 Turbo S e o 918 Spyder, e nesse espaço estão rivais como o McLaren 650S, Ferrari 488 GTB e Lamborghini Huracán.

2000-porsche-carrera-gt-prototype

Ainda segundo a Car, o 960 poderá ser produzido sobre uma nova plataforma que será compartilhada com futuros modelos do grupo VW, como a próxima geração do Audi R8 e o sucessor do Lamborghini Huracán. Quanto ao motor, os britânicos apostam em um flat-8 turbo, que moverá as quatro rodas do supercarro. A hipótese do flat-8 vem da construção modular dos motores flat-4 de dois litros e flat-6 de três litros, o que permitiria um motor flat-8 de quatro litros (500 cm³ por cilindro).

Será que a Porsche irá mesmo colocar nas ruas um rival para seus primos R8 e Huracán? E equipado com um flat-8?

 

EcoSport é flagrado nos EUA com novo visual

ford-ecosport-spies-02-1

Com a estratégia da Ford de oferecer modelos iguais no mundo todo, parece que o EcoSport ficará mais parecido com seus primos americanos. Ao menos é o que mostram estas fotos do Autoblog, que flagrou o crossover compacto em testes nos EUA com um visual mais agressivo, semelhante ao do Kuga e do Edge.

ford-ecosport-spies-01-1

O flagra reforça não apenas a possibilidade da oferta do modelo na terra dos SUVs gigantes, mas também lembra que a segunda geração do EcoSport está chegando à metade do seu ciclo de vida, e deverá ganhar o novo visual nesta segunda fase de sua carreira tanto no Brasil quanto na Europa, onde é vendido sem o estepe na traseira.

 

Estudante de direito é preso ao queimar próprio carro para fraudar seguro

Captura de Tela 2016-04-28 às 14.13.02

Um estudante de direito de 22 anos foi preso nesta semana pela Polícia Civil após colocar fogo no próprio carro para fraudar o seguro do veículo. Segundo o telejornal Bom Dia São Paulo, o estudante ateou fogo ao carro e depois registrou o furto em boletim de ocorrência. O problema é que antes de queimar o carro, ele decidiu tirar os bancos para vendê-los separadamente. O que ele não contava é que a seguradora havia instalado o rastreador justamente ali, nos bancos.

Caso você não saiba, recentemente algumas seguradoras passaram a instalar rastreadores nos carros em lugares não informados ao motorista. Neste caso, o rastreador estava no banco, que foi retirado e vendido. Ao ser acionada, a seguradora rastreou o dispositivo e encontrou os bancos em uma oficina. Ao ser descoberto, o estudante confessou o crime, dizendo que queimou o carro para tentar receber o dinheiro do seguro, firmado em R$ 23.000. O crime de fraude de seguro é inafiançável e pode resultar em pena de um a cinco anos de prisão.

 

Fiat também pode ter fraudado níveis de emissões

2015-Fiat-500X-Review-Specs-and-Price-14

Depois do escândalo Dieselgate da Volkswagen, agora há suspeitas de que a Fiat também tenha fraudado os testes de emissões de seus motores diesel.

Segundo o jornal Bild, o departamento federal de transportes da Alemanha (KBA) constatou que um veículo Fiat (cujo nome não foi revelado) tinha um sistema de controle de emissões que atuava durante pouco mais que os 20 minutos dos testes de laboratório do órgão. Após o período pré-definido, o motor voltava a liberar uma quantidade mais elevada de óxido de nitrogênio.

A KBA ainda está investigando o caso e, novamente segundo o Bild, o órgão pode ter recebido da Bosch a informação de que o sistema vem sendo usado pela Fiat.

 

Jaguar não irá matar suas peruas

landscape-1460992713-jaguar-xfr-s-sportbrake-2015-1600-01

No começo da semana publicamos aqui no Zero a 300 a triste notícia de que a Jaguar irá abandonar suas peruas em favor de SUVs, segundo o chefe de design da marca, Ian Callum. O problema é que ele não disse exatamente isso.

Como havíamos dito na ocasião, a apuração foi feita pelo site Automotive News, porém Callum mais tarde publicou em seu Twitter que o que ele quis dizer é que é difícil justificar uma perua XE, “e nada além disso”. Isso logicamente não significa que haverá de fato uma nova XF Sportwagon, mas considerando

Matérias relacionadas

Loja de carros de luxo em SP aplicava golpes em clientes, novo Porsche Panamera será mais rápido que Carrera GT, um filme na Nascar e mais!

Leonardo Contesini

Polo GTI testado lá fora: novo hot hatch da Volkswagen é divertido, porém recatado

Dalmo Hernandes

Um belo Alfa Romeo 156 Twin Spark, um Audi A4 2015 praticamente 0km, um imponente Mercedes E430 W210 e mais no GT40

Dalmo Hernandes